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1. O Memorial de Imigração Polonesa em Curitiba: dinâmicas culturais e interesses políticos no âmbito memoralista
RESUMO Neste artigo, analisa-se o conceito de memorial, considerando as atuais definições de Museu propostas pelo Conselho Internacional de Museus e pelo Instituto Brasileiro de Museus, tendo como objeto de investigação o Memorial de Imigração Polonesa de Curitiba. Evidenciam-se a importância e a complexidade no trato com o patrimônio e as dificuldad
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-04
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2. Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I República Portuguesa
O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetónicos. Em causa, nesse momento histórico, um nov
Educ. rev.. Publicado em: 2013-09
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3. QUANDO O PATRIMÔNIO É UMA IMAGEM QUE QUEBRA: POLÍTICAS DE ACESSO E PRESERVAÇÃO DE COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS DE NEGATIVOS DE VIDRO / WHEN HERITAGE IS AN IMAGE THAT BREAKS: ACCESS POLICIES AND CONSERVATION OF PHOTOGRAPHY COLLECTIONS IN GLASS NEGATIVES
Parte do patrimônio cultural brasileiro encontra-se disperso em arquivos, museus e bibliotecas, todos centros de memória com um objetivo comum: coletar, preservar e colocar a memória da sociedade à disposição de usuários e pesquisadores. Nos arquivos, os suportes materiais são os mais diversos: documentos manuscritos, audiovisuais, sonoros, bibliogr�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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4. Revista do Museu Paulista e(m) capas: identidade e representação institucional em texto e imagem
Este artigo propõe reflexão sobre a escrita da história, a partir de estudo das capas da Revista do Museu Paulista, especialmente durante as gestões dos dois primeiros diretores da instituição, quando certa continuidade editorial foi preservada. Tomadas como "fontes", ou seja, objeto de trabalho do historiador, as capas revelam vestígios de processos
An. mus. paul.. Publicado em: 2012-12
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5. Todos temos um retrato: indivíduo, fotografia e memória no contexto do desaparecimento de pessoas
Como na construção de um origami, as imagens que representam o desaparecimento de pessoas na Argentina e a ação terrorista do Estado durante os anos 1970 dobram-se e redobram-se repetidamente, até compor uma nova figura. Essas dobraduras, como os papéis coloridos que são dobrados, têm a ver com as descobertas, as manipulações, a circulação e os u
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2012-06
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6. MemÃrias da Cidade: RepresentaÃÃes de Fortaleza no Museu do CearÃ. / Memorias de la ciudad: representaciÃn de Fortaleza en Museo de CearÃ.
O trabalho analisa as formas de representaÃÃo de Fortaleza a partir das exposiÃÃes do Museu do CearÃ, instituiÃÃo localizada no centro histÃrico da cidade. Parte-se do princÃpio que os objetos nele expostos expressam traÃos culturais materiais e imateriais da sociedade, motivando reflexÃes sobre o passado e o presente. A pesquisa foi realizada por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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7. Disseminação da arte pela imagem : sítios de museus de arte no Brasil
Contextualiza a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade, especialmente no universo do patrimônio digital, materializado nos sítios de instituições museológicas de artes visuais brasileiras. Tem por principal objetivo averiguar que conteúdos informacionais são apresentados nos sítios de museus brasileiros, enfocando: a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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8. VJEDU : vídeo jockey educativo em software interativo para o visitante de uma exposição de arte
Esta tese se constituiu a partir de um interesse sobre o campo da arte e da tecnologia. A arte, independente de seu suporte, é uma forma de expressão e de experimentação legítima da criação humana, explorando os limites de significação e ressignificação da vida, da produção de sentido e da constante maneira de inventar atributos, contaminados de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas
Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematog
Publicado em: 2010
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10. Pedra que te quero palavra : discursividade e semiose no (con)texto arqueológico da tradição Itaparica
A reflexão primordial desta tese se concentra na constituição e apreensão da cultura material enquanto expressão textual, nas dimensões da discursividade e semiótica. A cultura material arqueológica da Tradição Itaparica, uma sociedade de caçadores e coletores, temporalmente demarcada no Holoceno Antigo, tanto é percebida como um texto silencioso
Publicado em: 2010
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11. O papel educativo dos jardins botânicos: análise das ações educativas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro / The Educational Role of Botanical Gardens: analysis of the educational actions of the Rio de Janeiro Botanical Garden
Os jardins botânicos são tipos muito peculiares de museus, principalmente porque apresentam exposições em que os elementos são vivos e, em sua maioria, imóveis. Destaca-se dentre as diversas funções definidas para esse tipo de instituição, a função educativa, em uma perspectiva da valorização crescente da Educação Não Formal. Em uma perspect
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2009
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12. Letra e imagem : a tipografia nas capas de livros desenhadas por Eugenio Hirsch / Letter and image : Typography on book covers by Eugenio Hirsch
Eugênio Hirsch (Viena, 1923 - Rio de Janeiro, 2001) é mais conhecido por seu trabalho na editora Civilização Brasileira na primeira metade da década de 1960. Sua atuação na editora do Rio de Janeiro foi marcada pela versatilidade de recursos visuais e pela ampla liberdade concedida pelo editor Ênio Silveira. No mesmo período produziu capas para a ed
Publicado em: 2009