Ficcao Brasileira
Mostrando 25-36 de 321 artigos, teses e dissertações.
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25. Academia, criação literária e temática lésbica: a produção de Lúcia Facco
RESUMO A escritora Lúcia Facco destaca-se, com suas obras de ficção e ensaios acadêmicos, em um nicho específico e "marginal" do campo literário: a temática lésbica. O artigo analisa sua obra a partir da perspectiva de seu posicionamento político de promoção da visibilidade de sexualidades não hegemônicas.
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-06
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26. O Elemento Sócio-Histórico e a Administração: Cornelius Castoriadis e a Literatura de Jorge Amado
Resumo:O propósito deste estudo é examinar, apresentar e discutir a produção teórica de Cornelius Castoriadis, para enriquecer a análise organizacional dentro da esfera da Administração. Ao recuperar, sistematizar e discutir os principais conceitos da obra de Castoriadis, nossa pesquisa instiga a construção de um pensamento mais complexo, denso e d
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2015-12
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27. Atualidade da crítica de Machado de Assis
Resumo O exercício da crítica é difícil para Machado de Assis não por razões pessoais (sua notória timidez, ou aversão à controvérsia); nem por razões contextuais (a pobreza da produção literária brasileira em sua época) – como vem sendo proposto por analistas de diferentes gerações. É difícil porque é praticamente impossível conciliar
Machado Assis Linha. Publicado em: 2015-12
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28. Infância e errância: imagens da criança abandonada na ficção brasileira
O presente texto apresenta o feixe semântico e mítico em torno da temática da infância, indicando os ideais de inocência e pureza que caracterizam o início de uma existência. Se tais ideais configuram o espaço edênico suscetível de determinar as relações positivas que seres infantes desenvolvem entre si e com o mundo adulto, em um regime noturno
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-12
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29. Vozes no conto de Machado de Assis sobre um incêndio em Montevidéu
RESUMONa reflexão dialógica sobre a enunciação, Voloshinov enfatiza sua porção subentendida como aquela que é comum a um grupo social e que, portanto, não precisa ser explicitada. Dessa maneira, o autor observa a possibilidade de o enunciador, ao acrescentar, justapor, situações de memória no tempo e no espaço narrados, conjugar percepções acer
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2015-08
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30. A Família Homoparental na Ficção Televisiva: As Práticas Narrativas do Brasil e da Espanha como Relatos das Novas Representações Afetivo-Amorosas
Este artigo analisa o tratamento da família homoparental nas televisões do Brasil e Espanha. Destaca-se a interdisciplinaridade entre família, sociedade e ficção através de um recorte das obras Hospital Central (Telecinco, 2000-2012) e Páginas da Vida (Rede Globo, 2006-2007), com análise, em ambos os casos, de atributos de uma família homoparental d
Dados. Publicado em: 2015-03
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31. 1 - No “mato brabo da ficção” de José Cândido de Carvalho
Parte do livro:O coronel e o lobisomem nas veredas da literatura regionalista brasileira
Autor(es): Moreno, Naiara Alberti
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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32. Realismo e violência na literatura contemporânea: os contos de Famílias terrivelmente felizes, de Marçal Aquino
Este livro, fruto da dissertação de mestrado do autor, busca compreender a ficção brasileira contemporânea considerando a história político-social da nação, no período que vai do fim da ditadura militar à sua redemocratização. Assim, Fábio Mendes propõe uma análise crítica dos contos de Famílias terrivelmente felizes, escritos por Marçal Aquino, identificando uma linguagem da violência que perpassa a articulação de temas e motivos, a constituição dos narradores, a caracterização das personagens e a materialidade dos textos. Quanto ao conteúdo, essa violência estaria ajustada às imagens da morte, seja de modo predominante ou incidental, física, psicológica, social e simbólica, traços de uma sociedade brasileira autoritária e matéria-prima da linha de produção do novo realismo. Nestes termos, a ironia aparece como o principal elemento constitutivo das narrativas de Aquino, articulando a violência de modo que o leitor seja atraído para o mundo do texto literário e incorpore sua mensagem, consciente ou inconscientemente, em seu modo de vida.
Autor(es): Mendes, Fábio Marques
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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33. O femicídio na ficção de autoria feminina Brasileira
Este artigo apresenta um estudo sobre as representações da violência de gênero, com ênfase no femicídio - homicídio de mulheres -, nas narrativas contemporâneas brasileiras. Analisa-se como a violência de gênero e o femicídio são construídos em "A língua do p (1974)", de Clarice Lispector, e "Venha ver o pôr do sol" (1970), de Lygia Fagundes T
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2014-12
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34. ...E a etnologia fez os cineastas sonharem: olhar etnológico e alteridade no cinema brasileiro entre 1970 e 1980
Este artigo caracteriza a emergência de um olhar etnológico como padrão interpretativo teórico e prático nos filmes e nas discussões do campo cinematográfico brasileiro entre 1970 e 1980. Demonstra-se que o cinema era uma forma visual que constituiu uma 'etnovisão', a qual sofreu uma inflexão com a problematização da cultura popular brasileira no
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-08
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35. Relíquias da casa velha: literatura e ditadura militar, 50 anos depois
Este ensaio, amparado em consulta a jornais e revistas de várias décadas, além de revisitar parte da produção crítica sobre o tema e de retomar minhas próprias pesquisas anteriores, procura relacionar as ações específicas do regime militar para o campo da cultura com a efetiva consolidação da indústria cultural brasileira. O pressuposto é que e
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2014-06
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36. (Des)memória e catástrofe: considerações sobre a literatura pós-golpe de 1964
O texto pretende repensar, na esteira de uma tradição crítica consolidada, o papel da literatura na representação e na denúncia dos atos de repressão realizados pelo regime militar brasileiro a partir de 1964 e, com maior contundência e força, a partir de 1968, depois da promulgação do AI-5. Nesse âmbito, a função das histórias - contadas por
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2014-06