Minisserie De Televisao
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13. História e ficcção: na minissérie Anos Rebeldes
O presente trabalho tem como objetivo analisar a minissérie Anos rebeldes, que aborda a temática da ditadura militar, retomando questões ainda recentes na memória daqueles que vivenciaram os chamados anos de chumbo. Nela é utilizada a narrativa ficcional, considerando-se não somente a produção, mas também um pouco da história a que a minissérie re
Publicado em: 2006
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14. Minissérie Grande Sertão: Veredas: gêneros e temas. Construindo um sentido identitário de Nação / Minissérie Grande Sertão: Veredas: gêneros e temas. Construindo um sentido identitário de Nação
O presente trabalho teve como objetivo central compreender um sentido identitário de nação construído pela Minissérie Grande Sertão: Veredas por meio de gêneros e temas. O referencial teórico e procedimentos adotados possibilitaram compreender a articulação entre gêneros literários, gêneros do discurso, gêneros televisuais e acabamento temátic
Publicado em: 2006
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15. Imagens do Brasil (análise do nacionalismo na adaptação de um romance histórico para a televisão).
A adaptação do romance histórico A Muralha, de Dinah Silveira de Queiroz, para a minissérie homônima, nos permite perceber, dentre outros aspectos, a transposição de mitos e símbolos de nacionalidade para a televisão enquanto procedimento recorrente nas narrativas televisivas. Exibida pela Rede Globo de Televisão, durante as Comemorações dos 500
Publicado em: 2005
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16. RACHELS BLUNDERBUSS: MARIA MOURA, TELEVISION AND POWER / O BACAMARTE DE RACHEL: MARIA MOURA, TELEVISÃO E PODER
Ao longo do tempo, mulher e cultura de massa sempre foram identificadas. Andreas Huyssen aproximou-as ao mostrar a maneira como ambas foram capazes de ameaçar o mundo masculino e burguês do século XIX. Neste roteiro comentado, inspirado no livro Tantos Anos, de Maria Luíza de Queiroz e Rachel de Queiroz, no romance Memorial de Maria Moura, de Rachel de Q
Publicado em: 2005
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17. As marcas da recepção como processo e como instância na minissérie o Auto da Compadecida: um olhar sobre a recepção dos textos televisivos ficcionais no Brasil
Esta pesquisa procura investigar o modo como a minissérie televisiva O Auto da Compadecida, exibida pela Rede Globo de Televisão em 1999, é capaz de construir a prefiguração de um receptor, presente nas malhas do próprio texto televisivo. À luz das características e estratégias que a televisão inventou para si no Brasil e que vêm constituindo, há
Publicado em: 2005
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18. Minissérie A Casa das Sete Mulheres: um formato em aberto
Esta pesquisa analisou a importância e o papel das minisséries dentro da programação da TV Globo. Tomando como mote a idéia de um produto de qualidade que se distingue das demais produções da emissora, este estudo verificou, desde a origem (1982) até a exibição de A casa das sete mulheres (2003), que tipo de demanda e intervenção produtiva partic
Publicado em: 2005
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19. DO LIVRO À TV: PERSONAGENS FEMININAS EM OS MAIAS DE EÇA DE QUEIRÓS
Esta pesquisa tem como escopo analisar o processo de passagem de um romance da literatura portuguesa ao meio televisivo brasileiro, no formato de minissérie. Com este fim, selecionamos Os Maias, escrito por Eça de Queirós em 1888 e sua adaptação para a televisão em 2001 pela TV Globo. A fim de discutir as relações entre literatura e televisão, o est
Publicado em: 2005
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20. A minissérie"Auto da Compadecida": a televisão de Guel Arraaes.
ABSTRACT Television directors, as well a film producers very often base their material on literature for their artistic realizations, making adaptataions of outstanding classics of literature. The object of this study is the adaptaions of the literary work Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, made for television by Guel Arraes (Globe network, 1999). The
Publicado em: 2005