Mulher Na Literatura Sul Rio Grandense
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1. A mulher em Simões Lopes Neto e em Jorge Luis Borges : uma ausência presente?
Este trabalho analisa as marcas de regionalidade e suas consequências nas relações de gênero tanto na literatura regional de Simões Lopes Neto quanto na de Jorge Luis Borges, enfocando inicialmente a presença da ausência feminina na sociedade representada por ambos os autores. Assim, defende-se a hipótese de que a mulher, na vida do gaúcho simoniano
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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2. O Perdão, de Andradina de Oliveira : romance urbano na Belle Époque rio-grandense
O Perdão de Andradina de Oliveira: Romance urbano na Belle Époque Rio- Grandense tem por objetivo a realização de uma análise descritivo-analítica do romance publicado por Andradina de Oliveira em 1910, na cidade de Porto Alegre. A ficção de Andradina de Oliveira se constitui através de um olhar etnográfico que registra a heterogeneidade da paisage
Publicado em: 2010
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3. O centauro e a pena : Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002) e a invenção das tradições gaúchas
A presente pesquisa visa a construir uma biografia histórico-intelectual do folclorista, militante tradicionalista e escritor sul-rio-grandense Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002). O objetivo do trabalho é analisar sua trajetória intelectual e sua obra para acessar o processo de construção/atualização das representações sociais sobre a figura do g
Publicado em: 2010
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4. Representações do sagrado na poesia de Lila Ripoll
Esta dissertação examina as manifestações do sagrado na poesia da escritora gaúcha Lila Ripoll, que produziu oito obras entre 1938 e 1965. A análise tem por base teórica os estudos culturais de gênero e os estudos sobre a religião e o sagrado. A investigação permitiu concluir que os diferentes sentidos instaurados pelas imagens ligadas ao campo do
Publicado em: 2009
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5. Representação do feminino em uma escritura desautorizada : Celeste, de Maria Benedita Câmara Bormann e O perdão, de Andradina Andrade de Oliveira
A historiografia literária brasileira, em especial, a do século XIX e início do século XX, foi construída a partir de textos literários canônicos, vale dizer, textos de autoria masculina, o que resultou na invisibilidade da produção feminina da época. No século XX, a partir dos anos 80, fazendo coro com o que já ocorria em outros países, desenvo
Publicado em: 2008