Forma Sonata
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1. Haydn, segundo Villa-Lobos: uma análise do 1º movimento do Quarteto de cordas nº 7 de Villa-Lobos
Este estudo analisa o 1º movimento do Quarteto de Cordas nº 7 de Villa-Lobos e investiga possíveis referências aos quartetos de cordas compostos por Franz Haydn, como Villa-Lobos sugeriu a Arnaldo Estrella.
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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2. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição / The sonata form in three works: dialogs of the new music of Berg, Schoenberg and Santoro with the musical tradition.
Este trabalho irá discutir o emprego da forma sonata na música atonal da primeira metade do século XX a partir das análises das seguintes sonatas para piano: Opus No. 1 de Alban Berg, Opus 33a de Arnold Schoenberg e a Sonata 1942 de Cláudio Santoro. Em comum estas obras apresentam seu plano estrutural de forma sonata resultante de procedimentos composic
Publicado em: 2010
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3. A forma sonata em descontinuidades e bifurcações / Sonata Form in Discontinuities and Bifurcations.
Este trabalho propõe um novo modelo de análise musical, em complementação à análise harmônica tradicional, com o estabelecimento de dois atratores - a partir da dilatação da estabilidade harmônica a partir do séc. XVIII e da resolução da dicotomia temática, condições fundamentais para a existência do modelo Sonata - definidos como catástrof
Publicado em: 2010
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4. Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório / Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório
A presente dissertação tem o objetivo de demonstrar o uso da forma sonata por compositores brasileiros vivos. Inicialmente, será feita uma breve revisão bibliográfica do histórico de transformações pelo qual a forma sonata e também dos principais acontecimentos musicais do século XX no Brasil. Em seguida, serão analisadas sonatas de três composit
Publicado em: 2010
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5. Duos para vibrafone e piano: estudo interpretativo das peças Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado e Domus Aurea de Edmund Campion
As técnicas de performance dos instrumentos de percussão, sobretudo dos teclados, têm se desenvolvido continuamente nas últimas décadas. Obras e técnicas consideradas de difícil execução trinta ou quarenta anos atrás, hoje fazem parte do repertório habitual dos percussionistas. Neste sentido, é possível afirmar que uma tradição de escrita para
Publicado em: 2010
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6. Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições / The taste of "IL foribundo" : an analytical study of the six Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani, according to his treatises and transcriptions
Esta tese foi elaborada com o objetivo de proporcionar subsídios aos violoncelistas para a interpretação das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue Op. V (1746), de Francesco Geminiani (1687-1762), no que concerne especificamente ao seu estilo. Para alcançar este objetivo, foram utilizados do mesmo autor A Treatise of the Good Taste in the Ar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2009
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7. Scherzo da Sonata para violão, Op. 47 de Alberto Ginastera : trajetória e síntese dos Scherzi Ginasterianos
Este trabalho busca verificar a síntese estilística ocorrida no Scherzo da Sonata para violão, Op. 47 (1976), de Alberto Ginastera, através da comparação com scherzi ginasterianos precedentes: Vivacissimo, do Primeiro quarteto de cordas, Op. 20 (1948); Presto misterioso, da Sonata para piano No. 1, Op. 22 (1952); Presto magico, do Segundo quarteto de c
Publicado em: 2007
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8. Un análisis ecléctico de la Sonata para Piano Opus 55 nº 3 de Alberto Ginastera (1916-1983)
O presente trabalho sobre a Sonata para piano opus 55 nº 3 de Alberto Ginastera foi realizado tomando como referencial a análise desenvolvida por Lawrence Ferrara no Capítulo seis “An eclectic method for sound, form and representation” do seu livro “Philisophy and the Analisis of Music”. Dentro deste tipo de análise, apresentam-se diferentes enfo
Publicado em: 2007
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9. As sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticos
Este estudo trata da relação entre as cinco sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro e as fases estilísticas do compositor, com ênfase na parte do violino. A metodologia consistiu em abordar as fases estéticas do compositor, os materiais técnico-violinísticos, bem como a análise dos aspectos formais (de cada movimento) das cinco sonatas. As s
Publicado em: 2005
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10. Um estudo da forma-sonata : analise : Johannes Brahms, Sinfonia n°3, Allegro com brio, segundo os modelos de Heinrich Schenker e Felix Salzer
Not informed.
Publicado em: 2002
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11. Alceo Bocchino : sonatina para piano : analise critica e interpretativa
O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma análise da Sonatina para Piano de Alceo Bocchino. Para introduzir e contextualizar essa análise, apresenta na Primeira Parte um levantamento biográfico e histórico da vida do compositor. A Segunda Parte focaliza a obra. Introduz aspectos da Forma Sonata, bem como das formas características de
Publicado em: 2002
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12. Algumas formas musicais em setenta variações
Esta dissertação parte das seguintes questões: Como resolver o problema da forma em uma composição musical? Seria possível realizar uma peça que comportasse vários processos formais praticados em diferentes períodos históricos?o objetivo é fazer um estudo de alguns procedimentos conhecidos através da história e aplicá-Ios na criação de uma pe
Publicado em: 1996