Mulheres Na Musica
Mostrando 13-24 de 54 artigos, teses e dissertações.
-
13. "Um homem pra chamar de seu": discurso musical e construção de gênero
Este artigo examina o gênero musical como discurso do coletivo anônimo. Por esta via, a música participa poderosamente das construções de gênero e também das contestações a estas construções, por parte de grupos sociais anti-hegemônicos. Considerando-se as conotações socialmente atribuídas a certos subgêneros do rock, são analisadas as estra
Per musi. Publicado em: 2013-12
-
14. "Pelo telefone mandaram avisar que se questione essa tal história onde mulher não tá": a atuação de mulheres musicistas na constituição do samba da Pequena África do Rio de Janeiro no início do século XX
Esta investigação lança-se sobre o samba da Pequena África do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX de modo a analisar a atuação das mulheres na região que ficou conhecida como o berço do samba. A partir disso, identifiquei que as Tias Baianas da Pequena África foram mulheres atuantes e influentes no meio musical de sua época, composi
Per musi. Publicado em: 2013-12
-
15. Mulheres no cárcere: significados e práticas cotidianas de enfrentamento com ênfase na resiliência
Este estudo se propõe a conhecer os significados do encarceramento, bem como as estratégias de enfrentamento com ênfase na resiliência. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa à luz da técnica de História Oral Temática. As falas revelam a prisão enquanto processo de 'mutilação do eu'. A morte civil, a substituição do convívio familiar,
Saúde debate. Publicado em: 2013-09
-
16. Desvantagem vocal em cantores de igreja
OBJETIVO: avaliar a desvantagem vocal de cantores amadores de coros de igreja. MÉTODO: participaram 42 cantores de coros amadores de igrejas, sendo 20 homens e 22 mulheres, com idades entre 18 e 59 anos. Todos responderam a um questionário contendo perguntas sobre autopercepção vocal e práticas de canto, e ao protocolo Índice de Desvantagem para o Cant
Rev. CEFAC. Publicado em: 26/04/2012
-
17. Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas
Considerando a importância do conhecimento sobre os fatores que podem influenciar a aderência aos programas de exercícios físicos, esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar a influência da música na motivação para a prática da ginástica de participantes do projeto de extensão "Ginástica e equilíbrio estético". Para a
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Publicado em: 2012-03
-
18. Triagem da Afinação Vocal: comparação do desempenho de musicistas e não musicistas
OBJETIVOS: Elaborar um procedimento simples e de rápida aplicação contendo tarefas de imitação vocal de sons musicais de diferentes tons e de ordenação temporal de três tons; verificar sua aplicabilidade, comparando o desempenho de musicistas e não musicistas. MÉTODOS: Participaram 32 indivíduos adultos, de ambos os gêneros, sem queixas vocais, a
J. Soc. Bras. Fonoaudiol.. Publicado em: 2012
-
19. Evolução da musicalidade humana: seleção sexual e coesão de grupo / The evolution of human musicality: sexual selection and group cohesion
A musicalidade, concebida como o conjunto da capacidade cognitiva subjacente à dança e à comunicação sonora por meio de melodias harmonizadas e ritmadas, satisfaz vários critérios que caracterizam as adaptações biológicas. A música é muito antiga, universal e um importante aspecto em todas as culturas e épocas conhecidas. Ela provoca emoções e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
20. Até hoje aquilo que eu aprendi eu não esqueci: experiências musicais reconstruídas nas/pelas lembranças de idosos / Até hoje aquilo que eu aprendi eu não esqueci: experiências musicais reconstruídas nas/pelas lembranças de idosos
Esta dissertação tem como foco as experiências musicais de idosas. O objetivo geral da pesquisa é compreender experiências musicais que estão nas lembranças de idosas, e como objetivos específicos pretendeu-se evocar espaços nos quais essas experiências musicais acontecem/ram, reconstruir os tipos de experiências musicais, interpretar os meios pel
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
21. Palavra, corpo e presença : a arte do professor contador de histórias / Word, body and presence : the art teacher s storyteller
A presente pesquisa teve como objetivo compreender qual a contribuição da Arte de contar histórias no processo de formação continuada de professoras do Ensino Fundamental da rede estadual do Estado de São Paulo. Foi desenvolvida por meio do oferecimento de uma oficina de formação de "narração de histórias" a um grupo de professoras, na qual foi da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
-
22. Identificação de problemas vocais enfrentados por cantores de igreja
OBJETIVO: identificar possíveis problemas vocais enfrentados por cantores evangélicos de Irati-PR. MÉTODO: foram analisados 42 questionários respondidos por cantores de Igreja, onde constavam dados de identificação e um questionário referente a 30 problemas vocais que poderiam ser enfrentados pelos cantores, tanto referentes aos problemas de saúde vo
Revista CEFAC. Publicado em: 17/06/2011
-
23. Ritmos musicais diferentes: influência da velocidade no P300 em jovens mulheres
Exposição musical pode auxiliar na reavaliação do P300 e evitar habituação. OBJETIVO: Verificar influência à exposição a diferentes tipos de música e velocidades no P300 em mulheres. FORMA DO ESTUDO: Clínico prospectivo. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram 45 mulheres, entre 20 e 36 anos. Estudamos o P300 antes e após estimulação musical. Selec
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. Publicado em: 2011-04
-
24. Entre palcos e páginas: a produção escrita por mulheres sobre música na história da educação musical no Brasil ( 1907-1958) / Between stages and pages: womens written production about music in the history of musical education in Brazil (1907-1958).
Estudo histórico que tem por objetivo localizar e analisar a produção escrita por mulheres sobre música, relacionada a diversos contextos educacionais no Brasil, durante as primeiras cinco décadas do século XX. Como fontes, foram consultadas as publicações inventariadas na pesquisa, documentos manuscritos de arquivos históricos, documentos oficiais,
Publicado em: 2011