Jogos Eletronicos Industria
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1. Os Grupos de Gamers: Segmentação de Mercado dos Jogadores de Jogos Eletrônicos
RESUMO A indústria de jogos eletrônicos é um setor econômico novo, dinâmico e de rápido crescimento. No entanto, esta não conhece o perfil de seus consumidores. O objetivo desta pesquisa é analisar grupos de consumidores de jogos eletrônicos no mercado brasileiro a partir de características sociodemográficas, comportamentais e de intenções de ga
BBR, Braz. Bus. Rev.. Publicado em: 2021-04
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2. Coordenação das atividades produtivas na indústria brasileira de jogos eletrônicos: hierarquia, mercado ou aliança?
Este estudo busca compreender como as empresas que desenvolvem jogos eletrônicos coordenam suas atividades de produção na indústria brasileira de jogos eletrônicos. Têm-se como base teórica os custos de transação e as relações interorganizacionais para a análise das estratégias de produção interna (hierarquia), contratação no mercado (mercad
Production. Publicado em: 24/09/2010
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3. Práticas ágeis no processo de desenvolvimento de jogos eletrônicos / Best practices in process development of electronic games
A indústria de jogos eletrônicos está entrando em uma nova era, na qual a tecnologia e a criatividade fundem-se, produzindo alguns dos mais estonteantes entretenimentos do Séc. XXI. Essa indústria, que já em 2003 ultrapassou o faturamento do cinema, tendo um rendimento anual de bilhões de dólares, emerge como uma das mais poderosas, excitantes e infl
Publicado em: 2010
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4. WORLD OF WARCRAFT: Semioses para produção de envolvimento em jogos eletrônicos
Os MMORPGs são um fenômeno à parte na indústria dos jogos eletrônicos. Possuem um desenvolvimento paralelo, trazendo sempre elementos novos e diferenciados para a cultura dos games. World of Warcraft, lançado em 2004, é o mais expressivo representante do gênero MMORPG, com 11.5 milhões de usuários pagantes no mundo. O jogo é constantemente alvo de
Publicado em: 2010
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5. A INSERÇÃO DO DESIGNER DE GAMES NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE JOGOS ELETRôNICOS / THE GAME DESIGNERS INSERTION IN THE BRAZILIAN INDUSTRY OF ELECTRONIC GAMES
O presente trabalho trata da inserção do Designer de Games na indústria brasileira de jogos eletrônicos que, como um setor em amadurecimento e crescimento no Brasil, apresenta-se como um campo de atuação ainda pouco investigado, no que se relaciona a esse profissional. O Designer de Games tem um papel central no processo de desenvolvimento de um jogo e
Publicado em: 2009
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6. Modelagem abstrata para o Hardware de MPSOCS
A grande quantidade de funcionalidades integradas aos equipamentos digitais atuais, como telefones celulares, handhelds, consoles de jogos e smart phones, vem criando diversos desafios a serem superados pelos projetistas destes sistemas. Entre estes desafios pode-se citar o aumento do desempenho e a flexibilidade, a diminuição da potência consumida e a re
Publicado em: 2009
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7. Topologia (s) sonora (s) nos games
A emergência dos jogos eletrônicos como manifestação e produto cultural de difusão em larga escala e relevância econômica nos convida a pensar em uma teoria de produção sonora para games, a exemplo do que ocorre com o cinema (Film Sound). Segundo dados do NPD Group (www.npd.com), os games constituem hoje a maior indústria de entretenimento, tendo a
Publicado em: 2008
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8. O que (não) é um rpg: polêmica e produção de sentidos em discursos sobre o role playing game / What is (not) a RPG: polemics and sense production in discourses on Role Playing Game
The object of this work is to characterize modes of subjectivity production that go through the speech present in role playing games, known as RPG, constituted mainly in the controversy of the opposition between different voices, focusing the analysis on texts from Dragão Brasil magazine, a national publication specialized in the game. In order to do that,
Publicado em: 2008
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9. Estratégias colaborativas na indústria brasileira de jogos eletrônicos
This study was developed based on the concepts of collaborative strategies having, as the empirical field of analysis, the Brazilian electronic games industry. The main goal of this study was to identify in which activities collaborative strategies are present among game developers, based on the orientation of the CPC Matrix (CHILD et al., 2005). The empiric
Publicado em: 2008
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10. Empreendedorismo e exportação no setor de desenvolvimento de software : características de empreendedores e empresas
O emergente mercado de desenvolvimento de software para jogos eletrônicos oferece um campo favorável para iniciativas empreendedoras, pois é um setor que vem apresentando franco crescimento em nível mundial, tendo ultrapassado, em faturamento, no ano de 2001, a receita da indústria cinematográfica dos Estados Unidos. Em função desse crescimento, novo
Publicado em: 2007
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11. Perspectivas para o jornalismo crítico de games
O objetivo desta dissertação é analisar o estágio atual do jornalismo de games e apontar novas perspectivas para sua abordagem crítica. Mesmo reconhecido como um dos setores da indústria de entretenimento mais promissores neste novo milênio, o universo dos videogames tem recebido ainda uma atenção proporcional pouco representativa nos meios de comun
Publicado em: 2007
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12. MULTI-PLATFORM ELECTRONIC GAMES: UNDERSTANDING THE GAME PLATFORMS AND THEIR GAMES THROUGH A DESIGN ANALYSIS / JOGOS ELETRÔNICOS MULTI-PLATAFORMA: COMPREENDENDO AS PLATAFORMAS DE JOGO E SEUS JOGOS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE EM DESIGN
Game Design é o processo de criação de um jogo, que engloba a definição de seu funcionamento, a descrição dos elementos que o compõe, bem como a transmissão destas informações à equipe que irá desenvolve- lo. O presente trabalho aborda o estudo do Game Design de jogos eletrônicos multi-plataforma, analisando criticamente como esta classe de jog
Publicado em: 2006