Hipermidia Na Educacao
Mostrando 13-24 de 45 artigos, teses e dissertações.
-
13. Arquitetura de sistemas hipermídia adaptativos baseada em atributos de qualidade. / Architecture of adaptive hypermedia systems based on quality attributes.
A hipermídia adaptativa permite o desenvolvimento de sistemas capazes de fornecer um conteúdo personalizado para cada usuário, baseado em suas características individuais. Essa capacidade é importante em áreas como o ensino, em que o conteúdo didático pode ser apresentado de forma individualizada, de acordo com o progresso e interesse do aluno. Dentr
Publicado em: 2010
-
14. Modelos Proativos para Hipermídia Adaptativa / Proactive models for adaptive hypermedia
Os Sistemas de Hipermídia (SH) vem se tornando cada vez mais populares em diversas áreas de aplicação, tais como educação, marketing, comércio elétrico, informação pessoal e serviços inteligentes de interface. Atualmente um dos principais ramos da pesquisa em SH são os Sistemas de Hipermídia Adaptativa (SHA) [BRU 96] [ESP 97], juntamente com as
Publicado em: 2010
-
15. NAVIGATION`S DESIGN IN EDUCATIONAL SITES FOR CHILDREN: THE EFFECTS ON TASKS PERFORMANCE / DESIGN DA NAVEGAÇÃO EM SITES INFANTIS EDUCACIONAIS: OS EFEITOS NO DESEMPENHO DAS TAREFAS
O acesso à tecnologia computacional vem ocorrendo em ambientes residenciais e escolares com objetivos não só lúdicos, mas também educacionais. Uma parcela desse processo tem sido a utilização de sites infantis educacionais por crianças em suas residências e nas escolas. Contudo, em muitas ocasiões, os usuários ficam desorientados na navegação do
Publicado em: 2010
-
16. Network technologies and the construction of knowledge: use of social networks as a teacher / Tecnologias em rede e a construção de conhecimento: uso das redes sociais na atividade docente
The aim of this study is to present and analyze the use of the current concept of social networking environments in public schools, bringing the Internet and cyberspace as a place that not only encourages the dialogue among members of the digital networks but also allow the collaborative construction of user groups related to shared contents cognitively. It
Publicado em: 2010
-
17. AdaptHA : ambiente para autoria e ensino adaptativo / AdaptHA: adaptive authorship and learning environment
A Web vem se apresentando um meio cada vez mais promissor para o desenvolvimento de sistemas de ensino. Um dos grandes desafios é fazer uso das vantagens da Web, que torna a aprendizagem disponível em qualquer lugar e em qualquer momento, e criar para o aluno uma experiência de aprendizagem individualizada, que represente um significante melhoramento quan
Publicado em: 2010
-
18. Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hipermidiáticas tendo o inglês como língua franca
Esta investigação teve como objetivo principal identificar as ações de aprendizagem utilizadas por jovens nativos digitais em sua interação com redes hipermidiáticas, em especial jogos computacionais disponíveis na Internet, mais conhecidos como games, que têm o inglês como língua de comunicação comum a todos seus usuários, com características
Publicado em: 2010
-
19. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a Distância
O presente artigo discute os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a Distância. Para isso, contextualiza a questão das tecnologias e seus impactos na Educação. Apresenta as inserções da hipermídia e de suas aplicabilidades dentro deste cenário e descreve os Ambientes Hipermidiáticos, as suas funções e correlações nos
Perspectivas em Ciência da Informação. Publicado em: 2009-04
-
20. Um modelo para a elaboração colaborativa de conteúdos didáticos digitais que utilizem a metáfora de histórias em quadrinhos e recursos hipermídia
Este trabalho apresenta uma proposta para melhoria do processo de elaboração de conteúdos para cursos digitais presenciais e à distância. A pesquisa é orientada no objetivo de se obter um bom resultado no aprendizado do aluno e no desafio de se obter rapidez e eficiência na elaboração dos conteúdos. A presente pesquisa teve como cenário o projeto
Publicado em: 2009
-
21. Os jogos eletrônicos na América Latina: mercado de trabalho, habilidades cognitivas e identidade cultural em tempos de tecnocultura / Eletronic games in America Latina: the job market, cognitive abilities and cultural identity in technos times
O presente estudo constitui-se de uma análise exploratória bibliográfica, e vale-se de pesquisas de campo registradas em diversas publicações como anais de congressos, livros, revistas e websites. Seu objetivo é aprofundar o entendimento sobre de que maneiras os jogos eletrônicos inserem-se na vida dos jovens latino-americano. Optou-se por analisar ta
Publicado em: 2009
-
22. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação
Nos últimos vinte anos o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação, bem como a ampliação de seus usos têm criado enormes expectativas e possibilidades na educação escolar. Em relação à Educação Ambiental, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação representa um avanço no ensino formal, já que a integr
Sociedade & Natureza. Publicado em: 2008-06
-
23. Sistemas Hipermídia adaptativos para a educação baseada na web: uma visão semiótica. / Adaptive hypermedia system for web based education: a semiotic approach.
A Educação Baseada em Web vem crescendo substancialmente ao longo dos últimos anos; em decorrência desse fator, aumenta a diversidade de alunos que buscam através desse meio uma alternativa para sua formação, seja ela acadêmica ou profissional. Esses alunos possuem diferentes características pessoais, sócio-culturais e cognitivas, e desta maneira p
Publicado em: 2008
-
24. Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário / Adaptifve interface in the adaptweb environment : adaptive navgaition and adaptive presentation based on user’s model
A área de pesquisa em Informática na Educação tem evoluído com a introdução da Internet e milhares de cursos baseados na Web que surgiram nos últimos anos. Entretanto, estas novas aplicações educacionais são, em muitos casos, desenvolvidas como um repositório estático de conteúdo, sem aproveitar adequadamente as características dinâmicas e de
Publicado em: 2008