Improvisacao Teatral
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1. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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2. Vias de expressão em adolescer: análise da oficina de teatro com adolescentes e jovens do complexo Morumbi em Uberlândia-MG
A pesquisa reflete sobre os cinco anos de atividades da oficina de teatro com jovens em comunidades periféricas na cidade de Uberlândia. Trataremos de assuntos como exclusão e violência, fenômenos revelados pelos sujeitos nas improvisações e que se tornaram narrativas. Realizamos ações de fazer,apreciar, criar e contextualizar, fundamentada nos aspe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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3. Pérolas de Sabedoria nas Noites de Sexta-Feira
RESUMO Este texto testemunha a pedagogia de Etienne Decroux e, em especial, as aulas dadas no início da década de 1970 no porão azul de sua casa na periferia de Paris. Apresentam-se as peculiaridades dos ensinamentos de mímica com ênfase nas lições de improvisação teatral dadas às sextas-feiras à noite. Discutem-se as incongruências e a potência
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
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4. Processos de aprendizagem em uma ONG : um estudo de produção teatral à luz da perspectiva cultural CULTURAL
Esse estudo teve por objetivo compreender os processos de aprendizagem a partir das práticas de produção teatral dos espetáculos teatrais de uma organização não governamental à luz da perspectiva cultural. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando as técnicas de entrevista em profundidade com roteiro semiestruturado, entrevista
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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5. Improvisação e dramaturgia: o lugar da improvisação teatral na escrita dramatúrgica
Nesta dissertação estudam-se as relações entre a improvisação teatral e a escrita dramatúrgica, tendo como objetos de estudo o texto teatral Arlequim, servidor de dois amos (1753), de Carlo Goldoni, e o texto resultante de uma das apresentações do espetáculo de improvisação teatral Humor mierda (2010), do grupo mexicano Complot Escena. A investig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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6. Teatro sem vergonha: jovens, oficinas estéticas e mudanças nas imagens de si mesmo
A importância da arte para o desenvolvimento humano e para a produção de mudanças nos modos de viver e de avaliar a realidade vem sendo cada vez mais reconhecida. Considerando a frequente utilização de atividades artísticas como meio e forma de intervenção no trabalho com jovens, objetivou-se, nesta pesquisa-intervenção, problematizar a potenciali
Psicologia: Ciência e Profissão. Publicado em: 2011
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7. Eu te educo, tu me educas : a saga de uma turma apaixonante e apaixonada
O presente trabalho propõe-se a investigar o processo de montagem do texto Romeu e Julieta, realizado pela turma do curso de aprendiz técnico de instalação residencial a gás do grupo SESI FIERGS do município de Esteio, procurando responder a questão: o que levou uma turma do curso de aprendiz técnico a se apaixonar pela montagem teatral Romeu e Julie
Publicado em: 2011
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8. Corpo que age, sente e pensa : dramaturgia do meu corpo e do encontro de duração. Paralelo com a filosofia de Henri Bergson / Body that do, feel and think : creative process and Bergsonism
A partir de uma experiência pessoal de criação do espetáculo TANTAS OUTRAS QUANTAS, solo teatral fundamentado nos métodos de pesquisa do Grupo Lume, esta pesquisa objetiva refletir sobre as condições deflagradoras e o próprio fluxo das experiências de criação. O objetivo é pesquisar: Quais foram as relações entre o agir, o sentir e o pensar nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/01/2010
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9. Corpos em performance : o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores / Bodies in performance : the formative process and the improvisacional aspect of trovadores gauchos and actors
O presente trabalho visou ao desenvolvimento de uma pesquisa que lançasse um olhar sobre algumas qualidades específicas, consideradas necessárias, às Performances cênicas competentes. Esta competência, percebida pela corporeidade, construída pelos performers, depende, entre outros fatores, do seu processo formativo e do desenvolvimento da habilidade p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2010
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10. Os reis vagabundos e as reminiscências no tear de Penélope
Este trabalho é o resultado do mergulho no universo da montagem e das apresentações da peça Os Reis Vagabundos do grupo teatral Tear, de 1982, rememorado pelos participantes da criação bem como pelo seu público. Esta peça é considerada um marco do teatro gaúcho e onde sua encenadora, Maria Helena Lopes, lançou mão de seus principais conceitos de
Publicado em: 2010
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11. Roda de capoeira: rito espetacular
Esta dissertação toma como objeto a capoeira e sua potencialidade cênica. Com uma aproximação do campo da etnocenologia, o estudo aborda a capoeira e analisa alguns de seus aspectos. Além do referencial teórico consultado, esta pesquisa também se baseou na vivência em rodas e aulas de capoeira do Grupo Bantus Capoeira (do qual do qual a autora é in
Publicado em: 2010
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12. Nossas histórias em cena: um encontro com o teatro playback
O teatro playback é uma forma teatral em que os atores improvisam histórias reais contadas por pessoas da platéia, tendo a figura do condutor como elo entre os artistas e o público. Criado em 1975 por Jonathan Fox, já existem grupos que fazem teatro playback em mais de 30 países. No Brasil é uma prática relativamente desconhecida. Nesse sentido essa
Publicado em: 2010