Ideologia E Cinema
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
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1. CINEMA, IDEOLOGIA E INCONSCIENTE: COLIN MACCABE, STEPHEN HEATH E A SCREEN THEORY
Resumo Abordagens do funcionamento da ideologia, da discursividade e da subjetividade foram desenvolvidas e convergiram nos estudos cinematográficos nos anos 1970, na França e na Grã-Bretanha. Tais desenvolvimentos e convergência sucederam com o engajamento político de intelectuais, a partir da influência de Louis Althusser e Jacques Lacan. Esta retros
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2021-08
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2. NA MÁSCARA DE UM FILME DE ARTES MARCIAIS: UMA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO HAMLET DE WILLIAM SHAKESPEARE
Resumos O comunicado de imprensa do director chinês de cinema Feng Xiao Gang sobre The Banquet, em 2006, declara que é a primeira adaptação cinematográfica chinesa de Hamlet. Feng escolhe achinesar a peça, e entremear elementos culturais, enquadrando a peça em um filme chinês de artes marciais e aplicando a máscara Nuo chinesa e sua variação na in
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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3. “INTERPELAÇÃO FANTASMAGÓRICA”: COMPREENDER E SUBVERTER A ESTÉTICA DA VIDA COTIDIANA COM WALTER BENJAMIN E LOUIS ALTHUSSER
RESUMO Este artigo pretende introduzir o conceito de “interpelação fantasmagórica”. O esforço teórico se inspira nos conceitos de “fantasmagoria”, de Walter Benjamin, e de “interpelação ideológica”, de Louis Althusser. A proposta é aliar suas respectivas filosofias em processo a seus materialismos “antropológico” e “aleatório”,
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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4. O American Dream e a cultura das aparências em Little Caesar, de Meryvn LeRoy
Resumo Considerado o precursor dos filmes sonoros de gângster do chamado período “clássico” desse gênero, Little Caesar, dirigido por Mervyn LeRoy em 1931, narra o percurso do protagonista Rico Bandello (Edward G. Robinson) da sua ascensão à liderança da gangue à sua queda no final do filme. Little Caesar, além de estabelecer os parâmetros segu
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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5. Clássicos do cinema nas aulas de ciências - A física em 2001: uma odisseia no espaço
Quando se fala em usar ficção científica em aulas de física, o filme 2001: uma odisseia no espaço, dirigido por Stanley Kubrick, aparece como referência mais ou menos obrigatória. Nosso objetivo é argumentar que o interesse da comunidade de educadores em física por esse filme é consequência de uma escolha narrativa de Kubrick e de Arthur Clarke, o
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2013
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6. Cartas para quem? : o funcionamento discursivo da "falta" no filme Central do Brasil / Letters to who? : the discoursive functioning of the "lack" in the film Central Station
Prezado viajante, Este bilhete lhe dá direito a uma viagem pela estrada metodológica da Análise de Discurso Materialista para que você contemple o filme em DVD ?Central do Brasil?, de Walter Salles Jr. Você passará por três estações a partir da ausência do pai como principal metáfora articuladora dos trilhos narrativos, para que você veja o entre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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7. Guerra, nação e cinema: uma leitura filmográfica sobre as motivações norte-americanas para a ação beligerante / War, nation and cinema: a filmography reading about the U.S. motives for action belligerent
Os Estados Unidos são um país de tradição beligerante. É comum encontrar em suas praças públicas estátuas e monumentos de figuras militares, além de reservarem dias específicos para homenageá-los; desfiles e cerimônias militares são exibidos em diversas regiões do país e inúmeras produções cinematográficas são realizadas representando a p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
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8. Cinema utópico: a construção de um novo homem e um novo mundo
O cinema, desde seus primórdios, prefigurou o espaço cibernético como um novo espaço imaterial construído coletivamente. A concepção desse outro lugar não físico para o qual o homem poderia migrar estabelece para o cinema e para o ciberespaço uma relação direta com as utopias. Na acepção do romance filosófico de Thomas More, a Utopia define-se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011
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9. Robert Kramer: técnica, paixão e ideologia
Uma revisão crítica da obra do cineasta Robert Kramer, considerando as relações que propõe sua obra, a partir da utilização virtuosa de diversas máquinas audiovisuais em suas especificidades e combinações. O cinema, o vídeo, a televisão e as novas tecnologias constituem, em Kramer, processos de criação que dão origem a um trabalho expressivo c
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011
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10. Cinema e ideologia : a espetacularização e os discursos acerca do policial e do bandido na sociedade moderna
A luta entre mocinho e bandido não é uma temática recente na história do cinema. No caso da cinematografia nacional, encontramos, em algumas obras, uma separação em dois pólos: policial e bandido. Contudo, o que é bastante curioso notar é o fato de que em filmes como Carandiru, de Hector Babenco (2002) ou O bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganz
Publicado em: 2011
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11. A crítica da ideologia no cinema brasileiro: desengano, pragmatismo, cinismo / The critique of ideology in Brazilian cinema: disillusion pragmatism, cynicism
Nos anos 1960, o Cinema Novo questionou a importação do modelo de produção do cinema narrativo clássico para o Brasil. A rejeição das convenções clássicas de linguagem acompanhou a afirmação de uma luta ideológica contra o status quo. Em relação estreita com o ideário da esquerda nacionalista, ao seu modo, os filmes cinemanovistas pensaram as
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2010
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12. A Ãtica RevolucionÃria: Utopia e DesgraÃa em Terra em Transe (1967). / Ethics revolutionary: utopia and disgrace in "Entranced earth" (1967)
Os cinemanovistas produziram narrativas audiovisuais sobre a teoria e a aÃÃo revolucionÃria, em concomitÃncia com as narrativas escritas no seio da militÃncia e da intelectualidade, consagrando-se, assim, como alguns dos principais formuladores da ideologia da revoluÃÃo brasileira. Com base nessa premissa, analisa-se como o filme "Terra em transe" (19
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2010