Jogos Narrativos
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. Videogames como Narrativas Interativas: integração de gameplay e narratividade na análise de Red Dead Redemption
Esta dissertação de mestrado analisa os jogos eletrônicos a partir de seu potencial narrativo. A popularização dos consoles de videogames e a disseminação dos computadores pessoais e da Internet ao longo das duas últimas décadas facilitou o acesso a estes produtos tecnológicos, aumentando também o interesse acadêmico em tais jogos. Grande parte d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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2. Uso de senso comum no apoio a jogos narrativos para crianças em idade escolar
Neste trabalho é descrito como o conhecimento de senso comum pode apoiar na criação e condução de histórias em jogos do tipo narrativo. Para verificar a viabilidade do uso de senso comum foi desenvolvido um jogo narrativo Web, chamado Contexteller, que tem como objetivo permitir ao educador ensinar aos alunos algumas habilidades que fazem parte do proc
Publicado em: 2009
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3. Topologia (s) sonora (s) nos games
A emergência dos jogos eletrônicos como manifestação e produto cultural de difusão em larga escala e relevância econômica nos convida a pensar em uma teoria de produção sonora para games, a exemplo do que ocorre com o cinema (Film Sound). Segundo dados do NPD Group (www.npd.com), os games constituem hoje a maior indústria de entretenimento, tendo a
Publicado em: 2008
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4. Corpo e gestualidade :o jogo da capoeira e os jogos do conhecimento
No sentido de problematizar uma sociologia que considere a dimensão carnal da existência, que favoreça pensar o corpo enquanto lugar da produção do conhecimento, nosso itinerário de pesquisa caracteriza-se pela reflexão sobre a gestualidade do corpo como potência de vida e de produção de saberes, reconhecendo a precisão do gesto como uma brecha de
Publicado em: 2007
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5. Os jogos narrativos e a violência da linguagem nas obras de Bonassi, Aquino, Moreira, Haneke e Von Trier
Neste trabalho, as relações entre literatura, cinema e cultura na atualidade são abordadas por meio da análise da obra Passaporte e do conto "Nossa Senhora Aparecida" , de Fernando Bonassi, da coletânea de contos Famílias terrivelmente felizes, de Marçal Aquino, e dos filmes Contra todos, de Roberto Moreira, Dogville, de Lars Von Trier, e Funny Games,
Publicado em: 2006
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6. Imersão e participação: mecanismos narrativos nos jogos eletrônicos
O presente trabalho investiga as formas narrativas implementadas por um determinado universo de jogos eletrônicos, buscando descrever as maneiras corno estes buscam tornar seu interator um agente em sua narrativa, através da imersão e da participação no universo diegético do jogo. Na primeira parte, é traçado um percurso histórico que identifica os
Publicado em: 2003
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7. A narrativa do jogo na hipermídia: a interatividade como possibilidade comunicacional
A vontade do homem em contar histórias, seja para relatar algo ocorrido ou criar um simulacro, sempre o acompanhou desde as suas primeiras manifestações comunicacionais até as narrativas tecnológicas de última geração. Ao mesmo tempo em que repetia-se elementos recorrentes, as estruturas narrativas foram se adaptando a novos suportes e mídias, quebr
Publicado em: 2002
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8. Narrações em compasso pos-moderno : (dois romances latino-americanos)
A partir da perspectiva teórica do pós-modernismo, procede-se à leitura critica de dois romances latino-americanos contemporâneos. Através da análise dos fatores que participam da composição estrutural e expressiva, procura-se, então, entender como ambos os textos assimilam a lógica de seus referentes, como fazem deles substância da própria repre
Publicado em: 2000