Grotesco
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13. Elementos argumentativos da carnavalização bakhtiniana na iconografia do heavy metal
O chamado rock pesado, sobretudo o gênero heavy metal utiliza, em larga escala, uma iconografia considerada hostil, abusiva, infesta e agressiva na apresentação visual de seus produtos. A presença do grotesco no vasto universo ilustrativo de capas de LPs, CDs e DVDs disponíveis no mercado fonográfico funciona como argumento para evidenciar a quebra de
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2014-07
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14. A carnavalização na teledramaturgia de Dias Gomes: a presença do realismo grotesco na modernização da telenovela
Este artigo mostra como O Bem Amado (1973) e Saramandaia (1976), ambas de Dias Gomes, se inscreveram dentro dos princípios estéticos do realismo grotesco e da carnavalização. A partir da teoria do romance bakhtiniana, são analisadas cenas daquelas telenovelas em que tais princípios se encontram na plenitude dos sentidos propostos. Essas produções for
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-06
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15. Capítulo II - Hilda Hilst no fluxo do grotesco: o horizonte histórico de textos grotescos
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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16. Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
A compreensão de Contos d’Escárnio não poderia restringir-se à construção do horizonte no qual nasce, o século XX. A intenção de escrever lixo e bestagem, anunciada pelo narrador, aos poucos, revela um grotesco vindo de um longínquo, de um aquém. Por isto, faz-se necessário também compreender o fluxo histórico-estético que encontra acolhida na imaginação de Hilda Hilst, cujo amparo conceitual buscou-se à estética da recepção e do efeito. Na Teoria Estética, o feio insurge como fenômeno da realidade artística contemporânea; refúgio de sobrevivência da arte e dos belos escritos, deixa livre à plasticidade do presente a tarefa da denúncia da realidade. Em protesto, o dissonante reivindica cidadania e se mantém como possibilidade da arte. Neste sentido, tem lugar em Hilda Hilst a atualidade do grotesco.
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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17. Referências
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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18. Introdução
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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19. Considerações finais
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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20. Front Matter / Elementos Pré - textuais / Páginas Iniciales
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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21. Capítulo III - Hilda Hilst no fluxo da consciência: o horizonte estético de Contos d’escárnio
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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22. Capítulo I - Hilda Hilst no fluxo da espera: recepção e efeito produtivo no fluxo das obras literárias
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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23. A presença de Victor Hugo em José de Alencar: o grotesco hugoano em A Pata da Gazela / The presence of Victor Hugo in José de Alencar: Hugo\ s grotesque in A Pata da Gazela
Este estudo da presença de Victor Hugo em A Pata da Gazela, de José de Alencar, objetiva analisar como o conceito de grotesco, teorizado pelo escritor francês no prefácio de Cromwell, experimentado e trabalhado em Han dIslande, Notre-Dame de Paris e Lhomme qui rit, teria sido adaptado por Alencar, escritor de relevante importância para a formação da L
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/10/2012
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24. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012