Installation Art
Mostrando 1-12 de 29 artigos, teses e dissertações.
-
1. Tecnoperformance e instalação: possibilidades emergentes de produção artística com drones
RESUMO Neste artigo, apresentamos os processos de criação que deram origem à primeira tecnoperformance com drone, realizada no Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia (GIIP). Um voo, conduzido em tempo real, com base nos gestos faciais e movimentos de cabeça de uma artista com síndrome de
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
-
2. Refrains, mantras and chaos: compossibility and contemplation in interactive art / Ritornelos, mantras e caos: compossibilidade e contemplaÃÃo na arte interativa
This research aims to restore, in the realms of cyberart, the notions of refrain, compossibility and contemplation, through the development of an interactive installation named Ritus. Based on the Deleuzian notion of refrain as an expressive material capable of creating territories, a study was conducted concerning repetition as an enabler of the difference
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/09/2011
-
3. Redes vivas:nexos poéticos mediados pela cerâmica contemporânea / Alive nets:poetic connections mediated by contemporary ceramics
Esta dissertação apresenta uma rede de relações poéticas, visuais, conceituais, históricas,reflexivas e experienciais em torno do processo e percurso artístico iniciado em 1990, mas especialmente a pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Artes Visuais, do PPGAV/EBA/UFBA, focada na cerâmica enquanto linguagem visual contemporânea, híbrida,que di
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2011
-
4. Redes vivas:nexos poéticos mediados pela cerâmica contemporânea / Alive nets:poetic connections mediated by contemporay ceramics
Esta dissertação apresenta uma rede de relações poéticas, visuais, conceituais, históricas,reflexivas e experienciais em torno do processo e percurso artístico iniciado em 1990, mas especialmente a pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Artes Visuais, do PPGAV/EBA/UFBA, focada na cerâmica enquanto linguagem visual contemporânea, híbrida,que di
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2011
-
5. Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco / Skin as ink: the body between gesture and crease
Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco discute o gesto como meio sem finalidade, dentro da ideia de processo artístico, diante da relação envolvendo a prática artística do vídeo e da intervenção com experiências desenvolvidas durante o mestrado na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, em trabalhos como Auto-retrato, Tarja, Peles inst
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
6. Entornos sonoros : sonoridades e ordenamentos
O presente trabalho versa sobre o aproveitamento compositivo dos entornos sonoros. Para esta pesquisa em composição musical, foram utilizados, como campo de estudo, entornos sonoros localizados dentro de perímetros urbanos e, como materiais na aproximação ambiente/composição explorada, diversas potencialidades musicais dos sons que constituem os entor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
7. Desenho e subversão: diálogos crítico/processuais
"DRAWING AND SUBVERSION: critical/process dialogues" is a investigation in visual poetics with the purpose of confronting drawings with the printed newspaper. This proposal describes and analyzes drawing practices that change the content on the sheets of a newspaper, emphasizing possible meanings from the artistic interference. The intention is to expose a b
Publicado em: 2011
-
8. Impressões da luz : articulações da luz, da cor e da forma no espaço / Impressions of the light : articulations of the light, color,form in the space
This research, Impressions of the Light, has its focus in the construction of artistic objects, made in relation to the matter and light: how can we elaborate an illuminated book-object? This paper was born from that conflict that also involves observation, perception, emotion and the presentation itself. How can we express the limitless in a reclusive space
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2010
-
9. Artes de Exu: intervenções artísticas e representações afro-brasileiras no Rio de Janeiro: Tridente de Ni e Exu dos Ventos / Works of Exu: artistic interventions and afro-brazilian representations in Rio de Janeiro: Tridente de NI and Exu dos Ventos
Artes de Exu trata os objetos de arte não só pelos aspectos artísticos e sociológicos, mas também pelos aspectos que ligam as obras a Exu, além do enunciado. Como coisa contida na concepção, na execução e imbricada na própria história da obra. As obras escolhidas são: Tridente de NI (2006) de Alexandre Vogler e Exu dos Ventos (1992), de Mario Cr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2010
-
10. Bienal do Recôncavo: aspectos de uma intervenção contemporânea
In the 1960s the creation of the Museum of Modern Art and the Biennial of Bahia as well as the action of various cultural groups bloomed the cultural movement in Bahia held under the management of Rector Edgar Santos, UFBA. All in the definition of the filmmaker Glauber Rocha united to defeat the proposed single province. However, these dreams of freedom wer
Publicado em: 2010
-
11. POSSIBLE TERRITORIAL AND PRODUCTION OF ART CRITICISM SUTURES AND DRESSED WITH SOBRE-JUXTAPOSITION BETWEEN BODIES AND BODIES WITHOUT CLOTHES / POSSÍVEIS TERRITORIALIDADES E A PRODUÇÃO CRÍTICA DA ARTE SUTURAS E SOBREJUSTAPOSIÇÕES ENTRE VESTES SEM CORPOS E CORPOS SEM VESTES
The present dissertation is in line of research Arts and Culture, it aims at investigating the subjective processes that can occur from the suture and sobrejuxtaposition (understood as instrumental concepts which share the same time the idea of the sobre-juxtaposition and overlapping) images of works by Claudia Casarino (installation, untitled, 2005) bringin
Publicado em: 2010
-
12. O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
Esta pesquisa é um convite à ação, ao exercício do olhar, a um olhar atento, diferenciado sobre o elemento orgânico sangue, que ora é representado, ora é apresentado e materializado como veículo expressivo na obra de arte, em diferentes momentos da história da Arte. Serão analisadas obras de diferentes artistas, tais como Pietro Lorenzetti, Mathia
Publicado em: 2010