Literatura Francesa Contemporanea
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Silenciamentos e impasses na transmissão memorial: Haiti e Brasil vistos pelos olhos de duas escritoras afro-americanas: Emmelie Prophète e Djamila Ribeiro
RESUMO O artigo apresenta, através da análise dos romances Les villages de dieu (2021), Un ailleurs à soi (2018) e Le bout du monde est une fenêtre (2018) da escritora haitiana Emmelie Prophète, reconhecida como a grande voz feminina da literatura haitiana contemporânea, e Cartas para minha avó (2021) da escritora e filósofa brasileira Djamila Ribeir
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
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2. Autoficção brasileira: influências francesas, indefinições teóricas
Desde a invenção do neologismo "autofiction" pelo teórico e escritor Serge Doubrovsky na quarta capa de seu romance Fils, em 1977, o termo provoca discussões polêmicas no universo da teoria literária francesa, num longo e inacabado processo de inscrição da autoficção como gênero. Na prática, no entanto, o termo é cada vez mais popular, utilizado
Alea. Publicado em: 2013-06
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3. A pesquisa (in)finita das coisas - Georges Perec e a arte do desimportante / The (never)-ending research of things: Georges Perec and the art of the unimportant.
This research aims at recognizing and locating, in the work of the French writer Georges Perec (1936-1982), some of the elements of his production that can be seen as significantly linked to Contemporary Art. This process of recognizing and location will be take shape through the dialogue with three artists: Arman, Joe Brainard and Édouard Levé. The part o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/11/2011
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4. Brito Broca: comparatismo à francesa / Brito Brota: comparativism literary from French school
O objetivo desta pesquisa é desenvolver um estudo sobre Brito Broca, partindo de suas relações com a França. Um dos aspectos privilegiados neste trabalho é o envolvimento do cronista com o comparatismo literário proveniente da escola francesa. Estudamos desde suas obras mais conhecidas, como A vida literária no Brasil, até livros ainda pouco explorad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2011
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5. A eloquência do mundo: a heteronímia como potência retórica impessoal / The eloquence of the world: heteronimy as a rhetorical impersonal power
A partir da suspeita de que o pensamento e sua expressão não se limitam a uma única forma, o presente trabalho investiga de que modo podemos pensar, a partir de Fernando Pessoa, uma relação possível entre filosofia e literatura. Quais os pressupostos que permitem considerar o fenômeno heteronímico pessoano como um expediente trágico que diz respeito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2011
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6. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010
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7. RapsÃdia em vermelho: a poÃtica de Jean-Claude Pinson
Neste trabalho observou-se o declÃnio da influÃncia da FranÃa na literatura brasileira, sobretudo a partir da segunda metade do sÃculo passado e buscouse conhecer as tendÃncias da poÃtica contemporÃnea naquele paÃs. O foco principal da dissertaÃÃo foi a obra do poeta e crÃtico JeanClaude Pinson, especialmente seu livro Free Jazz. AtravÃs de seus
Publicado em: 2009
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8. A gratuidade do mundo e a maleabilidade do gênero literário em "O Estrangeiro", de Alberto Camus
Este estudo tem como proposta de trabalho a análise da obra "O Estrangeiro", publicada em 1942 e escrita por Albert Camus, e procurará verificar de que maneira o entrecruzamento de gêneros textuais - suplementação do romance pelos gêneros diário íntimo, prosa poética e ensaio filosófico - contribui para que o absurdo, tal como foi teorizado pelo au
Publicado em: 2009
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9. Desert and Poisson dor: rewriting of memory and origins search / Desert e Poisson dor: reescritura da memória e busca de origens
Este trabalho tem como objetivo analisar dois romances do escritor francês Jean Marie Gustave Le Clézio considerando a presença de um interdiscurso que caracteriza os textos. Nessa perspectiva, o romance Poisson d´or (1997) é, em parte, uma espécie de reescritura de sua obra-prima Désert (1980). Trata-se de dois discursos que se organizam um em relaç
Publicado em: 2009
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10. Os processos dÃiticos no discurso literÃrio / The deitcs process in literary speech
Esta pesquisa apresenta uma revisÃo crÃtica sobre os processos dÃiticos e uma reflexÃo sobre seus parÃmetros definidores embasados na LingÃÃstica Textual. Para isso, resolvemos observar o comportamento dos dÃiticos no discurso literÃrio, por considerÃ-lo peculiar no uso da linguagem e na exploraÃÃo de suas possibilidades estilÃsticas. Nosso prop
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/04/2008
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11. Clarice Lispector e Alice Ferney: afinidades e dissonâncias de um encontro amoroso / Clarice Lispector and Alice Ferney: affinities and dissonance of a love encounter
A escritora brasileira Clarice Lispector e a francesa Alice Ferney, embora oriundas de contextos sócio-históricos diferentes, apresentam muitos pontos em comum em seus romances Uma aprendizagem ou o Livro dos prazeres e La conversation amoureuse. As duas autoras abordam o mesmo tema (o amor e o encontro amoroso) entremeando-o de leitmotiven semelhantes (as
Publicado em: 2008
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12. Democracia e regionalismo chez Jean-Louis Quermonne
Com o intuito de contribuir para o alargamento do espectro de autores não anglófonos na literatura de Ciência Política do Brasil, o presente texto visa a (re)visitar a questão da Democracia e do Regionalismo em Jean-Louis Quermonne. Ele está constituído de três partes. A primeira situa o autor no cenário da ciência política francesa através de ex
Lua Nova: Revista de Cultura e Política. Publicado em: 2008