Fotografia Historia
Mostrando 13-24 de 261 artigos, teses e dissertações.
-
13. Testemunhos orais e fotográficos: relatos de memórias das ações culturais do Mobral na comunidade sertaneja
RESUMO Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no período de 2015 a 2018, no sertão de Alagoas, que teve como foco as ações desenvolvidas no Programa Mobral Cultural, implementado pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), apoiando-se na História oral, Alberti (2008) e Bosi (1994), privilegiando como fontes as entrevistas e tamb�
Educ. rev.. Publicado em: 31/10/2019
-
14. Railway photography and technology: analysis of the photographic record of Brazilian railway in the 19th century
RESUMO O objetivo deste texto é examinar alguns conjuntos de fotografias de companhias ferroviárias no Brasil, a fim de ressaltar o potencial desse tipo de material iconográfico, não apenas como documentação artística, mas também tecnológica. Tratamos particularmente de uma coleção de 6 mil fotografias reunidas por empresas como Companhia Paulista
História. Publicado em: 21/10/2019
-
15. Jovens trabalhadores em 3x4: Fotografia e história do trabalho no Rio Grande do Sul, 1933-1943
Resumo A proposta deste artigo é analisar um conjunto de informações sobre jovens trabalhadores do Rio Grande do Sul que solicitaram carteira profissional entre os anos de 1933 e 1943. O objetivo será desenvolvido a partir das fichas de qualificação profissional que estão salvaguardadas no Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal d
Varia hist.. Publicado em: 2019-04
-
16. Entre o prestígio e a penúria: o Museu Paulista e a aquisição de um laboratório fotográfico
RESUMO Este artigo busca apresentar a trajetória institucional do Museu Paulista durante a década de 1930, essencialmente na relação com os processos de visibilidade de seus projetos científicos e históricos. A fotografia e os impressos são tratados como pontos centrais desse processo, em que o laboratório fotográfico e a publicação da Revista do
An. mus. paul.. Publicado em: 23/11/2018
-
17. “Fotografia é a destruição da história”: Flusser e a vitória da memória sobre a história na era das imagens técnicas
Resumo Para Vilém Flusser as imagens técnicas são como “aspiradores de pó” que sugam toda a história: elas aceleram o tempo e transformam o todo em imagens congeladas. Trata-se para ele de uma imagem que contém a realização de uma redenção judaico-cristã. As imagens técnicas permitem a superação do que ele via como a clausura do mundo hist�
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2018-04
-
18. Antes do mito: Soldados-cidadãos da Guarda Nacional do Rio Grande do Sul (1850-1873)
Resumo O artigo investiga a composição das fileiras de soldados e oficiais da Guarda Nacional na província do Rio Grande do Sul, durante os anos de centralização política da administração da milícia (1850-1873). Dessa forma, busca solapar a imagem já clássica do sul do Brasil, onde, supostamente, os homens em armas seriam sobretudo peões sob as o
Varia hist.. Publicado em: 2018-04
-
19. Fotografia: teoria, interrompida?
Resumo Estabeleço um diagnóstico sobre o estado da arte das teorias da fotografia, em vista dos sintomas de uma “interrupção” de seus discursos, no limite entre duas balizas que o orientaram, desde os anos 1980, a saber: a ênfase nos dispositivos técnicos de visualização e seu corolário semiótico de indexicalidade. A partir dos discursos teóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
20. O colecionismo etnográfico no Brasil (1955-1975): entrevista com René Fuerst
Resumo Esta entrevista trata da trajetória do etnógrafo suíço René Fuerst, que trabalhou como pesquisador, fotógrafo e colecionador de cultural material entre diversos povos indígenas no Brasil entre 1955 e 1975. Suas coleções de objetos estão, hoje, presentes em museus no Brasil e na Europa, e em particular no Museu de Etnografia de Genebra, Suí�
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-12
-
21. A mulher moderna como fotógrafa na guerra: Margaret Michaelis e Kati Horna
Resumo Para discutir alguns dos aspectos da questão de gênero na história da fotografia, bem como fazer uma análise das possíveis relações entre essa atuação feminina e a cultura política do período, este artigo fala sobre o trabalho de Kati Horna e Margaret Michaelis na Espanha. Elas nasceram mulheres e judias, e se fizeram fotógrafas e anarquis
Cad. Pagu. Publicado em: 09/11/2017
-
22. Olhar fracionado e face expressionista: a construção da personagem em Samuel Rawet
Resumo: O artigo visa discutir a presença das artes plásticas e da fotografia na construção da personagem Ida do conto “A prece” de Samuel Rawet. Pergunta-se sobre o significado do emprego de diversos recursos de picturalidade, notadamente as alusões ao Cubismo e ao Expressionismo, para narrar a história da imigrante judia. Questiona-se o motivo pe
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
-
23. Depois do sujeito: formas narrativas contemporâneas e vida impessoal
resumo Alguns textos recentes da literatura brasileira propõem como protagonistas uma experiência descentrada e impessoal que já não se manifesta na história de um sujeito presente ante si mesmo, pleno de interioridade e de propriedades, mas que, pelo contrário, escolhe as relações e o espaço entre seres e coisas - o intervalo - como matéria prima
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
-
24. DISCURSO PEDAGÓGICO E DEFESA DO MAGISTÉRIO EM RUFINO CARPENA MONTESINOS
Resumo O objetivo fundamental deste trabalho é, por um lado, estudar o discurso pedagógico do professor Rufino Carpena Montesinos, personagem relevante na história da educação na Espanha, pelo estudo dos seus artigos, e, por outro lado, analisar a revista Educacionista, uma publicação escolar editada durante os anos de 1912 e 1913 em Llucmajor/Mallorc
Hist. Educ.. Publicado em: 2017-04