Mito Grecia
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1. In me tota ruens Venus: as leituras dos discursos misógino e feminista em Hipólito de Eurípides / In me tota ruens Venus: readings of the misogynistic and the feminist discourse on the Euripides Hippolytus
In me tota ruens Venus Vênus derrubando-se inteira sobre mim, esse verso de Horácio representa claramente a posição dos personagens de Fedra e Hipólito na tragédia Hipólito de Eurípides. Em linhas gerais, Fedra, enfeitiçada por Afrodite, sofre de amor pelo seu enteado Hipólito, que a rejeita veementemente. Enfurecida pelo tratamento dispensado por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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2. Arte como necessidade da existência na filosofia de Nietzsche.
A arte que na filosofia de Nietzsche ocupa todo o tempo de sua vida e para além desta estendese por toda posteridade é aqui neste escrito abordada como sendo, segundo o pensamento do filósofo, a mais elevada das formas existenciais. Uma constatação que submete de modo consequente ao entendimento e à compreensão de ser ela, a arte, sob todas as formas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/10/2011
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3. Enganos, enganadores e enganados no mito e na tragédia da Eurípides / Deceptions, deceivers and deceived in Myth and Euripides tragedy
O engano, enquanto reflexo da realidade, está representado em diversos gêneros literários e na literatura de várias épocas. Este trabalho analisa, primariamente, os antecedentes míticos, o léxico e a estrutura dramática dos enganos mencionados ou encenados em todas as tragédias conhecidas de Eurípides, completas ou fragmentárias. Precede a anális
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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4. As várias figurações de Thânatos na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen / The various figurations of Thânatos in the poetry of Sophia de Mello Breyner Andresen
Sophia de Mello Breyner Andersen, Porto 1919 Lisboa, 2004, importante poeta portuguesa do século XX, absorveu, em sua obra, uma influência muito intensa da cultura clássica grega. Em seus livros de poesia, apresentou um constante e intenso diálogo com alguns mitos da Grécia Antiga. Esta dissertação parte da constatação de que o mito de Thânatos, na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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5. Entre o mito e a história: gênese e desenvolvimento das manifestações atléticas na grécia antiga / Between myth and history: genesis and development of the athletic manifestations in ancient Greece
Mesmo que seja impossível determinar as origens das práticas atléticas na Grécia antiga, podemos dizer que elas existiam e faziam parte do cotidiano daquele povo naquela época, como nos demonstram as obras de Homero. Por isso, os sacerdotes daqueles antigos rituais decidiram realizar uma competição atlética para determinar quem seria incumbido de con
Publicado em: 2010
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6. Mito e gênero: Pandora e Eva em perspectiva histórica comparada
Neste artigo, discutimos as potencialidades teórico-metodológicas dos estudos de gênero na perspectiva da História Comparada. A partir da análise de enunciações dos mitos de Pandora e Eva, focalizamos uma problemática do gênero associada à tematização do corpo e do casamento na Atenas Clássica (apropriações das narrativas do mito de Pandora po
Cadernos Pagu. Publicado em: 2009-12
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7. O sentido educativo do mito na formação do homem grego / The educational meaning of myth in the formation of Greek man
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Cultura e processos educacionais e discute o sentido do mito na formação do homem grego. Os mitos estão presentes na Grécia Antiga tornando-se elemento formador de toda uma geração desde Homero ao período clássico. De cunho essencialmente bibliográfico, teórico no sentido grego do termo, este trabal
Publicado em: 2009
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8. O sentido educativo do mito na formação do homem grego / The educational meaning of myth in the formation of Greek man
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Cultura e processos educacionais e discute o sentido do mito na formação do homem grego. Os mitos estão presentes na Grécia Antiga tornando-se elemento formador de toda uma geração desde Homero ao período clássico. De cunho essencialmente bibliográfico, teórico no sentido grego do termo, este trabal
Publicado em: 2009
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9. Learning as to recollect: knowledge and learling by recollection in the Platos Meno. / Aprender é recordar: conhecimento e aprendizagem por reminiscência no Mênon de Platão
A investigação das condições para aquisição do conhecimento pela rememoração, sobretudo quando a mesma é resultado da aprendizagem graças à interação de um indivíduo com um mestre, constitui-se no objeto desta tese que parte da demonstração do aprendizado alcançado por um escravo que, não obstante sem formação intelectual formal própria
Publicado em: 2009
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10. Eros e Bía em Helena e Cassandra : gênero e violência no imaginário clássico ateniense
A presente pesquisa na área de estudos clássicos e de gênero aborda as figuras femininas do mito de Tróia, Helena e Cassandra, no universo da representação da sexualidade grega durante o século V a.C. articuladas aos conceitos de Eros e Bías. Os temas do rapto, adultério e estupro são estudados através de dois tipos de fontes documentais primária
Publicado em: 2008
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11. Poesia, retórica e educação na Ifigênia em Áulis de Eurípides. / Poetry, rhetoric and education in Iphigenia in Aulis de Euripides.
Trata-se de pesquisa teórica, de cunho filosófico-educacional, sobre o modo como Eurípides retrata, discute e problematiza, em sua obra, o debate intelectual e político que marcou a vida cultural de Atenas na segunda metade do século V a.C., assim como os seus desdobramentos no campo moral e educacional. Em virtude da dificuldade de tomarmos, neste estu
Publicado em: 2008
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12. A Viagem dos argonautas:: a construção da virtus flaquiana
Esta dissertação tem pr escopo o estudo do modelo de herói épico presente nas Argonautas, de Valério Flaco. Seu objetivo foi buscado a partir do cotejo sistemático dos episódios presentes nos quatro primeiros cantos da obra com a tradição literária do mito argonáutico, em função do inarredável caráter tardio do autor. Assim, por meio da compar
Publicado em: 2007