Ficcao Contemporanea Portuguesa
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1. Fragmentos do contemporâneo: leituras
Fragmentos do contemporâneo: leituras reúne artigos de professores do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP, campus de São José do Rio Preto, resultado de suas recentes pesquisas sobre literatura contemporânea. O livro, composto por sete estudos, analisa textos e autores nacionais e internacionais, em prosa e poesia. Susanna Busato estuda o sujeito que adere ao espaço urbano, a partir da poesia de Frederico Barbosa, Heitor Ferraz e Fábio Weintraub. Sérgio Vicente Motta analisa o romance de Chico Buarque, Leite Derramado. Arnaldo Franco Junior explora as relações entre produção textual, intertextualidade em obras de Dalton Trevisan e Valêncio Xavier.A literatura contemporânea portuguesa é contemplada no estudo de Sônia H. Piteri sobre a obra de Maria Gabriela Llansol e de Maria H. Martins Dias, que aborda o discurso ficcional de António Lobo Antunes em O manual dos inquisidores. Giséle Manganelli Fernandes investiga como a ficção pós-moderna reavalia o passado em Falling Man, de Don DeLillo. Diva Cardoso de Camargo discute o estilo na autotradução, por meio das obras Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, e An invincible memory, de João Ubaldo Ribeiro.
Autor(es):
Editora UNESP. Publicado em: 2009
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2. Ecos de Lilith: um olhar para a construção da feminilidade em romances portugueses pós-revolução / Echoes of Lilith: a look for the construction of femininity in portuguese romances post-revolution
O exame da narrativa ficcional permite a abordagem, para além do universo da teoria literária, de questões discursivas que refletem índices históricos, sociológicos e antropológicos, dentre os quais a construção da identidade de gênero. Neste sentido, o instrumental psicanalítico favorece a análise do sistema de referentes que constitui a feminil
Publicado em: 2009
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3. Capelas imperfeitas : o narrador na construção da literatura portuguesa do século XXI
O narrador e a maneira como ele é construído dentro de uma obra literária é tema constante e recorrente dentro da teoria da literatura. A percepção de uma mão por trás da história contada, ou seja, um narrador que se assume deliberadamente autor de um relato é discutido por Wayne Booth, em A Retórica da Ficção. Booth apresenta, ao longo de um pe
Publicado em: 2009
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4. Vilamaninhos or the heritage without an heir: the issue of the chronotope in Lidia Jorges O dia dos prodígios / Vilamaninhos ou a herança sem herdeiros: a questão do cronotopo em O dia dos prodígios, de Lídia Jorge
A obra inicial de Lídia Jorge, O dia dos prodígios, por meio de um riquíssimo conjunto de imagens e metáforas, constrói ficcionalmente o que seria, na visão de sua autora, a realidade socioeconômica e política de uma parcela significativa da população portuguesa a do Portugal agrário, de pensamento medievalizado e medievalizante, absorto em seu pr
Publicado em: 2009
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5. HISTÓRIA, MITO E IDENTIDADE EM O CONQUISTADOR, DE ALMEIDA FARIA. / HISTORY, MYTH OF IDENTITY IN O CONQUISTADOR, BY ALMEIDA FARIA.
A presente dissertação de mestrado utiliza como corpus de análise o romance O Conquistador, de Almeida Faria. A interpretação da obra considera três pontos de leitura: História, mito e identidade. Inicialmente, busca-se fazer um levantamento do contexto histórico de instauração do sebastianismo em Portugal, dado que, o diálogo que se estabelece na
Publicado em: 2006