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Mostrando 37-48 de 1015 artigos, teses e dissertações.
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37. O uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down
Resumo Introdução O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil e um importante recurso no trabalho com crianças, mas é importante considerar que os brinquedos e brincadeiras vêm se transformando e incluíram os jogos virtuais, que passaram a ser utilizados nos atendimentos de terapia ocupacional. Objetivo Analisar três plataformas e seis
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 04/11/2019
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38. Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência
Resumo O termo inteligência emocional refere-se à competência de reconhecer as próprias emoções e as dos outros, além da habilidade de lidar com sentimentos. Nesse sentido, intervenções através de atividades lúdicas, reflexivas e vivenciais podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades referentes à inteligência emocional na escola. Este rela
Psicol. Esc. Educ.. Publicado em: 04/11/2019
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39. Pulse Rate Change After Childhood Anxiety Management with Modeling and Reinforcement Technique of Children's Dental Care
Abstract Objective: To know the influence of handling child anxiety with modeling and reinforcement technique on changes in pulse rate in dental and oral care. Material and Methods: The sample consisted of 53 children aged 6-12 years who first came to pedodontic clinic in dental and oral hospital education of Hasanuddin University. Anxiety level was measur
Pesqui. Bras. Odontopediatria Clín. Integr.. Publicado em: 31/10/2019
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40. Da literatura para a infância à literatura de fronteira: Agustín Fernández Paz e Lygia Bojunga
Resumo O artigo propõe uma análise comparativa, de natureza panorâmica, da obra infantil e juvenil de dois autores bastante significativos dos sistemas literários galego e brasileiro - Agustín Fernández Paz e Lygia Bojunga, respectivamente. Com base no método geracional de Karl Mannheim, que permite maior flexibilidade epistemológica ao se basear mai
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 31/10/2019
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41. Estados de Humor e Resultado Esportivo de Uma Equipe ao Longo da Segunda Fase da Liga Nacional de Futsal
RESUMO O objetivo do estudo foi avaliar o humor de atletas profissionais de futsal durante a segunda fase da Liga Futsal Brasileira 2012. A amostra foi composta por 15 atletas do sexo masculino e o instrumento utilizado para avaliação foi a Escala de Humor de Brunel. Os resultados mostram que houve diferenças significativas (p<0,05) dos estados de humor n
Psic.: Teor. e Pesq.. Publicado em: 28/10/2019
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42. Tradições que se refazem
Resumo Este artigo discute a relação entre duas tradições - a tradição do folheto de cordel, advinda da oralidade, feita e refeita no manuscrito e no escrito, e a tradição do discurso científico a respeito do folheto, construída por meio do discurso intelectual - que se entrelaçam em um jogo de autoridade e legitimidade sobre o que é a tradição
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
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43. DEVELOPMENT AND VALIDATION OF A SMARTPHONE EDUCATIONAL GAME REGARDING HEALTHY LIFESTYLE HABITS FOR ADOLESCENTS
RESUMO Objetivo: elaborar e validar conteúdo e aparência de um jogo educativo sobre hábitos de vida saudáveis para adolescentes. Método: estudo metodológico realizado em 2016, Picos (Brasil). Para a elaboração da versão inicial do jogo, realizou-se um levantamento de informações científicas e escolha do conteúdo que se desejava ensinar. Ao fin
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 14/10/2019
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44. HEART AT RISK: ELECTRONIC EDUCATIONAL GAME WITH INFORMATION ON DOPING IN ATHLETES
RESUMO Introdução Jogos são reconhecidos instrumentos que podem ser usados para ensino, conscientização e mudança de comportamentos. No competitivo mundo esportivo, educar e conscientizar que doping é uma prática antiesportiva são duas necesidades, principalmente porque essa atitude pode colocar a vida do atleta em risco. Nesse contexto, foi desenv
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 07/10/2019
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45. Efeito de um programa educativo no conhecimento e na qualidade dos registros da pressão arterial
Objetivo avaliar o efeito de um programa educativo sobre o registro da pressão arterial para profissionais de enfermagem em relação ao conhecimento teórico e à qualidade desses registros. Método estudo quase-experimental conduzido em um serviço hospitalar localizado no município de São Paulo. O conhecimento teórico de 101 profissionais foi mens
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 07/10/2019
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46. Brincando de roda com bebês em uma instituição de Educação Infantil
RESUMO O presente artigo discute a trajetória da brincadeira de roda em um grupo de bebês1 em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte, entre fevereiro de 2017 e julho de 2018. Com base nos princípios da Etnografia em Educação e da Psicologia Histórico-cultural, temos acompanhado esse grupo desde seu ingresso na instituição em 20
Educ. rev.. Publicado em: 26/09/2019
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47. Use of client-centered virtual reality in rehabilitation after stroke: a feasibility study
RESUMO Programas de realidade virtual (RV) centrados no paciente poderiam auxiliar na recuperação funcional de pessoas após acidente vascular cerebral (AVC). Objetivos: Analisar a viabilidade de um protocolo de reabilitação usando RV centrada no cliente e avaliar mudanças no desempenho ocupacional e na participação social. Métodos: Dez pacientes c
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 23/09/2019
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48. Is virtual reality beneficial for dual-task gait training in patients with Parkinson's disease? A systematic review
RESUMO Essa revisão sistemática examinou as evidências sobre os efeitos da realidade virtual (RV) no treinamento de marcha com tarefa-dupla na doença de Parkinson (DP). Métodos: esse estudo (registro PROSPERO: CRD42019114736) visou responder à questão: “A RV é benéfica no treinamento de marcha com tarefa-dupla em pacientes com DP?” A busca, de
Dement. neuropsychol.. Publicado em: 23/09/2019