Festivais De Musica
Mostrando 13-24 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
13. Et le prix, c'est pour…: pour une approche anthropologique des festivals et des genres musicaux.
O presente artigo propõe uma abordagem antropológica sobre gêneros musicais que se constituem de maneira relacional com o contexto de festivais de música. Nesse sentido, pretende-se discutir a maneira com que a categoria analítica “gênero musical” muitas vezes é tomada isoladamente sem que se perceba a dinâmica de sua constituição em relação
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
14. A mídia e o jazz no Brasil: investigação em torno da recepção crítica dos festivais de jazz na imprensa paulistana
O objetivo desta pesquisa é levantar o registro histórico da memória da música popular no Brasil, através de um acompanhamento da cobertura jornalística que os festivais de jazz recebem na mídia impressa paulistana. Trata-se também de enfocar as relações que se estabelecem entre a crítica e a indústria cultural, mostrando como nossa memória musi
Publicado em: 2011
-
15. Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002)
The aim of this work is to understand the historic process which achieved the construction of the Latin American contemporary music movement in Belo Horizonte, more specifically, the Latin American Composers Gatherings of Belo Horizonte, held in the years 1986-1988-1992-2002 sponsored by the Fundação de Educação Artística. It was also possible to get kn
Publicado em: 2010
-
16. Lanças erguidas, espadas no ar : como a música regionalista da Califórnia da Canção Nativa escreve a História do Rio Grande do Sul
O primeiro festival nativista do Rio Grande do Sul surgiu em 1971, na cidade de Uruguaiana, com a criação da Califórnia da Canção Nativa, que serviu como modelo para cerca de cinquenta festivais existentes hoje no estado. Estes alcançaram grande popularidade, com grande influência no florescimento e valorização das coisas regionais. O estudo divide-
Publicado em: 2010
-
17. Imagem da Moenda da Canção : planejamento estratégico e mudança de posicionamento
A Moenda da Canção, festival de música realizado no município de Santo Antônio da Patrulha desde 1987, iniciou nativa, mas apresentava um diferencial dos demais festivais nativistas, suas músicas não homenageavam apenas o homem gaúcho e sua lida no campo, lembravam, também, a origem afro-açoriana do município e entoavam, com orgulho, canções lit
Publicado em: 2010
-
18. Explorando master-classes de violão em festivais de música: um estudo multi-casos sobre estratégias de ensino.
The present work studies master-classes in guitar. This musical instrument teaching format is defined and its particularities are delineated with the purpose of mapping the relation between the students performance and the teaching strategies adopted by the instructor-musician. The current study aspires to answer the following question: What are and how are
Publicado em: 2010
-
19. Festival; Arte; Cotidiano; / Socialização do espaço urbano: como um festival de artes interferiu na relação indivíduo/cotidiano na cidade de Areia, Brejo Paraibano, na década de 70.
Trata-se de pesquisa em que analisamos a interação e mudança de cotidiano da cidade de Areia por ocasião da realização dos Festivais de Arte naquele município na década de 70. Para fazer esta análise tomamos como base as relações sociais na pequena cidade, com seus códigos e símbolos, e recorremos a teóricos sociais como Norbert Elias e Michel
Publicado em: 2009
-
20. Festival de Verão de Salvador: Significado para o turismo, a música independente, a economia e o marketing da cidade
The music festivals give visibility for the cities and play an important role in the local economy by the creation of employments and revenue. They attract business, companies, visitors and qualified professionals. They also function like alternatives for the distribution of the music and launch the career of new artists. Many cities become well-known and be
Publicado em: 2009
-
21. MUSIQUE BAIANAISE? Um estudo do processo de compra de espetáculos musicais baianos na França
A pesquisa analisa o processo de compra de espetáculos musicais baianos na França, um dos países que, tradicionalmente, acolhe as músicas provenientes de várias partes do mundo. O objetivo geral do estudo é contribuir para compreensão dos processos de exportação da música produzida na Bahia. Investigou-se o que os franceses entendem como música br
Publicado em: 2008
-
22. Neusa França : recortes de um universo musical
Este trabalho objetiva, principalmente, compreender o processo por meio do qual Neusa França se legitimou em Brasília como uma da mais respeitadas profissionais dentro do seu campo de atuação, a saber, o da música. Objetiva, também, revelar um retrato da personagem a partir das suas relações com os seus alunos, amigos e público. Para tanto, foram el
Publicado em: 2007
-
23. Organizational design for institutional change: the case of MPB festivals, 1960 to 1968
Uma preocupação central na pesquisa inserida no neo-institucionalismo é o surgimento de campos organizacionais. Esse artigo explora a emersão do campo da MPB em paralelo com a organização de festivais de música nos anos sessenta. Os festivais foram importantes ao combinar músicos, júri e a platéia em um fórum relativamente protegido da influência
Revista de Administração Contemporânea. Publicado em: 2006
-
24. Festivais psicodélicos na era planetária
Esta dissertação apresenta a tentativa de compreender um fenômeno social conhecido como movimento global do transe psicodélico, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o país por meio de festividades ritualísticas centradas em um estilo musical eletrônico psychedelic trance que estimula a dança e os estados alterados de consciência. A discuss
Publicado em: 2006