Industria Criativa
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
-
1. Análise do setor audiovisual do sul do Brasil sob a perspectiva da inovação
Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar o modelo atual da produção do setor audiovisual, considerando as atividades de TV, vídeo e cinema, no estado do Rio Grande do Sul, aplicando o modelo da Hélice Tripla, em função dos declínios de investimentos públicos e privados, que deslocaram o estado para 11ª posição no setor na indústria criativa. C
Nova econ.. Publicado em: 2017-08
-
2. Gestão de pessoas na indústria criativa: o caso dos estúdios de animação brasileiros
Resumo Esta pesquisa visa entender a gestão de pessoas na indústria criativa a partir do estudo de um de seus segmentos, os estúdios de animação. Partindo da conceituação de Chaston (2008) de indústria criativa como o encontro entre negócio e cultura, observou-se o dilema entre a realização artística e os objetivos comerciais presente também nes
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2017-03
-
3. A arte do encontro: a paradiplomacia e a internacionalização das cidades criativas
Resumo O objetivo do artigo é explicar por que cidades criativas buscam desenvolver a paradiplomacia em seus processos de internacionalização. O argumento central indica que o desenvolvimento da paradiplomacia na internacionalização de cidades criativas está relacionado a quatro fatores principais: (1) a busca de cooperação técnica no exterior para
Rev. Sociol. Polit.. Publicado em: 2017-03
-
4. NO JOGO DO MERCADO: O CASO DE UMA STARTUP GAÚCHA
RESUMO O empreendedorismo tem recebido estímulo na maioria dos países por sua relevância econômica e social, em virtude de seu potencial de gerar emprego e renda. Mais recentemente, com o surgimento e a consolidação dos segmentos econômicos que representam a indústria criativa, o apoio tornou-se mais visível e evidente. A principal característica d
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2016-08
-
5. Processo de captação de novas oportunidades no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa industrial de motores elétricos
Resumo Este artigo analisa as configurações do processo de captação de novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos numa indústria multinacional de origem brasileira fabricante de Motores Elétricos Industriais, ganhadora do prêmio FINEP de inovação. Numa abordagem qualitativa, foi estudada a evolução do processo em níveis estratégicos
Gest. Prod.. Publicado em: 28/07/2016
-
6. Sobre a cadeia de cconomia criativa no Brasil: potencial e desafios
RESUMO O artigo apresenta uma análise da Economia Criativa no Brasil, mostrando seu potencial de desenvolvimento para a geração de renda e emprego, visando à retomada do desenvolvimento no país. São apresentados inicialmente conceitos e características da Economia Criativa para em sequência analisar o perfil e as potencialidades de desenvolvimento de
Brazil. J. Polit. Econ.. Publicado em: 2016-03
-
7. Utilização da técnica da análise de clusters ao emprego da indústria criativa entre 2000 e 2010: estudo da Região do Consinos, RS
O Consinos teve como atividade dinâmica o setor de calçadista por mais de 30 anos. A partir dos anos 2000, foi afetado pelo comércio internacional, que impactou a estrutura de emprego. A partir dos dados da RAIS, utiliza-se a análise de clusters para verificar o comportamento do emprego da indústria criativa dessa região no período de 2000 a 2010. Os
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2015-06
-
8. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO PARA A TV
A economia criativa tem recebido pouca atenção da comunidade acadêmica, a despeito de sua importância econômica e cultural. Este artigo procura contribuir com a literatura sobre o tema com foco na indústria de animação, mais precisamente na produção de animações para a TV, pois recentemente o país produziu animações de sucesso na TV paga exibi
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2014-08
-
9. Estratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativa
Estudo centrado nas dinâmicas informacionais do processo de construção de identidades de marcas por centrais de criatividade, que se valem de redes originadas das interações comunicacionais empreendidas entre grupos de trabalho internos e os atores e grupos sociais externos a elas. Considera-se a informação em sua dimensão performativa. Vale-se de um
Perspectivas em Ciência da Informação. Publicado em: 2012-06
-
10. Games e educação : diretrizes de projeto para jogos digitais voltados à aprendizagem
Com a disseminação das tecnologias interativas, a crescente produção e o consumo de jogos digitais mudou a forma como as pessoas se divertem, se relacionam e adquirem conhecimentos. Reconhecidos como um dos principais produtos da indústria criativa, os jogos têm a capacidade, não só de entreter, mas de educar e ensinar de uma forma envolvente e praze
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
11. Design de superfície : proposta de procedimento metodológico para criação de estampas têxteis com referência em elementos naturais
O estudo descrito nessa dissertação abrange conhecimentos referentes às áreas de Biônica, Biomorfismo, Artes Visuais e Design de Superfície propondo um procedimento de projetação voltado para a elaboração de estampas têxteis com referência em elementos naturais. Considerando a natureza como fonte de referências visuais para a projetação no Des
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
12. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011