Filmmaking
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Mangue Bangue, filme-limite.
RESUMO O propósito deste artigo é apresentar uma análise do “filme-limite” Mangue Bangue (1971), de Neville d’Almeida, tendo-se em vista a sua proximidade a questões e propostas contemporâneas do parceiro do cineasta, o artista plástico Hélio Oiticica, e ressaltando a convergência de ambos os artistas na experimentação com a forma cinema em i
ARS (São Paulo). Publicado em: 05/09/2019
-
2. Narrative and database in “All that is Solid”, a desktop documentary
Resumo Este artigo propõe analisar “All that is Solid”, do artista e cineasta Louis Henderson, um filme-documentário que utiliza a área de trabalho de um computador como o pano de fundo para um novo tipo de estrutura narrativa a desdobrar-se. O filme é analisado, principalmente, através da noção de Lev Manovich de “banco de dados como uma forma
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
3. Paradojas del género y la sexualidad en la filmografía durante la última dictadura militar argentina
In this article I offer an interpretation of why Argentina's last military government promoted, by way of conditional State funding and financial support, a series of movies that presented a vision of gender and sexuality that was at odds with official discourse on the subjects, especially given that cinematography is an artistic, industrial and commercial e
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-12
-
4. Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política / Points of view in documentary filmmaking of the peripheries: aesthetic, daily life and politic.
Este trabalho investiga os fatores que alicerçam os pontos de vista da produção de documentários de periferias. Desde o final dos anos 1990, vê-se o crescimento da realização de filmes e vídeos encabeçada por oficinas, escolas livres e coletivos independentes. Tal produção é marcada por uma heterogeneidade em formatos, narrativas, temáticas e op
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
-
5. Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos / Film direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films.
Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Ale
Publicado em: 2010
-
6. O fazer além do filme : o making of como produto da realização cinematográfica
Este trabalho estuda o making of enquanto produto da realização cinematográfica, e procura responder a duas questões, considerando o contexto da produção na indústria americana: como ele se relaciona com o filme ao qual se refere e com os demais produtos audiovisuais e promocionais de uma franquia cinematográfica; e que características o definem com
Publicado em: 2010
-
7. Formulação de um modelo de observatório para o turismo cinematográfico em Brasília
The diversity of Brazilian culture, known as a national heritage, is recognized as one of the key elements for the development of tourism sector in Brazil. The cultural attractions allow tourism development to contemplate the structuring of new competitive products in domestic and international markets, motivating traveling with multiple experience purposes.
Publicado em: 2009
-
8. Trilogia Qatsi : visões e movimentos de mundo / Qatsi trilogy : visions and movements of world
This work is a filmic analysis of the Qatsi trilogy (Koyaanisqatsi, Powaqqatsi, Naqoyqatsi), directed by Godfrey Reggio. Firstly, it is presented a bio-filmography of the director, indicating his trajectory and some comments on each of his films. Then, the analysis of the trilogy takes place, beginning with Koyaanisqatsi and focusing the acceleration movemen
Publicado em: 2009
-
9. O Cinema da Retomada : Estado e cinema no Brasil da dissolução da Embrafilme a criação da Ancine / Brazilian contemporary cinema
This work presents an analysis of the relationship between Cinema and State in Brazil between 1990 and 2002, the period that corresponds with the elaboration and the institutionalization of new cinematographic politics. The cinematographic production in Brazil faced a grave crisis in the beginning of the nineties, after the extinction of the financial state
Publicado em: 2006
-
10. Ordinary Acts: Performance in Nonfiction Film, 1960-1967
This dissertation examines the role of individual performers in nonfiction films made in the United States between the years 1960 and 1967. It argues that the concept of performance is a vital component of nonfiction film discourse, one that helps define the relationship between the filmmaking process and the socio-historical world. As part of the world of l
Publicado em: 2005