Filosofia Medieval
Mostrando 1-12 de 80 artigos, teses e dissertações.
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1. POR QUE AGOSTINHO NÃO É UM FILÓSOFO MEDIEVAL (E POR QUE É IMPORTANTE COMPREENDER ISSO)
Agostinho é um filósofo medieval ou um filósofo antigo? Alguns autores defendem que ele é um filósofo medieval porque desempenhou um papel central na absorção da filosofia grega num quadro teórico cristão. Sua importância na constituição do pensamento cristão é sem dúvida enorme, mas não fornece um bom argumento para uma tese sobre a periodiz
Kriterion. Publicado em: 2015-06
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2. OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DOS TERMOS DO SILOGISMO SEGUNDO A INVESTIGAÇÃO NOÉTICA DE AVICENA
Tendo em vista o desacordo entre os comentadores contemporâneos acerca do modo pelo qual o intelecto teorético conhece no "Kitāb al-nafs" de Avicena, investigo se esta atividade se realiza por um sentido interno que é auxiliado pelo intelecto a fim de abstrair a forma material ou se é uma atividade exclusiva do intelecto que não depende das formas mate
Kriterion. Publicado em: 2015-06
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3. “Como Deus É Ciente em sua Essência Divina”: a Presciência de Deus em Santo Tomás de Aquino e no
Livro da Contemplação (C. 1271-1273) de Ramon LlullA proposta deste trabalho é analisar a concepção filosófica de
presciência em Santo Tomás de Aquino e Ramon Llull, nas obrasSuma Teológica eO Livro da Contemplação . Para isso, discorremos previamente sobre o conceito deciência , base aristotélica tomista. Por fim, apresentamos aTrans/Form/Ação. Publicado em: 2015
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4. Presença de Agostinho na tese de Tomás de Aquino sobre o conhecimento humano : a primeira parte da suma de teologia
O objetivo deste trabalho é trazer à tona a presença de Agostinho na formulação da tese de Tomás de Aquino sobre o conhecimento intelectual humano apresentada na primeira parte de sua Suma de Teologia. O debate no qual a tese tomasiana se insere é suscitado por diferentes interpretações da física e metafisica de Aristóteles, em contraste com a tra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2012
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5. Incompleto e imperfeito: as representações corporais femininas na literatura médica (Século XIII) / Incomplete and imperfect: the female body representations in the medical literature (thirteenth century)
O presente trabalho tem como proposta a investigação das representações corporais femininas produzidas pelo discurso médico no século XIII a partir da análise de três gêneros da literatura médica produzidos no baixo medievo: o comentário médico ao Isagoge de Johannitius do intelectual e físico português Pedro Hispano, o tratado teórico atribu�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
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6. Incompleto e imperfeito: as representações corporais femininas na literatura médica (Século XIII) / Incomplete and imperfect: the female body representations in the medical literature (thirteenth century)
O presente trabalho tem como proposta a investigação das representações corporais femininas produzidas pelo discurso médico no século XIII a partir da análise de três gêneros da literatura médica produzidos no baixo medievo: o comentário médico ao Isagoge de Johannitius do intelectual e físico português Pedro Hispano, o tratado teórico atribu�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
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7. A meditação da morte em Montaigne / Meditation of death in Montaigne
This thesis investigates, basically, the essay Que philosopher cest apprendre a mourir, by the French philosopher Michel de Montaigne. This is a text which is a good example of how the philosopher rejects the metaphysical tradition in which the problem of death has always been thought (from the Greek thinkers to Medieval theologians). We show that the origin
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/05/2012
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8. Considerações sobre a missa no séc. II segundo São Justino / Considerations about Liturgy According St. Justin
São Justino fala da missa, o mais comum e mais celebrado de todos os ritos dentre os cristãos; porém, a missa nada tem de comum, ela é o Céu na Terra. A missa justina não é, no conjunto, diferente do rito de missa apresentado por são Paulo ela se mostra um amálgama do rito praticado nas sinagogas dos séculos I e II com o rito da fração do pão, c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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9. O conceito de Optimus Homo no Monarchia de Dante Alighieri
Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o pensamento político de Dante Alighieri. É muito comum pensarmos que o poeta florentino apenas tratou de questões relativas à poesia. Entretanto, é necessário esclarecermos que, antes mesmo de ser poeta, Dante Alighieri é um filósofo da política na Idade Média. Vivendo num ambiente de conturbadas relaçõe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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10. Amor, desejo e amizade : um estudo sobre a natureza do amor na Suma Teológica de Sto. Tomás de Aquino
Resumo não disponível.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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11. A estética do corpo na filosofia e na arte da Idade Média: texto e imagem
A ideia de beleza - e sua consequente fruição estética - variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2012
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12. Hermenêutica medieval: a compreensão espiritual de Joaquim de Fiore
O estudo trata a hermenêutica medieval sob o prisma da compreensão espiritual (intelectio spiritualis) de Joaquim de Fiore (1135-1202). Mostra que a noção de Trindade serve de base para retomar o método alegórico e o tipológico da tradição. Além disso, serve para propor o novo método por concórdia que, a nosso ver, culminará na maior inovação
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2012