Linguagem Fotografica
Mostrando 1-12 de 50 artigos, teses e dissertações.
-
1. A encenação na fotografia – montando cenas e contando histórias
Resumo Neste trabalho buscamos compreender, historicamente, o que seria e como tem sido construída a encenação na linguagem fotográfica. Partindo das reflexões de Fontcuberta, Soulages e Rouillé, refletiremos sobre categorias como performance, manipulação, ficção e verdade. Trata-se de mostrar que, apesar do que advoga o senso comum e defendem cert
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2019-04
-
2. As práticas pedagógicas e o material didático do Programa Ler e Escrever no 1º ano do ensino fundamental
Apresenta resultados de pesquisa que objetivou investigar como a proposta do material didático do Programa Ler e Escrever (PLE) foi vivenciada pelos alunos e pela professora de uma sala de 1º ano do ensino fundamental (EF), em uma escola estadual de Campinas, no Estado de São Paulo. O PLE é um programa estadual que compreende um conjunto de ações visan
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2015-04
-
3. Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista
Mário de Andrade foi, além do escritor abrangente e vívido que conhecemos, um pioneiro da fotografia modernista brasileira. Essa faceta de sua produção estética, embora menos conhecida, reveste-se de grande importância conforme avançam, entre nós, os estudos sobre o desenvolvimento de uma visualidade fotográfica eminentemente modernista. A experiê
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
-
4. Lomografia : a fotografia como forma de manifestação visual do imaginário contemporâneo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a Lomografia, técnica fotográfica analógica e experimental, como forma de manifestação visual do imaginário contemporâneo. Para tanto, propõe-se a analisá-la a partir de dois eixos principais, a Escrita Fotográfica e o Imaginário, tendo como aporte metodológico a Sociologia Compreensiva de Michel Maffes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/12/2012
-
5. Particularidades ideológico-discursivas do gênero do discurso notícia: a compreensão do discurso alheio sob o paradigma da objetividade
Nesta dissertação procuramos investigar as formas de orientação para o discurso alheio no gênero do discurso notícia da grande imprensa brasileira. Na história desse campo de atividade, muito relevante foi a introdução do paradigma da objetividade que se instalou a partir dos anos de 1950. Esse paradigma representou importantes mudanças estruturais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
6. The photo in the Ffilm: public and private collections in video-portrait
Este artigo discute a inserção de fotografias nos filmes etnográficos, particularmente no gênero vídeo portrait, que entendo como o percurso de um indivíduo em seu universo social e profissional. Na reconstituição da trajetória desse personagem, a imagem fotográfica desempenha um papel importante na evocação dos fatos do passado, e dos quais muit
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
7. Viajante incansável: trajetória e obra fotográfica de Theodor Preising / Tireless traveller: Theodor Preisings trajectory and photographic work
Esta dissertação trata da trajetória e obra fotográfica de Theodor Preising no Brasil. O fotógrafo percorreu área considerável do território nacional tomando vistas para a produção de cartões-postais e registrando viagens de sócios do Touring Clube do Brasil. Trabalhou ainda para a revista S.Paulo, e integrou os quadros funcionais do Departamento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/10/2011
-
8. A credibilidade da imagem fotográfica na era da tecnologia digital
O estudo procura elucidar a questão da credibilidade da imagem fotográfica depois que surgiram aparelhos fotográficos mais avançados em tecnologia e em precisão de imagem. Não é uma pesquisa pautada pela discussão se a fotografia mostra o real ou um traço do real. Esta pesquisa menciona tal questão, porém mais como parte do percurso da história d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
-
9. Leitura de imagens para arquivos fotográficos : uma proposta de recuperação histórica da feira do produtor de Londrina - PR
Analisa imagens fotográficas da Feira do Produtor de Londrina - PR, considerada no conceito de manifestação cultural. Como resultado, busca determinar a relevância de um estudo científico dessas imagens para a recuperação da memória, utilização em sistemas de arquivo e preservação documental. Os dados foram obtidos de coleções particulares, e a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2011
-
10. A Linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade / The language of comics int he mediation of geography teaching: comics and comic strips in the study of the city
Este trabalho contém os resultados de uma investigação sobre a possibilidade de estudar conteúdos de Geografia escolar com a mediação de charges e tiras de quadrinhos. A partir do pressuposto de que diversos conhecimentos da dinâmica do espaço urbano/cidade representados nesses produtos culturais podem motivar o debate crítico, definiu-se o objetivo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2010
-
11. Os segredos visíveis da cidade: a efemeridade da luz e da sombra na linguagem fotográfica / Visible secrets of the city
O presente trabalho propõe uma reflexão teórica em torno das imagens fotográficas de produção do autor, feitas entre os anos 2001 e 2006, no decorrer de específicos efeitos visuais de caráter transitório que surgem na cidade. Previamente à análise das imagens se inclui uma revisão histórica sobre a morfologia e iconografia urbana, sobre a imagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/04/2010
-
12. A imagem do hiato: Budapeste* e a fotografia
Este artigo propõe uma análise comparativa entre o romance Budapeste, de Chico Buarque, e a linguagem da fotografia. Inserido no âmbito interdisciplinar da psicologia da arte, vale-se de referenciais de crítica literária, estética, fenomenologia e psicanálise, a fim de analisar em que medida Budapeste e a fotografia correspondem-se. A partir da leitur
Fractal : Revista de Psicologia. Publicado em: 2010-12