Gravadora
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. A gravadora Chantecler e a música regional do Brasil
RESUMO Este texto busca apresentar a trajetória da gravadora paulistana Chantecler que, desde sua criação, em 1958, teve um papel fundamental na produção de discos de artistas ligados à música regional brasileira, especialmente à música sertaneja. Até os anos 1990, tais gêneros musicais tendiam a ser menosprezados pelas gravadoras internacionais i
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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2. Singin' Alone (1982) nas trilhas da música gravada brasileira
O artigo traz para o foco o álbum Singin' Alone, de Arnaldo Dias Baptista, lançado em 1982. Trata-se do álbum de estreia da gravadora independente Baratos Afins que está, desde então, em atividade na cidade de São Paulo e do segundo disco solo do artista, ex-integrante do grupo musical Mutantes. Singin'Alone surge de um intrincado conjunto de referenci
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
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3. Wilson Simonal em campo: reflexões sobre o álbum México 70
Análise do álbum México 70 de Wilson Simonal, lançado pela gravadora Odeon mexicana em 1970. Buscamos compreender como as dimensões internas do disco, especialmente no que tange às orientações estético-musicais, condensaram alguns conflitos simbólicos presentes no processo de internacionalização da cultura e da consolidação da indústria fonogr
Per musi. Publicado em: 2013-12
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4. "Nuvem cigana" : a trajetória do Clube de Esquina no campo da MPB / "Gypsy cloud" : Corner Club¿s trajectory in the MPB
O trabalho aborda uma parcela da vasta e heterogênea trajetória do Clube da Esquina no campo da MPB (Música Popular Brasileira). Esse grupo de músicos, letristas e amigos, inicialmente gestado em Belo Horizonte/MG em meados dos anos 1960, atingiu o ápice fonográfico na primeira metade da década seguinte, conjugando um aguçado caráter experimental e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
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5. Mapeamentos musicais no Brasil: três experiências em busca da diversidade
O presente trabalho se dedica a refletir sobre experiências de pesquisa com pretensões de mapeamento musical do Brasil: Música Popular do Brasil, da gravadora Discos Marcus Pereira, no decorrer dos anos 1970, e Música do Brasil, realizado pelo antropólogo Hermano Vianna e o músico Beto Villares no final dos anos 1990, ambos com fortes influências da M
Publicado em: 02/03/2011
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6. Acessibilidade aos documentos do processo de criação de Renina Katz: proposta de arquivo
A dissertação pretende discutir a questão da preservação e do acesso às informações contidas nos documentos do processo de criação artística da artista plástica e gravadora Renina Katz. A pesquisa apresenta também uma proposta de arquivamento do material estudado. O corpus da pesquisa são as gravuras litográficas da gravadora Renina Katz que e
Publicado em: 2009
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7. AS CAPAS DA BOSSA NOVA: ENCONTROS E DESENCONTROS DESSA HISTÓRIA VISUAL (LPs DA ELENCO, 1963)
O processo visual das capas de discos da Bossa Nova, nas décadas de 1950 e 1960, como elementos históricos e culturais, é o foco de análise da dissertação, tendo como principal objeto as capas lançadas pela gravadora Elenco, em 1963. A hipótese é de que as capas não contenham um significado estático inerente a uma abordagem tradicional da imagem c
Publicado em: 2008
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8. O frevo nos discos da Rozenblit: um olhar de designer sobre a representaÃÃo da indÃstria cultural
A fÃbrica de discos Rozenblit (1954â1983) foi uma indÃstria cultural, instalada em Recife-PE, sendo a Ãnica grande gravadora fora do eixo centro-sul do paÃs. Ela se dedicou à gravaÃÃo de ritmos regionais, em especial o frevo, um gÃnero musical relacionado ao carnaval e à tradicional cultura popular pernambucana. A capa de disco à produto do design
Publicado em: 2007
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9. De um porão para o mundo : a vanguarda paulista e a produção independente de LP´S atraves do selo Lira Paulistana nos anos 80 : um estudo dos campos fonograficos e musical
O enfoque deste trabalho é a produção musical dita independente que ocorreu na cidade de São Paulo no início da década de 1980, que gravitou em torno do teatro e gravadora independente Lira Paulistana. O fechamento do mercado fonográfico para novos artistas, e também as condições técnicas dessa indústria cujas etapas produtivas podiam se
Publicado em: 2003
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10. STRATEGICAL ANALYSIS OF THE RECORDERS IN BRAZIL: BETWEEN THE PIRACY AND THE MP3. / ANÁLISE ESTRATÉGICA DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA: ENTRE A PIRATARIA E O MP3
The strategic analysis of the Brazilian phonographic industry,under the Porter Model -1980-, demonstrates that this industry is being threatened, on the short and long- terms, by the following factors: the competition with escalating piracy; the possible substitution of CDs by free MP3 exchange available on the Internet; the strategic ambiguity of many recor
Publicado em: 2001