Interface Homem Computador
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13. Detecção e rastreamento de íris para implementação de uma interface homem-computador
Este trabalho apresenta uma técnica de detecção e rastreamento de íris para ser utilizada em uma interface homem-computador que permita pessoas com mobilidade restrita, inclusive sem mobilidade nos ombros, possam controlar o cursor do mouse com o movimento dos olhos, sem a necessidade de adquirir equipamentos caros. A única entrada de dados utilizada é
Publicado em: 2010
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14. Relato da construção do colisões : problematização da interface
Publicado em: 2010
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15. Um modelo de cores na usabilidade das interfaces computacionais para os deficientes de baixa visão / A Colors model in the usability of computer interfaces to low vision individuals
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a usabilidade das interfaces computacionais através das cores, tendo o deficiente de Baixa Visão como usuário. Para um melhor entendimento, são abordados os fundamentos teóricos sobre a interação humano-computador, usabilidade, cores e deficientes de baixa visão. Após a fundamentaç
Publicado em: 2010
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16. Um framework de elaboração de personas e sua aplicação para a elicitação de requisitos e para a análise das interações em sistemas sociais / Um Framework de Elaboração de Personas e sua Aplicação para a Elicitação de Requisitos e para a Análise das Interações em Sistemas Sociais
Trabalhos em Interação Humano Computador (IHC) que focam na modelagem dos usuários, objetivam a efetiva representatividade dos pretensos usuários que interagirão com a tecnologia sendo desenvolvida e/ou avaliada.Atingir tal objetivo requer um melhor entendimento sobre o usuário, especialmente o desenvolvimento de um artefato modelador dos usuários com
Publicado em: 2010
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17. Caomulato 2.0
Realizar a modelização 3D de um cachorro mestiço de quarta geração através do cruzamento de seis raças e fazê-lo existir em realidade virtual é o objetivo do Projeto Cão Mulato, na fase atual. Para isso, utilizaremos as técnicas de simulação e de Vida Artificial que permitem gerar a metáfora algorítimica dos genes para otimizar, a partir de um
Publicado em: 2010
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18. Caomulato 2.0
Realizar a modelização 3D de um cachorro mestiço de quarta geração através do cruzamento de seis raças e fazê-lo existir em realidade virtual é o objetivo do Projeto Cão Mulato, na fase atual. Para isso, utilizaremos as técnicas de simulação e de Vida Artificial que permitem gerar a metáfora algorítimica dos genes para otimizar, a partir de um
Publicado em: 2010
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19. Models and Methods for Human-Computer Interaction Using Hands Gestures / Modelos e Métodos para interação homem-computador usando gestos manuais
Esta tese aborda o problema de entender videos digitais algoritmicamente aplicado ao design de sistemas de Interação Homem-Computador (HCI do Inglês: Human-Computer Interaction) baseados na postura e movimento da mão. Tais sistemas são frequentemente referidos como um tipo de Interface Perceptual com o usuário (PUI do Inglês: Perceptual User Interface
Publicado em: 2009
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20. Concepção e desenvolvimento de uma interface gráfica para interação tridimensional
Este trabalho tem por objetivo desenvolver um protótipo de uma interface gráfica para interação tridimensional que permita a manipulação de objetos e a navegação tridimensional com desempenho gráfico adequado às necessidades dos usuários de aplicativos 3D. A construção do protótipo utiliza o ambiente Delphi e é aplicada na plataforma de desenv
Publicado em: 2009
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21. Development and evaluation of a head controlled human-computer interface with mouse functions for physically disabled users / Desenvolvimento e avaliação de uma interface homem-computador, com as funções de um "mouse", controlada pelo movimento da cabeça para uso em pessoas com deficiências físicas
The objectives of this study were to develop a head controlled pointer device with mouse functions and compare its performance when operated in absolute versus relative (joystick like) modes by ten quadriplegic subjects and ten people without neuromuscular impairment. The device was composed of a video camera, a computer program and a reflective paper target
Publicado em: 2009
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22. A contribuição de um modelo de cores na usabilidade das interfaces computacionais para usuários de baixa visão / The contribution of a model of colors to the usability of computer interfaces by low vision users
Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as cores podem influenciar na usabilidade das interfaces computacionais do usuário na web, pelo deficiente de baixa visão. Para tanto, principia com uma apresentação sobre a interface computacional do usuário, relacionando-a a interação humano-computador. São levantados os fenômenos da usabilidade envo
Publicado em: 2009
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23. Desenvolvimento de um sistema de automação para uma planta de inertização de resíduos por plasma
Os processos tradicionais de tratamento de lixos perigosos são questionáveis por gerar outros resíduos que afetam negativamente à saúde das pessoas. Como tentativa de minimização desses problemas foi desenvolvido um sistema de tratamento de resíduos perigosos por plasma térmico, uma tecnologia adequada por produzir altas temperaturas, impedindo a fo
Publicado em: 2009
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24. FAVIHC Framework de Avaliação da Interação Humano-Computador / FAVIHC - Framework de AValiação da Interação Humano Computador
In order to implement a software development process following certain quality constraints, which must be observed by the involved professionals (namely developers, customers, users and designers), it is paramount that those professionals interact. Such an interaction is necessary in order to design, build and evaluate the software. Moreover, the evaluation
Publicado em: 2009