Forum Nacional De Educacao
Mostrando 13-24 de 36 artigos, teses e dissertações.
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13. Perfil da Fisioterapia Esportiva nas Instituições de Ensino Superior do Brasil
O I Fórum Nacional dos Docentes da Fisioterapia Esportiva descreve diretrizes para normatização do ensino de graduação e pós-graduação referente à Fisioterapia Esportiva, as quais fundamentam orientações para Instituições do Ensino Superior (IES). O objetivo do estudo foi descrever o perfil da disciplina/do módulo de Fisioterapia Esportiva nas
Fisioter. Pesqui.. Publicado em: 2013-09
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14. A política pública de formação para economia solidária no Brasil (2003-2011): análise de um projeto PROESQ/PNQ executado pela Rede Abelha/RN e do CFES nacional / The public policy to provide background acquisition in solidarity-based economy in Brazil (2003-2011): analysis of a PROESQ/PNQ project developed by Rede Abelha/RN and the national CFES
Este estudo trata da análise da política pública de formação para Economia Solidária implementada a partir da criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), em 2003. O objeto de análise compreende dois programas de formação para Economia solidária: o projeto PROESQ/ PNQ (2003-2007) desenvolvido pela Rede Abelha-RN e o Centro de F
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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15. O modo de pensar a Educação Permanente em Saúde em uma região da cidade de São Paulo / The way of thinking about Continuing Education in Health in a region of São Paulo
A Educação Permanente em Saúde (EPS) vem sendo considerada como importante estratégia para transformação das práticas de saúde, colocando em destaque a educação em serviço como recurso estratégico para a gestão do trabalho e da educação na saúde. Entende-se que os processos educativos, se construídos a partir das realidades locais, envolvend
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/09/2011
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16. Estágios da institucionalização do modelo de alocação de recursos orçamentários das universidades federais brasileiras / Stages of institutionalization of the model for allocating budget resources of the Brazilian federal universities
O rateio orçamentário entre as universidades federais é baseado em um modelo matemático estabelecido pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Esse modelo é uma matriz que considera a produção ou desem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2011
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17. Concepções de extensão universitária: o Ufba em campo.
O fortalecimento da sociedade civil na década de 80, principalmente nos setores comprometidos com as classes populares, possibilitou a elaboração de uma nova concepção de universidade, baseada na redefinição das práticas de extensão até então vigentes, pretendendo fugir do assistencialismo e questionar as ações desenvolvidas. O conceito de exten
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/02/2011
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18. A criação da área "nutrição" na Capes
Este texto foi elaborado com base no documento formulado pelo Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição, que apresentou a proposta de criação da área de Alimentação e Nutrição junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. Partindo da constitu
Revista de Nutrição. Publicado em: 2011-12
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19. Organização da educação nacional: sistema e conselho nacional de educação, plano e fórum nacional de educação
Este artigo analisa a organização da educação nacional a partir da forma como está disposta na atual LDB, indicando os elementos para a implantação do Sistema Nacional de Educação com sua instância normativa e deliberativa representada pelo Conselho Nacional de Educação, em articulação com o Plano Nacional de Educação e com seu órgão de aco
Educação & Sociedade. Publicado em: 2010-09
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20. Revendo o Plano Nacional de Educação: proposta da sociedade brasileira
O artigo analisa as principais iniciativas do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública (FNDEP) em suas contribuições às políticas de educação no Brasil, em particular, ao Plano Nacional de Educação (PNE). Desde 1986, quando foi criado para contribuir com o processo Constituinte (1986/1988), o Fórum proporcionou amplo debate sobre a educação na
Educação & Sociedade. Publicado em: 2010-09
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21. A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO MATO GROSSO DO SUL : DESAFIOS DE FLEXIBILIZAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DOS ANOS FHC (1995-2002)
Neste trabalho analisamos a pós-graduação em educação em Mato Grosso do Sul, inserida no contexto da política de expansão do governo FHC, no período de 1995 a 2002. O estudo em questão foi desenvolvido a partir dos documentos produzidos pelo Conselho Federal de Educação, pelo Fórum de Coordenadores da região Centro-Oeste, norteadores da pósgrad
Publicado em: 2010
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22. Lutas por reconhecimento dos surdos na Internet: efeitos políticos do testemunho
Neste artigo investigamos as oportunidades que a internet favorece para grupos minoritários e marginalizados expressarem-se. Voltamos nossa atenção para a luta pelo reconhecimento empreendida por pessoas surdas e em particular para a representação política das lideranças do movimento social dos surdos e para as contestações em torno das definições
Revista de Sociologia e Política. Publicado em: 2009-10
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23. Relatório do VII Encontro Nacional de Associações e Grupos de Pacientes com Epilepsia
Como parte do movimento nacional da epilepsia em nosso país, o VII Encontro Nacional de Associações e Grupos de Pacientes com Epilepsia foi realizado nos dias 27 e 28 de março de 2009 na cidade de João Pessoa-PB. O evento iniciou-se com um curso de capacitação da ASPE sobre epilepsia para os profissionais de saúde. Nas palestras proferidas, os temas
Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology. Publicado em: 2009-06
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24. THE CHALLENGES OF IMPLEMENTATION OF FEDERAL LAW No. 10.639/03: between the shares of national policy to promote racial equality and educational policy in Maranhão / OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL N 10.639/03: entre as ações da política nacional de promoção da igualdade racial e a política educacional no Maranhão
A dissertação discorre sobre a Lei n 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino da Educação Básica. Ela representa uma conquista das reivindicações do Movimento Negro, porém somente sua homologação não significa uma mudança nas relações sociais, tornando-se necessárias açõ
Publicado em: 2009