Juizo Reflexivo
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1. Justiça, cuidado e reconhecimento: trama moral do vínculo terapêutico
Resumo O objetivo deste ensaio, dividido em duas partes, é investigar a estrutura geral do vínculo terapêutico. A primeira parte descreve agentes sociais como sujeitos moralmente interpelados pela norma fundamental da justiça (“a cada qual o que lhe é devido”), que na cena particular do cuidado se desdobra em potenciais conflitos intersubjetivos. A
Rev. Bioét.. Publicado em: 2020-09
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2. MODELAGEM MATEMÁTICA NO FUTEBOL: UMA ATIVIDADE DE CRÍTICA E CRIAÇÃO ENCAMINHADA PELO MÉTODO DO CASO / MODELAGEM MATEMÁTICA NO FUTEBOL: UMA ATIVIDADE DE CRÍTICA E CRIAÇÃO ENCAMINHADA PELO MÉTODO DO CASO
A experiência docente nos leva a buscar alternativas a um modelo tradicional de ensino baseado na autoridade do professor e na passividade de alunos, os quais se sentem mais à vontade quanto menos são expostos à necessidade de pensar. Inquietos com este quadro e inspirados pelos ensinamentos de John Dewey, desenvolvemos uma atividade de modelagem matemá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2011
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3. REFLECTION AND FUNDAMENT: THE UNIVERSAL VALIDITY OF JUDGMENT OF TASTE IN KANT S AESTHETICS / REFLEXÃO E FUNDAMENTO: A VALIDADE UNIVERSAL DO JUÍZO DE GOSTO NA ESTÉTICA DE KANT
A presente dissertação é uma investigação acerca da validade universal do juízo do belo, tratado por Kant na Critica da faculdade do juízo. Tal investigação se faz necessária para esclarecer a proposta kantiana sobre um juízo que é singular, fundado no sentimento de prazer, mas que ergue uma pretensão à validade universal. Para dar conta da uni
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/09/2011
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4. Juízos reflexivos teleológicos e sua relação com o sentimento de prazer e desprazer
Depois de ter estabelecido uma conexão geral entre a faculdade do juízo e o sentimento de prazer e desprazer na "Primeira introdução" à Crítica da faculdade do juízo, Kant, na "Introdução publicada", restringe, gradativamente, essa conexão aos juízos estéticos e aos juízos que lidam com a sistematização da natureza. Essa restrição acaba por
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2009
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5. Duas possíveis perspectivas do sujeito kantiano
O presente trabalho estudará duas possíveis perspectivas do sujeito kantiano. Analisaremos a possível aproximação entre o sujeito kantiano humanista e o individualismo relativista presente em nossa sociedade. Depois analisaremos a apropriação realizada por Hannah Arendt do juízo estético kantiano, tendo em vista um julgamento do ponto de vista de to
Publicado em: 2008
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6. Experiência, ação e narrativa: reflexões sobre um curso de Hannah Arendt
O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para minist
Estudos Avançados. Publicado em: 2007-08
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7. A theory of justice starting from the judgment of justice: Kant, Arendt and the contemporary legal philosophy / Uma teoria da justiça a partir do julgamento: Kant Arendt e os dilemas da filosofia do direito contemporânea
A filosofia contemporânea, particularmente a teoria da justiça política, passa por dilemas importantes. Entre razão e sentimento, entre universalismo e relativismo, o debate acerca da justiça merece revisão após a reviravolta produzida pela mudança dos paradigmas filosóficos. A teoria do juízo reflexivo, explicitada por Kant no juízo estético, pa
Publicado em: 2006
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8. THE JUDGMENT OF TASTE AS THE GROUND OF INTERPRETATION FOR NATURAL AND ARTISTIC BEAUTY IN THE CRITIQUE OF THE POWER OF JUDGMENT OF IMMANUEL KANT / O JUÍZO DE GOSTO COMO FUNDAMENTO DE INTERPRETAÇÃO DA BELEZA NATURAL E ARTÍSTICA NA CRÍTICA DA FACULDADE DE JULGAR DE IMMANUEL KANT
Provavelmente o principal problema da relação entre arte e beleza na Crítica da Faculdade de Julgar, de 1790, esteja na necessidade de reconhecer um objeto como obra de arte (através de um conceito de arte) e o juízo de gosto, que, considerado puro, não pode ter conceitos que determinem o objeto. Porém, não parece haver outra experiência além da ex
Publicado em: 2006