Modernidade Belle Epoque
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
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1. Mulheres e criação pornô-erótica: efeitos da autoria feminina na imprensa de gênero alegre da Belle Époque imoral carioca
Resumo A criação pornô-erótica do Rio de Janeiro no início do século XX é o tema deste estudo, especificamente, o aparecimento da “cortesã-cronista” na Sans Dessous e da “prostituta-educadora” no Rio Nu — periódicos pornô-eróticos repletos de marcadores de gênero masculinos. Indaga-se sobre as continuidades e transformações instaurada
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2020-08
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2. De modernidades periféricas: feudalidad y favor en artes de la “Belle Époque” chilena
RESUMO Neste artigo utilizo “As ideias fora do lugar”, de Roberto Schwarz, para estudar a sobrevivência da feudalidade e o favor, herdados do colonialismo ibérico, na “Belle Époque” chilena. No período, as desigualdades sociais adquiriram proporções hipertróficas pelo capital que as elites locais receberam da sua incursão na mineração do ca
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/01/2020
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3. “Fitas em chammas”: cinema, imprensa e sensacionalismo na Belle Époque carioca
RESUMO Este artigo analisa a cobertura jornalística sobre incêndios em cinemas na virada para o século XX, quando emergiram alguns traços estruturantes da sociedade carioca no tocante ao consumo cinematográfico e ao papel da imprensa no Rio de Janeiro. A questão principal é: de que modo o sensacionalismo operou como chave de leitura desses incêndios?
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 14/03/2019
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4. CIDADES, PALCOS E PÚBLICOS: RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO EM DOIS ATOS
Resumo O artigo analisa a cena teatral carioca e paulista em dois momentos significativos da história cultural e urbana dessas cidades. O primeiro remonta ao final do século XIX e às décadas iniciais do XX, quando o teatro serviu à retradução simbólica das hierarquias que estruturaram a vida social da belle époque carioca. O segundo momento, centrad
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2017-08
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5. O BOM FILHO À CASA TORNA: FORMAÇÃO HUMANISTA EUROPEIA E SENTIMENTO PÁTRIO EM JOAQUIM NABUCO E HENRY JAMES
Resumo Este artigo propõe uma análise comparativa entre textos de caráter autobiográfico do intelectual e político brasileiro Joaquim Nabuco e do escritor norte-americano Henry James, nos quais eles modelam suas subjetividades e confrontam-se com alguns dos problemas que mobilizaram boa parte dos intelectuais, na virada do século XIX para o XX. Tanto M
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2013-06
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6. Poética de almanaque: paidéia tecedora do sublime / Poétique d\ almanach: paidéia tisseuse du sublime
O estudo comparativo entre o Almanaque Brasileiro Garnier, publicado entre 1903 e 1914, e o Almanach Hachette, que esteve em circulação entre 1894 e 1980, busca aferir o engendro anual das cidades ideais, Paris e Rio de Janeiro, por meio do ato poético resgatador do Belo, para tessitura do Sublime, no melhor dos mundos possíveis de almanaque. É a feitur
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
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7. A epidemia do branco e a assepsia das louças na São Paulo da Belle Époque
Apresenta reflexões sobre as louças brancas brasileiras em faianças finas e sua relação com a conjuntura dos discursos higienistas em meio aos quais foram pensadas, na cidade de São Paulo do começo do século XX. Analisa os componentes dos vidrados, os processos de expansão por umidade e os aspectos da tecnologia de produção das louças resgatadas
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2012-12
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8. Cenas em cartaz: intersecções de uma comunicação visual urbana da Paris oitocentista e da São Paulo contemporânea
A pesquisa pretende traçar um panorama histórico, crítico e analítico a respeito dos cartazes oitocentistas parisienses e sua importância para o desenvolvimento da comunicação visual, assim como da mesma maneira estudar o pôster-arte em São Paulo neste início do século XXI, localizando-os dentro da chamada Arte Urbana, e refletindo sobre seus efei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/12/2011
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9. Cotidiano da suspeita: etnia e criminalização na Bélle Époque amazonense - portugueses, índios, tapuios, cabocos e nordestinos, 1890 1920
A pesquisa teve o objetivo de investigar Manaus no período de transformação urbanística e arquitetônica, alicerçada na economia da borracha, elegendo portugueses, índios, tapuios, cabocos e nordestinos como protagonistas históricos, enquanto criminalizados, considerados suspeitos, perigosos à ordem vigente, contrapostos étnicos e sociais às ideias
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/11/2011
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10. A rasura como processo: modernidade, modernização e consciência-dupla em Cruz e Souza
Esta dissertação estuda e discute a modernidade do poeta Cruz e Sousa, destacando elementos e aspectos constitutivos da poesia do autor - principalmente dos poemas em prosa - por meio dos quais o escritor criticamente reflete sobre a arte e a sociedade brasileira da época. Para tanto, privilegiamos as consciências críticas desenvolvidas por ele em rela�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/05/2011
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11. O Pirralho: barulho e irreverência na Belle Époque Paulistana / O Pirralho: noise and inrreverence in Belle Époque in São Paulo
Este trabalho constitui-se em uma análise dO Pirralho, publicação fundada e dirigida por Oswald de Andrade, que circulou na cidade de São Paulo entre os anos de 1911 e 1918. O objetivo foi descrever e examinar o modo como é retratada, nas páginas dO Pirralho, a pulsante vida social e cultural da cidade que se desenvolvia cada vez mais aceleradamente. A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/03/2011
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12. Acendam as luzes ,O Mambembe voltou! De Artur Azevedo ao Teatro dos Sete, redenção e idealismo na invenção póstuma da belle époque teatral / Turn on the lights, O Mambembe is back! From Artur Azevedo to Teatro dos Sete, redemption and idealism at theatrical belle époque
Estudo do texto teatral O Mambembe, a partir dos contextos em que foi criado, em 1904, e depois reabilitado, para o público e para a crítica, 55 anos depois. A ótica da recepção destaca esta peça do conjunto da obra de Artur Azevedo, deixando entrever, principalmente a partir de uma possível ideologia de um teatro educador dos sentidos, as contradiç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011