Heranca Africana
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13. LARÓYÈ: EXU NA OBRA DE MARIO CRAVO NETO / LARÓYÈ: EXU IN THE WORK OF MARIO CRAVO NETO
O presente trabalho detém-se no estudo da (re)significação da herança religiosa e mitológica dos orixás na produção artística afro-brasileira, com ênfase na presença simbólica do mensageiro Exu na obra de Mario Cravo Neto. Nesta pesquisa buscamos a compreensão do contexto artístico afro-brasileiro e as diferentes formas de representação do me
Publicado em: 2008
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14. Prevalência de discromatopsia nos quilombolas de Monte Alegre de Goiás (Kalungas)
Os Kalungas são descendentes de quilombolas, remanescentes dos quilombos, redutos de ex-escravos de origem africana. Vivem em semi-isolamento, há quase 300 anos, nas regiões rurais das cidades de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, no nordeste do Estado de Goiás. Vivem da agricultura de subsistência, da criação de pequenos rebanho
Publicado em: 2008
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15. Neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras: Significados do ataque aos símbolos da herança religiosa africana no Brasil contemporâneo
Neste trabalho, pretendo analisar as relações de proximidade e antagonismo existentes entre o neopentecostalismo e as religiões afro-brasileiras, e suas conseqüências na transformação do imaginário social brasileiro construído a partir dos valores existentes nesses dois campos.
Mana. Publicado em: 2007-04
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16. Identidade e comunidade escrava: um ensaio
Este artigo procura fazer um balanço historiográfico acerca da posição de historiadores que defendem o pressuposto de que as heranças culturais africanas estavam bastante vivas entre os escravos no Brasil, pelo menos até o fim do tráfico atlântico. Como ensaio, pretende também discutir se existiria um estado de guerra em terras brasileiras, oriundo
Tempo. Publicado em: 2007
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17. A escolarização da peça Sortilégio II Mistério Negro de Zumbi Redivivo de Abdias Nascimento
Este trabalho é uma adaptação para o Ensino Médio, em forma de narrativa ficcional, de parte da peça Sortilégio Mistério Negro de Zumbi Redivivo, de Abdias do Nascimento. O escritor tem como temática no seu universo literário o homem afro-descendente, seus anseios, conflitos, lutas e conquistas. A peça é trabalhada a partir da temática do conflit
Publicado em: 2007
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18. Imagens poéticas: o negro a África e a noite na literatura de Oswaldo de Camargo: o negro; a África e a noite na literatura de Oswaldo Camargo
Estudo das imagens do "negro", da "África" e da "noite" na poética de Oswado de Camargo. A partir do estudo das imagens do "negro" e da "África", refletiu-se sobr a multiplicidade étnica e cultural da formação nacional, e sobre a construção da "identidade negra", enfatizando o reconhecimento da herança africana e a denúncia do processo de "branquea
Publicado em: 2007
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19. De Oyó-Ilé a Ilé-Yo: Xangô e o patrimônio civilizatório nagô na identidade de um rapper afrodescendente / From the Oyó-Ilé to the Ilé-Yo: Xangô and the civilizatory nagô patrimony in the identity of an afrodescendent rapper
A presente pesquisa procura compreender como o patrimônio civilizatório dos iorubás - conhecidos como nagôs no Brasil - possibilita que identidades afrodescendentes se constituam com um sentido emancipatório ao respeitarem a liberdade das diferenças com a valorização da igualdade social. O respeito à alteridade é valor fundamental entre os nagôs e
Publicado em: 2007
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20. A roda da capoeira Angola: os sentidos em jogo. / The roda in Capoeira Angola: the senses in joke.
A partir de uma pesquisa participante em dois grupos de capoeira angola de Salvador, investiga-se de que modo é (re)produzida e transmitida a prática tradicional e ritual, herança das matrizes culturais africanas e afro-brasileiras, em coletivos que se caracterizam, na contemporaneidade, pela heterogeneidade de seus membros. O enfoque recai sobre o percur
Publicado em: 2007
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21. Brasil e África do Sul: os paradoxos da democracia. Memória política em democracias com herança autoritária / Brazil and South Africal: the democracy´s paradoxes - political memory in democracies with autoritarian legacy
As catástrofes coletivas impostas pelos regimes autoritários, sejam eles racistas, tal como o apartheid na África do Sul, sejam eles diretamente políticos, tal como a ditadura militar no Brasil, implicam esforços diários de reflexão e ação política. O que caracteriza estes governos é a violação aos direitos de seus cidadãos por meio de um bruta
Publicado em: 2007
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22. História genética dos gaúchos - dinâmica populacional do sul do Brasil
Visando avaliar a extensão da diversidade genética do povo gaúcho, e com isso resgatar parte de sua história, foi realizado um estudo envolvendo 547 indivíduos, sendo 278 Nativos Americanos (Guarani e Kaingang) e 269 provenientes de populações miscigenadas do Rio Grande do Sul (RS). Foram estudados marcadores uniparentais de herança materna e paterna
Publicado em: 2007
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23. Viagem e identidade em "Mazanga" e "O último vôo do flamingo"
Ao realizar um estudo comparatista das obras "Mazanga" , de Alberto Oliveira Pinto, e "O último vôo do flamingo", de Mia Couto, esta tese objetiva abordar o tema da viagem associado ao conceito de viagem para dentro , de Edward Said. Ao analisar, nesses textos, a narração da viagem associada à estratégia da viagem para dentro, esta abordagem permite fa
Publicado em: 2006
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24. O poder da cultura e a cultura no poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil
O livro discute as políticas públicas na área de cultura, no período dos anos 60 aos anos 90, demonstrando como os símbolos afro-brasileiros foram sendo ressignificados, a partir do estabelecimento de novas demandas, seja pela política institucional ou pelos movimentos negros. Trata-se de um estudo pioneiro, principalmente quando analisadas a dinâmica da sociedade brasileira e as mudanças na adoção da simbologia de origem africana por distintos atores sociais.
Autor(es): Santos, Jocélio Teles dos
EDUFBA. Publicado em: 2005