Forma Artistica
Mostrando 13-24 de 341 artigos, teses e dissertações.
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13. Mãos que dançam e traduzem: poemas em língua brasileira de sinais
resumo O presente artigo apresenta uma pesquisa que buscou explorar um baú de poemas em língua brasileira de sinais (Libras) que fizeram e fazem parte da história da comunidade surda brasileira. Utilizamos a imagem de um baú como forma de trazer os poemas e selecionar as preciosidades e antiguidades que são guardadas no baú, relacionando os poemas sina
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-08
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14. "Um retumbante Orfeu de Carapinha" no centro de São Paulo: a luta pela construção do monumento a Luiz Gama
Resumo Neste artigo investigamos a construção do primeiro monumento público em homenagem a um líder negro erigido em São Paulo: o busto de Luiz Gama, situado no Largo do Arouche, no centro da cidade. Analisamos a campanha para a sua ereção, a concepção artística da herma, as dificuldades enfrentadas pelos que dirigiram a iniciativa diante dos obst�
Estud. av.. Publicado em: 2018-04
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15. Performance do Valor
Resumo: O texto apresenta as noções de performance e valor como categorias que se consolidaram no imaginário social contemporâneo e que subordinam a maioria das relações humanas, sejam elas artísticas, mercantis, de amizades, éticas ou amorosas. Questiona-se como o processo de valorização se manifesta através da noção de performance ao mesmo tem
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-03
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16. AESTHETIC REGIME'S OCCUPATION OF REPRESENTATION
RESUMO Esse artigo trata da relação entre a estética e a representação na teoria de Jacques Rancière. Segundo o autor, a representação é simultaneamente presente e proibida na estética moderna. Ela aparece como um parasita ou um intruso na produção artística. Rancière pergunta: sob quais condições a representação se torna proibida e o que s
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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17. Por uma estética radicante: deslocamento, experiência e cidade
Resumo O artigo tem como objetivo analisar uma prática artística que, na contemporaneidade, vem ganhando ampla dimensão e recorrência: o deslocamento. As implicações do percurso, sua dimensão plástica e urbanística são motes cruciais a esta análise com base na análise de produções artísticas posteriores à década de 1960. A aproximação apre
Estud. av.. Publicado em: 2017-12
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18. Tamanho é documento .
resumo Este texto, publicado na revista Critical Inquiry, em 2000, aborda as relações entre o Minimalismo e a arte contemporânea. O autor propõe a análise daquilo que entende como uma retórica da Arte Minimalista, vinculada a uma ideologia da pureza do espaço e da forma e a uma noção de transcendência que encontram seus antecedentes, em parte, no P
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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19. Um Olhar sobre Material for the Spine, de Steve Paxton
Resumo: A pesquisa detalha alguns pontos fundamentais de Material for the spine, de Steve Paxton, para estabelecer relações entre o mesmo e posições acerca dos fenômenos sensação e percepção no contexto da performatividade na cena contemporânea. Analisa, ainda, a relação entre sensação interna do corpo e o desenho do corpo em movimento, que Pax
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 23/10/2017
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20. Cultura e revanche na guerra social: comentários sobre Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós
RESUMO Este ensaio propõe uma reflexão sobre o longa-metragem brasileiro Branco sai, preto fica (2014), dirigido por Adirley Queirós, e sua pertinência histórica ao capturar o drama atingido pela dinâmica política e cultural do país. O híbrido de documentário e ficção formaliza embates com a nova forma de produção artística que se difunde junt
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-09
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21. ARTE E POLÍTICA: A CONSOLIDAÇÃO DA ARTE COMO AGENTE NA ESFERA PÚBLICA
Resumo Este artigo se debruça sobre recentes movimentos, constituídos nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, que constroem uma narrativa em que performances e instalações vêm ganhando espaço dentro e fora das instituições como formas de atuação política, num crescente processo de “artificação” da esfera pública e politização da ar
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2017-09
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22. Subjetividade anônima e cultura aberta no pensamento de Hélio Oiticica.
Resumo Hélio Oiticica constrói, em seus escritos e em suas obras artísticas, um vigoroso pensamento sobre o sujeito e o mundo que articula de forma única a tradição construtivista à contracultura dos anos 1970. Este estudo visa destacar em sua reflexão a “anonimidade” como marcação subjetiva da obra e a noção de cultura como “raiz-aberta”
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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23. O Ensino da Dança: uma via complementar para a formação contemporânea do ator
Resumo: Esta pesquisa qualitativa interpretativa tem como objetivo compreender a formação corporal ministrada por Mélanie Demers, artista convidada para ministrar o curso Dança para atores no inverno de 2014 na École supérieure de théâtre da Université du Québec à Montréal. Com base no conceito de experiência (Dewey, 2005) e na teoria da ativida
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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24. A potência de imaginar: arte, cultura e trabalho na economia dos bens abundantes
Resumo Este artigo tem como ponto de partida alguns dos enunciados que atualmente incidem sobre o fazer artístico, especialmente as propostas sobre a economia criativa, a economia das artes ou a economia da cultura. Em geral, eles se baseiam na possibilidade de extrair riquezas do pensamento, das redes e dos afetos. O apelo crescente por criatividade, que d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04