Iconografia E Morte
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Posteridades de Limite no cinema brasileiro
RESUMO Num exercício de revisita a Limite (Mário Peixoto, 1931) por ocasião das discussões sobre o modernismo brasileiro travadas no centenário da Semana de Arte Moderna, o artigo questiona o postulado historiográfico segundo o qual o filme não teve precursores nem sucessores no Brasil. Concentrando-nos no caso dos sucessores, apontaremos três dimens
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
-
2. A presença do Novo Mundo na iconografia da morte e dos sonhos de São Francisco Xavier: a missão jesuítica e as partes e gentes do Império Português
A proposta deste artigo é analisar diferentes leituras pictóricas da morte e dos sonhos de S. Francisco Xavier, desde inícios do século XVII até a parte da pesquisa em relação à morte deriva de monografia defendida em 2010 na Unifesp. Versões da parte sobre o sonho foram apresentadas em congressos em 2010 e uma prévia bastante resumida foi publicad
Varia hist.. Publicado em: 2014-08
-
3. A "bela morte"
É com uma realidade encoberta, com o pudor e com a vergonha que se articula a visão do corpo do morto; a problemática do fantasma ligado ao morto. Se a sexualidade parece-nos, atualmente, menos velada do que na época clássica, a morte, por sua vez, tornou-se tabu e deslocou-se para a esfera privada, para o território da intimidade psicológica, o que P
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica. Publicado em: 2012-06
-
4. Representações iconográficas e literárias da produção de alimentos: espaços, atores e ideologias entre Antiguidade e Idade Média
Propõe-se um estudo iconográfico e literário do trabalho sazonal como ciclo produtivo, entre Antiguidade e Idade Média Tardia. Procurou-se estabelecer laços entre iconografias e economia e sociedade que as produziram. A representação auspiciosa prevalece, no panorama histórico das iconografias ligadas à previsão e à esperança de abundância. No �
Revista de Nutrição. Publicado em: 2010-02
-
5. Da Áustria ao Paraná : a trajetória imagética de Hans Kopp, primeiro fotógrafo
Este trabalho resgata a trajetória imagética do primeiro fotógrafo de Rolândia (PR), o austríaco Hans Kopp, que imigrou para o Brasil depois de haver combatido na Primeira Guerra Mundial. Fincou raízes no norte do Paraná, onde registrou fotograficamente o despontar das novas cidades. O trabalho faz uma retrospectiva da vida e obra de Hans Kopp, de seu
Publicado em: 2010
-
6. Televisão universitária online : a experiência da TV UERJ, a primeira do Brasil
Este trabalho resgata a trajetória imagética do primeiro fotógrafo de Rolândia (PR), o austríaco Hans Kopp, que imigrou para o Brasil depois de haver combatido na Primeira Guerra Mundial. Fincou raízes no norte do Paraná, onde registrou fotograficamente o despontar das novas cidades. O trabalho faz uma retrospectiva da vida e obra de Hans Kopp, de seu
Publicado em: 2010
-
7. The Trojan War in the Athenian imaginary: its representation in Attic vases in the 6th and 5th centuries B.C. / A Guerra de Tróia no imaginário ateniense: sua representação nos vasos áticos dos séculos VI-V a.C.
O autor pergunta, a partir da iconografia da Guerra de Tróia, pelo lugar da guerra no imaginário ateniense durante os séculos VI-V a.C.. O corpus da pesquisa é constituído por 248 vasos áticos referentes a nove cenas: 1) Armamento de Aquiles; 2) Partida de Aquiles; os duelos entre 3) Páris e Menelau, 4) Enéias e Diomedes, 5) Ájax e Heitor, 6) Aquile
Publicado em: 2009
-
8. Dame Sébastienne et le Christ Fléché: iconographie et mémoire rituelle: le cas du Nouveau-Mexique
No começo do século XIX, na região do Novo México, a necessidade de celebrar alguns rituais essenciais, num contexto definido não apenas pelo isolamento, mas também pelo constante contato/conflito com os índios, fez nascer uma nova tradição religiosa, quase completamente fora de qualquer controle eclesiástico. Este paper é um estudo dessas novas t
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2008-06
-
9. Urbanização, poder e práticas relativas á morte no sul da Bahia, 1880-1950. / Urbanization, power and practices related to death in southern Bahia, 1880-1950.
Esta tese se propõe centralmente compreender práticas e representações relativas à morte na região Sul da Bahia, de 1880 a 1950, relacionando-as com o quadro social, econômico e político no contexto de emergência, florescimento e início do declínio da lavoura cacaueira. Enfoca em especial os mecanismos baseados nas relações familiares e nas prá
Publicado em: 2008
-
10. A Morte e o além : iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX)
Este trabalho analisa pinturas murais religiosas sobre temáticas relacionadas à morte e ao além, encontradas em igrejas católicas da região central do Rio Grande do Sul. Pinturas realizadas ao longo do século XX e selecionadas com base em amostragem reunida em arquivos fotográficos representativos de 192 municípios. A partir de uma abordagem iconoló
Publicado em: 2007
-
11. A boa morte e o bem morrer: culto, doutrina, iconografia e irmandades mineiras (1721 A 1822)
Nesta dissertação abordamos a concepção imortalista cristã, cuja doutrina não ignora as leis biológicas, mas, ao contrário, reconhece na finitude física o portal para a eternidade do ser.
Publicado em: 2006
-
12. Buddha Sãkyamuni obsequies : death, lament and transcendence in the Indo-Buddhist iconography of Gandhãra / As exéquias do Buda Sãkyamuni : morte, lamento e transcendência na iconografia indiano-budista de Gandhara
Esta tese tem por objetivo verificar se a incorporação do esquema iconográfico do Lamento Fúnebre presente no repertório do Ciclo do Mahãparinirvãna do Buda Sãkyamuni, possuiu uma origem estrangeira: a representação da próthesis - a exposição do morto - grega. Essa iconografia foi desenvolvida entre os séculos I e III d.C. em Gandhãra, na fron
Publicado em: 2006