Musealizacao
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13. A historiografia do patrimônio educativo na Espanha: um balanço crítico
Resumo A historiografia do patrimônio educativo na Espanha tem experimentado, ao longo dos últimos quinze anos, avanços significativos. Neste estudo realiza-se uma aproximação das análises de algumas das linhas principais que têm contribuído para a renovação e difusão da historiografia do patrimônio educativo na Espanha. Em primeiro lugar aborda-
Educ. rev.. Publicado em: 2015-12
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14. O gosto pela autoridade e a autoridade do gosto: as apropriações culturais nas ‘artes primeiras’
Os atores responsáveis por introduzir as ‘artes primeiras’ nos museus e no mercado do Ocidente não são, com efeito, os mesmos que as produziram e, com frequência, não falam em nome dos interesses de seus produtores. Na presente análise, investigou-se a primeira exposição do Musée du Quai Branly, inaugurada no ano 2000, em uma ala do Musée du Lo
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2015-04
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15. O mar no museu: um olhar sobre a educação nos aquários
A musealização do mar, hoje capitaneada por aquários e oceanários, envolveu a relação do homem com esses ambientes, assim como técnicas que permitiram sua exploração e a manutenção de organismos em cativeiro. Reconhecendo o papel de pesquisa e entretenimento que os aquários possuem, são analisados alguns aspectos sobre sua constituição ao long
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2014-09
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16. Da artificação do sagrado nos museus: entre o teatro e a sacralidade
Do ponto de vista antropológico, alargando a noção de performance do campo das artes e do contexto ritual para virtualmente toda a forma de ação humana, considera-se que diferentes tipos de museus apresentam performances distintas envolvendo um ator e uma plateia. Com o objetivo de estudar a performance museal em sua particularidade no caso francês, o
An. mus. paul.. Publicado em: 2013-12
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17. Intervenção museal no espaço urbano: história, cultura e cidadania no Parque "Lagoa do Nado"
Entre 2003 e 2009, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), de Belo Horizonte, formulou uma política de acervos dedicada a ampliar o leque de artefatos passíveis de tratamento museológico. Considerando o espaço urbano suporte de memória, realizou intervenções museais, em que a história de lugares da cidade era narrada por meio de painéis acomodado
História. Publicado em: 2013-12
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18. Paisagens reveladas: o Jaó caboclo, quilombola, brasileiro / Revealed Landscapes: Jaó, Peasant, Quilombola, Brasilian
Esta pesquisa está voltada para o estudo arqueológico do Jaó, uma das áreas do Estado de São Paulo categorizada como comunidade remanescente de quilombo no ano de 2000. O sítio arqueológico histórico do Jaó está localizado na cidade de Itapeva, sudoeste do Estado. Trata-se de um bem que permaneceu indiviso entre os herdeiros, um sítio caboclo de r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2012
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19. OS MUSEUS DE CULTURA POPULAR DE SÃO LUÍS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS: configurações e perspectivas para uma pedagogia do imaginário / THE MUSEUM OF POPULAR CULTURE OF SAN LUIS AS EDUCATIONAL SPACES: settings and prospects for a pedagogy of imaginary
Estudo sobre o caráter educativo nos museus de cultura popular. Analisa os museus de cultura popular de São Luís, Casa de Nhozinho e Casa da Fésta, se estes se apresentam como espaços educativos ou turísticos, levando em conta o processo de musealização da cultura popular maranhense. Situado no paradigma da complexidade, proposto por Morin (1990), qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
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20. Patrimônio arqueológico paulista: proposições e provocações museológicas / Archaeological heritage in São Paulo state: museological propositions and provocations
Nessa tese examino os processos de seleção e socialização do patrimônio arqueológico paulista, enfatizando o contexto contemporâneo. Em um território onde, frequentemente, desenvolvimento e preservação se chocam, a interface Arqueologia - Museologia é compreendida como eixo que dá sentido às práticas relacionadas à instituição do patrimônio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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21. Arqueologia preventiva e socialmente responsável! : a musealização compartilhada e meu mundo expandido : Baixo amazonas, Juruti/Pará. / Preventive archaeology and socially responsible! : The musealization shared and my expanded world : Lower Amazon Juruti/Pará.
O interesse desta dissertação é compartilhar a experiência em extroverter as chaves de conhecimento voltadas ao patrimônio cultural em geral, e o arqueológico em específico, no contexto do licenciamento ambiental na Amazônia. O que se pretende neste trabalho é esboçar uma etnografia do contrato, avaliando as relações interpessoais, as mudanças s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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22. Os artesãos da pedra: arqueologia e museologia das vasilhas de pedra-sabão em Minas Gerais / The artisans of stone: Archaeology and Museology of soapstone vessels in Minas Gerais
Vasilhas de pedra-sabão vêm sendo produzidas e utilizadas em Minas Gerais desde 2000 a.C., sendo reconhecidas hoje como artigos da indústria e comércio cultural, representativos de uma identidade mineira fortemente ligada ao Barroco. Sua ocorrência em sítios arqueológicos e museus, bem como o volume, o alcance de sua produção e comércio atual, cham
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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23. Museologia-Museu e patrimônio, patrimonialização e musealização: ambiência de comunhão
O artigo focaliza um recorte da pesquisa "Termos e Conceitos da Museologia", âmbito da Linguagem de Especialidade, representando teoria e prática de um conhecimento que se expressa sob a forma de comunicação científica (contexto informacional/comunicacional). Sob perspectiva histórica, enfoca o entrelace Museologia-Museu e Patrimônio a partir dos fund
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2012-04
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24. O museu de arte perante o desafio da memória
Os museus surgiram como síntese representativa de uma realidade, impondo questões sobre a preservação das memórias inerentes à função e à simbologia dos objetos. No caso dos museus de arte, o objetivo era constituir um repositório patrimonial que contribuísse para a criação de uma identidade cultural, pelo que os objetos eram avaliados sobretudo
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2012-04