Georges Didi Huberman
Mostrando 13-24 de 29 artigos, teses e dissertações.
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13. Montagem e Imagem como Paradigma
Resumo: O pensar como montagem e imagem tornou-se um método revelador nos processos de estudos práticos e teóricos do artista e dos pesquisadores nos séculos XX e XXI. Este artigo procura articular três formas de pensar por montagem: nas obras de Bertolt Brecht, Sergei Eisenstein e Georges Didi-Huberman. O filósofo e historiador da arte Georges Didi-Hu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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14. RETRATOS SUBEXPOSTOS DE MIGUILINS
Resumo Este texto tem como objetivo analisar as imagens da infância presentes nos relatos de memória de moradores do Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, com base nas reflexões de Georges Didi-Huberman a respeito da representação dos povos, sua super ou subexposição, assim como na arqueologia dos brinquedos proposta por Walter Benjamin. Ob
Alea. Publicado em: 2015-12
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15. A vida póstuma de Aby Warburg: por que seu pensamento seduz os pesquisadores contemporâneos da imagem?
A fama de Aby Warburg (1866-1929) sempre superou o conhecimento de sua obra. Mas, nas últimas duas décadas, alguns dos mais importantes pensadores da estética - como Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben - encontram neste obscuro historiador da arte alemão um precursor de suas próprias investigações. Partindo do debate sobre o legado de Warburg nas
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-08
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16. O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em Sem Sol, de Chris Marker
O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem - e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo - como processo de mediação entre elas e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman, para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas, cada uma à sua maneira, carregam vestígios da memóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
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17. Jardim de passiflora:impressões,marcas e devaneios / Passiflora garden:prints,marks and day dreams
Jardim de passiflora: Impressões, marcas e devaneios é o título desta dissertação na linha de pesquisa de Processos Criativos. Partindo de experimentações teóricas e práticas, almejou-se realizar uma pesquisa na qual a obra fosse o objeto central de investigação, considerando o seu processo de criação e as variações que ocorreriam na sua reali
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
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18. De semelhança a semelhança
O artigo analisa a imagem e a semelhança como condições essenciais na experiência literária de Maurice Blanchot, discutindo, a partir de várias obras do escritor, as relações entre linguagem e imagem. Trabalha-se em especial a noção de "meio absoluto", invocada por Blanchot para descrever o devir-imagem da linguagem na literatura.
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-06
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19. Um atlas contra o vento
Este artigo aborda duas exposições, Atlas. Como llevar el mundo a cuestas?, cujo curador foi Georges Didi-Huberman e Imágenes e Historias. Argentina 1848-2010, curada por Diana Wechsler. Am-bas consideram a produção artística como fruto de montagem, em que objetos, espaços e tempos podem ser reconfigurados. Am-bas também encaram a experiência da ima
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2011-06
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20. A imagem rarefeita : entre o vazio e o infinito
A partir da minha produção de fotografias da série Paredes, este estudo investiga a representação de paredes brancas e relaciona as imagens produzidas com as reflexões dos teóricos contemporâneos de arte Hanneke Grootenboer, sobre fundos de naturezas-mortas da Holanda seiscentista, e Georges Didi-Huberman, sobre a representação de paredes em alguns
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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21. Text not informed by the author / Pede-se abrir os olhos psicanálise e reflexão estética hoje
O presente trabalho pretende investigar como é feita a utilização da teoria psicanalítica no cenário da reflexão estética e da crítica de arte contemporâneas. Para tanto, o recorte se concentra em dois pensadores que se tornaram significativos na atualidade, embora não sejam os únicos: o crítico Hal Foster e o historiador da arte Georges Didi-Hub
Publicado em: 2010
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22. Desenho inscrito no corpo
Este trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que conside
Publicado em: 2010
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23. Hubert Duprat e a poética do revestimento
This research intended an analysis from the French plastic artist Hubert Duprats work, his Cases. Aiming to study questions that could help to understand contemporary art and its peculiarities, and wishing understanding a little more about the use of gold as plastic material in art through time, this contemporary artist was chosen and this work of his, which
Publicado em: 2009
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24. As tramas dos tapeceiros narradores: técnica e criação
Tapestry is one of the oldest artistic languages that survived through time and is revealing in the worlds distinct regions. This work aims to watch anachronically the Middle Ages tapestries series denominated The Lady and the Unicorn and examples of contemporary tapestries, both starting from a card and using materials and colors compatible to its time of e
Publicado em: 2009