Identidades Musicais
Mostrando 1-12 de 28 artigos, teses e dissertações.
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1. Em busca da identidade dos instrumentos musicais no Brasil: um estudo exploratório da literatura de cordel
RESUMO O presente trabalho procura, em consulta a uma coleção de 2340 obras da Literatura de Cordel, explorar identidades culturais presentes nos instrumentos musicais aparentemente mais populares junto à população cultora de tal forma literária - sertão nordestino e parte da Região Norte do Brasil - desde o final do século XIX até o presente. Há
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-04
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2. Imagens do Brasil na música erudita do século XX: reflexões conceituais sobre identidades culturais brasileiras
Resumo:O presente artigo trata do processo de construção de imagens na elaboração da identidade cultural expressa na música erudita brasileira, durante o século XX. Para isso, buscou-se apontar algumas questões conceituais, relacionadas à narrativa, às criações de imagens e à identidade cultural, que são fundamentais para o entendimento da cultu
Per musi. Publicado em: 2015-12
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3. O coletivo anônimo e a trama dos gêneros: subjetivações plurais e intertextualidade no Brasil dos anos 1960
Este ensaio destaca a pouco compreendida pluralidade de gêneros musicais na MPB e na Tropicália da década de 1960, relacionando-a aos abalos vividos no período. Tal pluralidade de gêneros é inédita em um conjunto unitário de práticas na história da música popular brasileira, e argumenta-se que seu surgimento em momento marcado pela busca de partic
Per musi. Publicado em: 2014-12
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4. Em busca de um novo horizonte: o encontro de artes e tradição gaúcha e a universalização do tradicionalismo
O artigo se inspira no livro A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação em que Oliven (2006), no capítulo intitulado "Em busca do tempo perdido: o Movimento Tradicionalista Gaúcho" aborda sua constituição histórica e dimensões antropológicas. Ao igualmente ressaltar seu caráter mítico de invenção das tradições gaúchas pelos trad
Horiz. antropol.. Publicado em: 2013-12
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5. Poder e identidade grupal: um estudo em corporações musicais da região das vertentes
A investigação produzida buscou compreender a constituição histórica das formações identitárias e suas articulações com as relações de poder, no desempenho das atividades cotidianas de três corporações musicais mineiras. Percebeu-se que o processo identitário dos músicos é permeado pelo prestígio e valor que a tradição musical imprime na
Psicol. Soc.. Publicado em: 2013
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6. Representações sociais de música em processos de educação musical formal e não formal de uma escola de educação básica / Social representations of music in formal and non formal processes of music education in a Basic Education school
Esta dissertação tem como objetivo geral compreender como as representações sociais de música que permeiam as relações sociais de uma escola de educação básica de um município do interior do Estado de Santa Catarina se relacionam com as práticas formais e não formais do ensino de música nela desenvolvidas. Os objetivos específicos buscaram com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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7. PRÁTICAS MUSICAIS COTIDIANAS NA CULTURA GOSPEL: UM ESTUDO DE CASO NO MINISTÉRIO DE LOUVOR SOMOS IGREJA / EVERYDAY MUSICAL PRACTICES IN GOSPEL CULTURE: CASE STUDY ON THE PRAISE MINISTRY SOMOS IGREJA
O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor Somos Igreja da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta-RS. A pesquisa procura compreender como se produzem essas práticas no contexto evangélico, como elas são vivenciada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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8. Below \ Pogréssio\": urbanization, culture and popular experience in João Rubinato and other \ sambistas\ from São Paulo (1951-1969) / Debaixo do \ Pogréssio\ : urbanização, cultura e experiência popular em João Rubinato e outros sambistas paulistanos (1951-1969)
A proposição central desta tese é investigar o processo de urbanização da cidade de São Paulo, nas décadas de 1950 e 1960, numa perspectiva \"a partir de baixo\" (from below), seguindo uma linha metodológica de investigação em história social que remonta ao marxismo britânico, particularmente da forma proposta por E. P. Thompson e Raymond William
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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9. "Eu canto samba" ou "Tudo isto é fado" : uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos / "I sing samba" or "It's all fado" : a multi-sited ethnography on the recriation of choro, samba and fado by young musicians
O choro, o samba e o fado são gêneros musicais populares e tradicionais e estão vinculados com a identidade e o imaginário dos seus países de origem, Brasil e Portugal. Na última década jovens músicos estão redescobrindo estes gêneros musicais através das suas práticas musicais, com a valorização das formas coletivas de aprendizagem e ambientes
Publicado em: 2011
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10. O rap e o funk na socialização de jovens : um estudo de caso / Rap and funk in the socialization of young people - a case study
A presente pesquisa tem como foco o estudo da música como meio de expressão e socialização de jovens com idades entre 10 e 14 anos que freqüentam o SASE (Serviço de Apoio Sócio-educativo) no turno inverso da escola. Esse espaço educativo está situado na zona Leste de Porto Alegre. Os jovens que usufruem desse serviço são considerados jovens que vi
Publicado em: 2011
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11. Etnogeografia do underground cristão brasileiro: concentração e dispersão das Tribos em nome do Senhor / Underground brazilian christian etnogeography: the concentration and dispersal of tribes in the name of the Lord
A presente pesquisa visa investigar as identidades e formas espaciais cambiantes produzidas pelo movimento emergente underground cristão. Situados dentro de um campo mais vasto ao qual estão ligados os evangélicos e jovens de outras redes de afinidade estética , o movimento agrega diferentes grupamentos e manifestações religiosas, identitário-culturai
Publicado em: 2011
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12. Identidade musical em pacientes com esclerose múltipla
Autobiografias musicais constituem um recurso terapêutico pelo qual indivíduos definem a si mesmos, auxiliando a (re)construção da identidade e contribuindo para a melhora da qualidade de vida de portadores de esclerose múltipla (EM). Oito pacientes adultos sob acompanhamento no Centro de Investigação em esclerose múltipla (CIEM) da UFMG, selecionara
Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Publicado em: 2009-03