Heranca Cultural Africana
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Arte, mito e educação entre os fons do Benin: a estátua de Gu
RESUMO O presente artigo tem como escopo a reflexão sobre a relação entre arte, mito e ancestralidade entre um dos povos mais tradicionais da costa oeste africana, os Fons do Benin. Nesta reflexão, que tomará a estatuária beninense como mote, foi escolhida a estátua de Gu, um ancestral mítico presente na cultura dos fons, surgido no contexto do hibri
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
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2. Voz e memória cultural em Litoral: Reseña de una vida inútil (1926-1959), de Luis Palés Matos
RESUMO O artigo propõe uma análise da questão da sonoridade em uma seleção dos escritos do poeta porto-riquenho Luis Palés Matos (1898-1959) através da relação com a memória coletiva das Antilhas. Examino a importância da musicalidade em dois níveis diferentes: no nível da forma estética - na sonoridade, no ritmo - e no nível das representaç�
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
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3. Cais do Valongo: patrimonialização de locais, objetos e herança africana
Resumo Neste artigo problematizamos diferentes sentidos (culturais e religiosos) atribuídos ao Cais do Valongo, considerado o principal porto de entrada dos africanos escravizados no Brasil, desde que foi redescoberto nas escavações e entrou na pauta do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. De uma “africanidade” cu
Relig. soc.. Publicado em: 2015-12
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4. On the border between culture and religion. Public policies for Afro-Brazilian religions in Brazil
Este texto tem como objetivo problematizar algumas questões recentes a respeito da promoção de políticas públicas para afrorreligiosos no Brasil. Para obter acesso a estas políticas, os afro-religiosos tem se organizado nas últimas décadas sob a forma de associações civis e suas lideranças participam de diversos conselhos e comitês ministeriais.
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2014-12
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5. Recriando áfricas: subalternidade e identidade africana no camdoblé de Ketu / Recreating Africas: subordination and identity in African camdoblé of Ketu
A história do Candomblé como uma recriação diaspórica originada a partir de migração forçada de africanos escravizados envolve tanto os processos de perseguição e demonização que empreenderam a subalternização do sujeito negro e da cultura de origem africana no Brasil, quanto o hibridismo cultural que permitiu a reinvenção e, ao mesmo tempo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
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6. Recriando áfricas: subalternidade e identidade africana no camdoblé de Ketu / Recreating Africas: subordination and identity in African camdoblé of Ketu
A história do Candomblé como uma recriação diaspórica originada a partir de migração forçada de africanos escravizados envolve tanto os processos de perseguição e demonização que empreenderam a subalternização do sujeito negro e da cultura de origem africana no Brasil, quanto o hibridismo cultural que permitiu a reinvenção e, ao mesmo tempo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
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7. IDENTITIES: interface between religion and negritude. / IDENTIDADES: interface entre religião e negritude.
Esse trabalho tem o objetivo de estabelecer a relação entre o pertencimento religioso e a negritude. Para tanto, realizamos entrevistas individuais com dois grupos religiosos distintos: seis pessoas da Igreja Universal do Reino de Deus e seis pessoas do Candomblé. Questionamos sobre o pertencimento racial e religioso. Realizamos uma análise qualitativa n
Publicado em: 2010
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8. Apropiação identitária da cor na cultura baiana / Apropiaciõn identidaria del color en la cultura baiana
Este estudo retrata a importância da apropriação identitária da cor na cultura baiana, enfocando suas variáveis, ou seja, a luz que incide sobre a cidade, o povo e consequetemente a arte como personagens desse contexto. Tais elementos quando reunidos formam um cenário popular e histórico, capaz de transmitir uma visão muito peculiar de identidade que
Publicado em: 2009
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9. Identidade e comunidade escrava: um ensaio
Este artigo procura fazer um balanço historiográfico acerca da posição de historiadores que defendem o pressuposto de que as heranças culturais africanas estavam bastante vivas entre os escravos no Brasil, pelo menos até o fim do tráfico atlântico. Como ensaio, pretende também discutir se existiria um estado de guerra em terras brasileiras, oriundo
Tempo. Publicado em: 2007
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10. Imagens poéticas: o negro a África e a noite na literatura de Oswaldo de Camargo: o negro; a África e a noite na literatura de Oswaldo Camargo
Estudo das imagens do "negro", da "África" e da "noite" na poética de Oswado de Camargo. A partir do estudo das imagens do "negro" e da "África", refletiu-se sobr a multiplicidade étnica e cultural da formação nacional, e sobre a construção da "identidade negra", enfatizando o reconhecimento da herança africana e a denúncia do processo de "branquea
Publicado em: 2007
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11. História genética dos gaúchos - dinâmica populacional do sul do Brasil
Visando avaliar a extensão da diversidade genética do povo gaúcho, e com isso resgatar parte de sua história, foi realizado um estudo envolvendo 547 indivíduos, sendo 278 Nativos Americanos (Guarani e Kaingang) e 269 provenientes de populações miscigenadas do Rio Grande do Sul (RS). Foram estudados marcadores uniparentais de herança materna e paterna
Publicado em: 2007
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12. Viagem e identidade em "Mazanga" e "O último vôo do flamingo"
Ao realizar um estudo comparatista das obras "Mazanga" , de Alberto Oliveira Pinto, e "O último vôo do flamingo", de Mia Couto, esta tese objetiva abordar o tema da viagem associado ao conceito de viagem para dentro , de Edward Said. Ao analisar, nesses textos, a narração da viagem associada à estratégia da viagem para dentro, esta abordagem permite fa
Publicado em: 2006