Jean Baptiste Debret
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1. A obra de Jean-Baptiste Debret como fonte histórica para os estudos dos trajes usados no Brasil no início do século XIX
RESUMO O artigo apresenta uma visão da moda usada no Brasil no início do século XIX à luz da obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret. Sua obra constitui um corpus iconográfico com litografias feitas a partir de suas aquarelas e pranchas que comporiam os fascículos de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Os trajes retratados por Debret foram an
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/01/2020
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2. Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
RESUMO O artigo tem por objeto as cinco pinturas de Oscar Pereira da Silva realizadas sob encomenda da diretoria do Museu Paulista na pessoa de Afonso Taunay e destinadas à sala Antiga Iconografia Paulista, aberta ao público em 1922. Atenta-se para a escolha das matrizes visuais selecionadas por Taunay, de autoria de Hercule Florence, Aimé-Adrien Taunay e
An. mus. paul.. Publicado em: 03/12/2018
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3. Desconstruindo Discursos de Diferença na Escola
Resumo: Este artigo busca compreender algumas representações artísticas de homens negros nas artes ocidentais (do século XV ao XIX). A análise aqui se volta para a área da educação, pretendendo-se compreender como o discurso da diferença é construído, também, através da arte. Os exemplos de obras artísticas neste escrito são de: Dürer (1471-1
Educ. Real.. Publicado em: 23/02/2017
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4. Debret, professor de desenho: gravuras inéditas da coleção da Bibliothèque nationale de France
RESUMO Este artigo apresenta e discute três conjuntos de gravuras inéditas de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) encontradas nas coleções do Département des Estampes et de la Photographie da Bibliothèque nationale de France, em Paris. O primeiro grupo foi gravado por Gilles-Antoine Demarteau (1750-1802) em 1802; os outros dois foram gravados por L. M. Pe
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-12
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5. JEAN-BAPTISTE DEBRET: UM OLHAR FRANCÊS SOBRE OS PRIMÓRDIOS DO IMPÉRIO BRASILEIRO
Resumo O artigo trata da recepção de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil de Jean-Baptiste Debret, obra rejeitada no Brasil por uma comissão do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) em 1840, pelo caráter crítico com que retrata a escravidão. O pintor francês, malvisto durante o período da Restauração da monarquia, vem para o Brasi
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2013-12
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6. A construção de uma mitologia provável : um estudo de L Amérique, de André Chénier
Este trabalho propõe um estudo da obra L Amérique , de André Chénier, publicada postumamente em 1819, com o objetivo de demonstrar como o poeta constrói uma mitologia provável da América, partindo do referencial histórico-literário que orienta sua poesia. Busca-se, portanto, relacionar o pensamento iluminista ao mitológico no processo de criação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
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7. Visão estrangeira da religiosidade brasileira no século XIX: uma leitura da obra de Daniel Parish Kidder
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os pensamentos sobre a instituição religiosa brasileira sob o olhar do viajante e missionário metodista norteamericano Daniel Parish Kidder por meio de seus relatos de viagens no Brasil na primeira metade do século XIX. Utiliza-se como referencial teórico o pensamento da Escola dos Annales, mais especificam
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/02/2012
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8. Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil Modernista (1930 - 1945) / Old images, new problems: the rediscovery of Debret in modernist Brazil (1930-1945)
This work investigates the rediscovery of the work of French painter Jean-Baptiste Debret (1768-1848) in Brazil in the first half of the twentieth century, especially from 1930 to 1945. A neoclassical educated artist, Debret lived in Brazil from 1816 to 1831, period in which he created a multitude of images of the country, including contemplative watercolors
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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9. Índios mestiços e selvagens civilizados de Debret reflexões sobre relações interétnicas e mestiçagens
Os índios retratados por Jean-Baptiste Debret são por ele classificados nas categorias de selvagens e civilizados e reconhecem-se neles, tanto nas imagens quanto nos textos a elas correspondentes, significativos sinais de mestiçagem. Algumas aparentes contradições do autor indicam considerável continuidade e fluidez entre os ditos estados de selvageria
Varia Historia. Publicado em: 2009-06
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10. Correspondências entre Joachim Le Breton e a corte portuguesa na Europa: o nascimento da Missão Artística de 1816
Uma série de documentos conservados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, oferece-nos ainda instrumentos significativos para a compreensão da origem da Missão Artística de 1816. Embora alguns historiadores brasileiros tenham já explorado intensamente este campo, dentre os quais as preciosas publicações de Afonso d'Escragnolle Taunay, Mári
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2006-12
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11. A representação da realeza no Brasil: uma análise dos retratos de D. João VI e D. Pedro I, de Jean-Baptiste Debret
Jean-Baptiste Debret, pintor de história e integrante da Missão Artística Francesa de 1816, em seu álbum iconográfico Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, realizou ilustrações referentes aos usos e costumes brasileiros. Uma parte de sua obra foi dedicada à vida de corte no Rio de Janeiro. Pretendemos, neste artigo, analisar a concepção do Retra
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2006-06
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12. A viagem pitoresca e historica de Debret : por uma nova leitura
Este trabalho é uma tentativa de reconstruir a história da Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, obra em três volumes, publicada pelo artista francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), entre 1834 e 1839. A leitura proposto não privilegia o aspecto documental de seu conteúdo, mas o sentido histórico e cultural da obra. Investiga, portanto, as condiç
Publicado em: 2003