French Painting
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
-
2. Absorção, teatralidade e a tradição da pintura francesa na obra de Henri Matisse.
RESUMO O artigo examina as noções de “absorção” e “teatralidade” propostas por Michael Fried e retomadas por Yve-Alain Bois nos textos em que escreveu sobre a obra de Henri Matisse. Uma das questões centrais abordadas é o modo como a obra de Matisse resiste ao regime volátil de percepção precipitado pela modernidade industrial e como insta a
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
-
3. O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux: a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX
RESUMO Este artigo analisa a pintura de Louis-Auguste Moreaux intitulada O retrato da atriz Lagrange (Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro), exposta em 1860 em homenagem à atriz e cantora francesa Anna de La Grange em seu papel como Norma, personagem da ópera de Vincenzo Bellini. O artigo analisa a crítica do período, a carreira de Anna de La Gr
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
4. CECI N’EST PAS VINGT CENTS: ESTRANHO OBJETO, RELEITURA E ACONTECIMENTO NOS PROTESTOS DE JUNHO DE 2013
Resumo Este trabalho focaliza a imagem Ceci n’est pas vingt cents, que circulou nos protestos de junho de 2013, como parte dos eventos que marcaram esse acontecimento. A imagem é uma releitura do quadro La trahison des images (1928/1929), de René Magritte, conhecido pelo enunciado que o integra, Ceci n’est pas une pipe. A investigação trabalha o conc
Ling. (dis)curso. Publicado em: 01/08/2019
-
5. Le chef-doeuvre inconnu de Honoré de Balzac e a representação artística: literatura e pintura
No presente estudo, que tem como corpus de análise a obra francesa Le chef-doeuvre inconnu, de Honoré de Balzac, articulada as produções pictóricas advindas da própria obra mediante os personagens-pintores reais e ficcionais, Frenhofer, Poussin e Porbus, pretende-se demonstrar como a representação artística, tanto na literatura, quanto na pintura, s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/07/2012
-
6. Correspondências - arte, técnica e processo histórico / Matches - art, technique and historical process
O objetivo desta tese é identificar alguns dos momentos da tradição artística visual moderna que pretenderam mapear a ascensão, a consolidação e a devastação do projeto de modernização do ponto de vista de suas vítimas no âmbito de um mercado no qual a arte e a cultura se consolidam, em passo acelerado, como mercadorias. A partir das demandas pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
-
7. Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil Modernista (1930 - 1945) / Old images, new problems: the rediscovery of Debret in modernist Brazil (1930-1945)
This work investigates the rediscovery of the work of French painter Jean-Baptiste Debret (1768-1848) in Brazil in the first half of the twentieth century, especially from 1930 to 1945. A neoclassical educated artist, Debret lived in Brazil from 1816 to 1831, period in which he created a multitude of images of the country, including contemplative watercolors
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
-
8. Dando forma, vida e cor: a pintura de paisagens e a construção da identidade cultural no Recife (1922-1932)
The current research has by its purpose "to read" the pictorial production of Pernambuco in the decade of 20 (1922 - 1932) and understand how its possible meanings and elements were interpreted, manipulated and appreciated in the constructions produced by the painters in the point of local/national cultural identity. Among a variety of gender that passes by
Publicado em: 2010
-
9. Entre cinema e pintura: o realismo plástico de Stanley Kubrick em Barry Lyndon
This investigation searches for the effects of meaning resultants from the use of plasticity as a method for creating the visuality in the movie Barry Lyndon, by Stanley Kubrick (1975), and, at the same time, the intersemioticity that emerges from the blending of the aesthetic languages of cinema, painting and literature here involved. Concerning the methodo
Publicado em: 2007
-
10. Filosofia e pintura em Gilles Deleuze / Philosophy and painting in Gilles Deleuze
This work intends to be a philosophical investigation assembling conceptual questions related to aesthetics, art, and the potentiality of philosophic concepts to concern this domain, according to Gilles Deleuze?s point of view. Our study is based on that philosopher?s discourse about pictorial art, as the axis to understand how proceeds the meet interface be
Publicado em: 2006
-
11. EMOTIONS, EXPRESSIONS, ARTS AND ONTOLOGY(IES) IN AN INDISCIPLINED WEB: INTERTEXTUALITIES AND HYPERMEDIACIES ON THE CORPOREALITY, A FILM, A BOOK AND A PAINTING CALLED GIRL WITH A PEARL EARRING / EMOÇÕES, EXPRESSÕES, ARTES E ONTOLOGIA(S) NUMA REDE INDISCIPLINADA: INTERTEXTUALIDADES E HIPERMEDIAÇÕES DA CORPOREIDADE, DE UM FILME, UM LIVRO, UM QUADRO CHAMADOS MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA
How does an observer from convergence media age may examine old media objects (painting, book, movie) and the primary media (body)? This thesis argues that a contemporary researcher´s interest on knowledge about the elements evolved in the body´s emotional expression, it´s apprehension by partners and it´s figures in analogical visual arts and literature
Publicado em: 2006
-
12. O sonho de Descartes: o homem das paixões
This dissertation is an audacious proposal to closely examine the personality of René Descartes which could perhaps, lead us to a theory about his mission in life which is intimately fused with his philosophy. The complexity of his psyche as revealed by his first biographer Baillet is expressed in the progression of his writings. We have chosen our course o
Publicado em: 2006