Mito Grego
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13. PROSPECÇÕES À AUTENTICIDADE: O USO DO MITO GREGO COMO POSSIBILIDADE DE SE PENSAR O (DOCENTE )FEMININO
In this work intends to grow a reflection it remains in that measured the use of the myth as metaphor to think on her the feminine, it can limit or powerful the educational work. The thematic accuses X woman in the universal history he/she has as conductive thread the myth of Pandora, in what refers to the blame attributed to the woman and the blames that th
Publicado em: 2008
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14. Perì Herakléous Thymoléontos, acerca de Héracles ânimo de leão
Esta tese aborda o mito de Héracles, tendo como ponto de partida um epíteto homérico que nos pareceu oportuno para um herói que apresenta uma estreita relação com o mundo selvagem. Tivemos como objetivo uma formulação da representação imagética de Héracles a partir da análise dos textos em que o herói é predicado como aquele que tem um thymós
Publicado em: 2008
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15. Poesia, retórica e educação na Ifigênia em Áulis de Eurípides. / Poetry, rhetoric and education in Iphigenia in Aulis de Euripides.
Trata-se de pesquisa teórica, de cunho filosófico-educacional, sobre o modo como Eurípides retrata, discute e problematiza, em sua obra, o debate intelectual e político que marcou a vida cultural de Atenas na segunda metade do século V a.C., assim como os seus desdobramentos no campo moral e educacional. Em virtude da dificuldade de tomarmos, neste estu
Publicado em: 2008
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16. A reatualização do mito grego de Orfeu por Camus
Esta pesquisa tem como objeto de estudo analisar como o mito grego de Orfeu foi atualizado no filme Orfeu Negro pelo cineasta francês Marcel Camus na perspectiva teoricamente definida como paródia e seus elementos: a carnavalização e o grotesco à luz dos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin em A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o
Publicado em: 2007
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17. A reatualização do mito grego de Orfeu por Camus
The present research has as object to analyze how the greek myth Orpheus was modernized by Marcel Camus film Black Orpheus. We took the approach theoretically defined as parody, specially the carnavalesque and grotesque effects in the light of Mikhail Bakhtin in The popular culture in the Middle Ages and Renaissance - the context by Francois Rabelais and Lin
Publicado em: 2007
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18. A embriaguez como força plástica da escritura :: tramas além do bem e do mal entre João Guimarães Rosa e Nietzsche
Este estudo estabelece aproximações, além do bem e do mal, entre os autores João Guimarães Rosa e Nietzche, a partir de dois enfoques principais, os quais advêm do prefácio "Nós, os temulentos", que se encontra no último livro publicado em vida por João Guimarães Rosa, Tutaméia, e do livro O nascimento da tragédia, primeiro livro do poeta e fil�
Publicado em: 2007
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19. HESÍODO E DANIEL: AS RELAÇÕES ENTRE O MITO DAS CINCO RAÇAS E O SONHO DA ESTÁTUA DE NABUCODONOSOR / HESIOD AND DANIEL: THE RELATIONS BETWEEN THE MYTH OF AGES AND THE NEBUCHADNEZZAR S DREAM OF A COMPOUND STATUE
A análise da correspondência entre Hesíodo e Daniel revelou-se, surpreendentemente, profícua, especialmente no que diz respeito ao mito das cinco raças, em Os Trabalhos e os dias, do primeiro, e ao sonho da estátua compósita, no livro que leva o nome do segundo. A analogia revela que, guardadas as devidas proporções em termos de marco social, língu
Publicado em: 2006
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20. Os doze trabalhos de Hércules: a estilização do mito na obra Lobatiana
O objetivo deste trabalho é uma abordagem intertextual entre os textos-base Héracles de Eurípedes, As metamorfoses de Ovídio e Os doze Trabalhos de Hércules de Monteiro Lobato. Inicialmente, analisar-se-á como o mito do herói grego Hércules foi estilizado por Monteiro Lobato, através de um levantamento das marcas inseridas na variante intertextual,
Publicado em: 2006
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21. Explicar o inexplicavel : Interpretando Medusa / Solving the unsolved: interpreted Medusa
A mitologia grega é fecunda em personagens que habitavam o imaginário grego. Dentre eles podemos encontrar a górgona Medusa, o monstro que petrificava todo e qualquer ser vivo através do olhar. Muitos estudiosos da Antigüidade analisaram o mito e a representação figurada deste monstro apontando diferentes interpretações de acordo com a linha teóric
Publicado em: 2006
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22. Origem e significado do amor na mitologia greco-romana
O presente artigo visou compreender as possíveis origens e o significado do amor, utilizando como referência de análise a mitologia greco-romana. A escolha da abordagem mitológica justifica-se pelo fato de que, em nossa pesquisa, encontramos na cosmologia greco-romana uma das primeiras formulações e significado do amor através do mito de Eros e suas d
Estudos de Psicologia (Campinas). Publicado em: 2005-03
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23. Sobre o amor - um estudo dos mitos platônicos
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa teórica sobre os estudos de Mircea Eliade a respeito do mito e sua trajetória, desde as sociedades arcaicas, onde era vivido em sua forma mais autêntica, ou seja, religiosa, até a sociedade grega, na qual houve uma desmistificação. Como objeto desta pesquisa, foram escolhidos dois mitos platônicos, que
Publicado em: 2005
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24. FROM BODY TO WORD, FROM WORD TO BODY: REFLECTIONS ABOUT THE TRIAD EROTISM, MYSTIC AND POETRY / DO CORPO À PALAVRA, DA PALAVRA AO CORPO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O COMPLEXO EROTISMO, MÍSTICA E POESIA
O presente estudo constituiu-se como uma investigação de possíveis intercessões entre as experiências dadas pelo erotismo, a mística e a poesia, essa última entendida dentro do contexto grego de poiésis que extrapola os limites do gênero literário, caracterizando-se principalmente como experiência estética de uso consciente da língua. O direcion
Publicado em: 2005