Jogo Educacional
Mostrando 1-12 de 160 artigos, teses e dissertações.
-
1. Aspectos Lúdicos na Alfabetização Estatística: uma revisão sistemática de literatura
Resumo O momento da alfabetização pressupõe integrar os processos de ensino à realidade do sujeito, sendo incluso neste aspecto a ludicidade. Conhecer o potencial e as lacunas das pesquisas sobre a ludicidade e alfabetização estatística, possibilita fundamentar e evoluir as pesquisas nessa área. Assim, este estudo esboça um panorama do cenário naci
Bolema: Boletim de Educação Matemática. Publicado em: 2022
-
2. Práticas de cura, saberes tradicionais e conhecimentos escolares: um estudo sobre uma comunidade rural de Minas Gerais (1940-1970)
Resumo: O artigo analisa as principais práticas de cura, suas formas de transmissão e aprendizado em uma comunidade rural de Ibirité, Minas Gerais, entre 1940 e 1970. Discute os compartilhamentos e as tensões entre essas práticas e as prescrições realizadas em/por uma escola de formação de professores localizada no município. As principais fontes u
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2021-01
-
3. Validation of Brazilian educational technology for disseminating knowledge on leprosy to adolescents
RESUMO Objetivo: Elaborar e validar uma tecnologia educacional para adolescentes com hanseníase, focando na prevenção da doença e redução do estigma. Método: Inicialmente, um protótipo da tecnologia educacional foi elaborado, e então analisado por 17 adolescentes e 7 pesquisadores especialistas na área de hanseníase e tecnologias educacionais, q
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 16/09/2019
-
4. Políticas públicas educativas y las sexualidades en Chile post-dictadura: opacidades e hiper-visibilidades de sujetos LGTBI
RESUMO Uma vez que a ditadura civil-militar no Chile acabou, vários governos gradualmente começaram a desenvolver interesse à necessidade de formação educacional a nível sexual. No entanto, as abordagens que têm dominado se relacionam socialmente com uma transmissão de sexualidade heteronormativa, e também sujeita a estruturas conservadoras e compre
Educ. rev.. Publicado em: 09/05/2019
-
5. Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos
Resumo OBJETIVO Evidenciar o papel do enfermeiro como gerente de projeto nas fases de planejamento e desenvolvimento de um jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos para técnicos de enfermagem. MÉTODO Relato de caso de experiência no emprego da metodologia ágil Scrum com o objetivo da criação do jogo educativo, realizada em reuniões quinzen
Rev. Gaúcha Enferm.. Publicado em: 08/04/2019
-
6. Ensinando atomística com o jogo digital “Em busca do Prêmio Nobel”
Resumo Apresenta-se um produto educacional que consiste no uso do jogo Em Busca do Prêmio Nobel para abordar tópicos de atomística em uma escola pública de Fortaleza, com INSE médio-baixo. O jogo contém dois ambientes administrados por um código PHP. O ambiente de estudo é aberto ao público a partir do endereço http://www.jpnobel.com.br/, e consist
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 10/01/2019
-
7. Desenvolvimento de um jogo virtual simulado em suporte básico de vida
RESUMO Objetivo: Validar o conteúdo de um objeto virtual de aprendizagem no formato de jogo educativo simulado, tipo Role Playing Game, sobre suporte básico de vida para acadêmicos e profissionais de saúde. Método: Estudo metodológico, de construção e validação de conteúdo de um objeto virtual de aprendizagem, com abordagem quantitativa dos da
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 01/11/2018
-
8. Efeito de tecnologia educacional jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno
RESUMO Objetivo: avaliar o efeito de uma tecnologia educacional do tipo jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em nove escolas, com 99 crianças do 3º ano do ensino fundamental (grupo controle = 51 e intervenção = 48). O pré-teste foi realizado em ambos
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 03/09/2018
-
9. Famílias que educam em casa com TIC: um estudo qualitativo de múltiplos casos
Resumo Enquanto a educação é cada vez mais permeada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a atual instituição escolar é considerada desatualizada e quase incapaz de responder aos desafios do nosso tempo. A educação em casa surge como uma alternativa crescente, especialmente nos países em desenvolvimento, onde ainda não está devi
Ensaio: aval.pol.públ.Educ.. Publicado em: 23/07/2018
-
10. E-baby integridade da pele: inovação tecnológica no ensino de enfermagem neonatal baseado em evidências
Resumo Objetivo: Desenvolver e validar o serious game e-Baby: integridade da pele junto a um painel de experts. Método: Pesquisa metodológica contemplando as etapas de desenvolvimento: definição de escopo, formato do jogo e suas funcionalidades, descrição do roteiro e comunicação com desenvolvedores, prototipagem com avaliação e produção; e val
Esc. Anna Nery. Publicado em: 23/07/2018
-
11. Crenças dos professores na difusão de jogos tradicionais de Buleleng-Bali
Resumo Este estudo analisa as perceções dos professores para salvaguardar os jogos e os desportos tradicionais em Bali. Foi feito um estudo qualitativo, por meio de grupos de discussão e entrevistas, com a participação de 32 professores. Os resultados indicam que os professores são o principal colecionador e protetor de jogos. Modificam e adaptam os jo
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2018-06
-
12. A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
RESUMO: A fase em que se estabelece a infância é um período essencial na vida dos seres humanos, não só para o desenvolvimento físico e cognitivo como também social. Contudo, apesar do reconhecimento desta importante etapa do desenvolvimento humano, estudos sob o ponto de vista sociológico têm sido pouco explorados na literatura. Partindo deste cen�
Educ. rev.. Publicado em: 19/04/2018