Iphan
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13. Parque do Flamengo: projetar a cidade, desenhando patrimônio
RESUMO Trata-se de uma narrativa sobre o processo de patrimonialização do Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, tombado em 1965 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. O Parque foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e o paisagista Roberto Burle Marx, ligados à “escola carioca” de arquitetura moderna. O arti
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-09
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14. Da fotografia à cultura visual: Arquivo Fotográfico e práticas de preservação do Iphan
RESUMO O arquivo fotográfico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como instituição de saber científico ligada à arquitetura e ao urbanismo, tem aqui um lugar de reflexão fundamental para a compreensão das práticas de preservação e restauro desenvolvidas pelo próprio instituto. Parte-se do princípio de que um arqui
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-12
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15. Patrimônio Cultural e escrita da história:a hipótese do documento na prática do Iphan nos anos 1980
RESUMO Na década de 1980, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) passaram a utilizar argumentos do campo disciplinar da história para justificar a seleção do patrimônio para além dos cânones da excepcionalidade. Mobilizando autores e conceitos da Escola dos Annales, justificavam tombamentos de conjuntos urbanos
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-12
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16. A midiatização da (não) preservação: reflexões metodológicas sobre sociedade, periodismo e internet a propósito da demolição do Palácio Monroe
RESUMO Tem sido uma constante no campo patrimonial a exortação de que as políticas do patrimônio precisam se aproximar dos anseios preservacionistas da população. Este artigo procura discutir essa máxima, analisando as razões para a demanda pró-preservação de não especialistas do Palácio Monroe, obra de arquitetura erigida pelo governo brasileir
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-12
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17. Uma trajetória do Arquivo Fotográfico do Iphan: mudanças discursivas entre os anos 1970 e 1980
RESUMO Este trabalho aborda questões relacionadas à representação imagética no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), especialmente entre as décadas de 1970 e 1980. Apresenta aspectos das mudanças profundas ocorridas no contexto político cultural brasileiro e também nos debates patrimoniais de âmbito internacional, na é
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-04
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18. Desafios, permanências e transformações na gestão de um sítio urbano patrimonializado: Ouro Preto, 1938-1975
Resumo Neste artigo analisamos a atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na cidade de Ouro Preto desde o seu tombamento em 1938 até meados 1975. Visto como excepcional e autêntico pelos técnicos do IPHAN, o conjunto urbano da cidade foi tratado como uma obra de arte que poderia ser mantida em sua integralidade. No en
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2016-04
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19. Novos patrimônios, um novo Brasil? Um balanço das políticas patrimoniais federais após a década de 1980
Resumo Este artigo examina as práticas de preservação do patrimônio cultural adotadas na esfera federal a partir da redemocratização do país na década de 1980, tendo por foco os bens que alcançaram tombamento e registro. Procura analisar em que medida conceitos de identidade nacional, tradicionalmente acolhidos pelo IPHAN desde a ditadura varguista,
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2016-04
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20. PCH: a preservação do patrimônio cultural e natural como política regional e urbana
RESUMO Este texto analisa as raízes do Programa das Cidades Históricas, sua criação em 1973 e sua desativação no início da década de 1980. Suas raízes estariam na inserção do Iphan na rede de cooperação internacional, no ideário de seu principal articulador, o arquiteto Renato Soeiro, e no objetivo do governo militar de promover o desenvolvimen
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-04
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21. De "casa manifesto" a "espaço de desafetos": os impactos culturais, políticos e urbanos verificados na trajetória do Solar Monjope (Rio, anos 20 - anos 70)
Resumo Este artigo apresenta o "circuito social" de uma obra de arquitetura neocolonial, o Solar Monjope, edificada nos anos 1920 no Jardim Botânico pelo médico e diletante das artes José Marianno Filho. O solar esteve envolto em controvérsias desde sua construção, e em especial quando de sua demolição nos anos 1970, e a partir dele estudamos os mean
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2016-04
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22. Formar e questionar? Os cursos de especialização em patrimônio cultural na década de 1970
RESUMO Este artigo tem por objetivo discutir os cursos de pós-graduação em patrimônio realizados na década de 1970, como resultado de políticas educacionais e culturais do Ministério da Educação e Cultura e do Ministério do Planejamento. Em 1974, 1976 e 1978 realizaram-se três cursos, em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente, estr
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-04
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23. Forjar patrimônio em campo: deslocamentos e missões no Brasil e na África
Resumo O artigo analisa a viagem como etapa organizadora e estruturante das visões sobre o patrimônio em duas situações: as viagens de arquitetos do IPHAN no Brasil e as campanhas na África de antropólogos portugueses do Instituto Superior de Estudos Ultramarinos, nos anos 1950-60. Ambas pretendiam conhecer e proteger um patrimônio ameaçado de perda
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2016-04
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24. O Programa de Cidades Históricas: por uma política integrada de preservação do patrimônio cultural urbano
RESUMO O Programa de Cidades Históricas (PCH), implementado a partir de 1973, foi o primeiro programa federal que investiu recursos para a recuperação do patrimônio cultural urbano. Implementado pelo Ministério do Planejamento, buscava o desenvolvimento econômico das cidades históricas e dialogava com outros assuntos em pauta naquele momento, como o d
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-04