Feiticaria
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13. Feitiçaria, modernidade e o imaginário constitutivo: continuidades hibridizantes
Resumo As cosmologias implicadas na prática da feitiçaria são humano-centradas. Dentro delas, seres humanos estão no coração de processos que são integrais na formação dos seus universos físicos, sociais e políticos. A feitiçaria fetichiza, frequentemente acentuando-a magicamente, a agência humana como o fator mediador chave afetando o curso ou
Relig. soc.. Publicado em: 2015-12
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14. Ser e não ser gente: dinâmicas da feitiçaria no alto Xingu
Baseado em uma pesquisa de campo com os Aweti, grupo tupi do alto Xingu, o artigo propõe uma reflexão sobre as particularidades da agressão mágica xinguana no cenário amazônico, relacionando técnicas, campos de incidência e efeitos políticos de tais práticas. Contrariando uma imagem corrente na etnologia regional, os xinguanos sempre identificam a
Mana. Publicado em: 2013-08
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15. "Já que a desgraça assim queria" um feiticeiro foi sacrificado: curandeirismo, etnicidade e hierarquias sociais (Pelotas - RS, 1879)
Numa quarta-feira, 15 de janeiro de 1879, um escravo natural da província de Pernambuco e trabalhador em uma charqueada em Pelotas/RS, assassinou a facadas um africano liberto (de nação mina), famigerado feiticeiro e que comercializava mandingas. Casos coletados das páginas de documentos judiciários envolvendo feiticeiros são ótimos observatórios da
Afro-Ásia. Publicado em: 2013
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16. Sob a capa negra: necromancia e feitiçaria, curandeirismo e práticas mágicas de homens em Aragão (séculos XVI e XVII) / Under the black cloak: necromancy and sorcery, cunning practices and magic ofAragon´s men (sixteenth and seventeenth centures)
Esta pesquisa investiga, através dos documentos da Inquisição de Zaragoza entre 1497 e 1700 as práticas heréticas dos réus homens qualificados por aquele tribunal como supersticiosos, portanto, praticantes de diversos tipos de magia necromancia, curandeirismo, exorcismo entre outras práticas mágicas. Através de objetos mágicos da necromancia, e dos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/03/2012
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17. A wicca no Brasil : adesão e permanência dos adeptos na região metropolitana do Recife
A religião Wicca teve início na década de 50 do século XX na Inglaterra e, desde então, adentrou em diversos outros países, sendo um deles o Brasil, onde o movimento wiccano se encontra consolidado embora seja pouco conhecido e menos ainda estudado. O conhecimento da sua dinâmica social descortina perspectivas interessantes para a compreensão dos nov
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2012
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18. Magias de cozinha: escravas e feitiços em Portugal - Séculos XVII e XVIII
Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações acerca das manifestações mágico-religiosas da população feminina de origem africana em Portugal entre os séculos XVII e XVIII, relacionadas ao uso de ervas, alimentos e outros ingredientes que compunham os feitiços.
Cad. Pagu. Publicado em: 2012-12
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19. Entre a ciência e a feitiçaria
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2012-09
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20. O quem das coisas: etnografia e feitiçaria em Les mots, la mort, les sorts
Este artigo discorre sobre a relação entre a etnografia e a feitiçaria na obra Les mots, la mort, les sorts de Jeanne Favret-Saada. O seu objetivo inicial é apresentar os principais temas, e conceitos, propostos pela autora na descrição que faz da feitiçaria. Trata-se, nesse caso, de elaborar um comentário sobre o livro chamando a atenção para as i
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2012-06
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21. Doenças de feitiço: as Minas setecentistas e o imaginário das doenças
O presente artigo objetiva discutir a crença e o consenso em torno da ideia partilhada, entre aqueles que viveram nas Minas no curso do século XVIII, de que determinados indivíduos poderiam, por meio de feitiços, provocar uma série de males. Assim, as doenças de feitiço, conforme aparecem na documentação compulsada, pareciam bastante assíduas. Proc
Varia hist.. Publicado em: 2012-06
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22. Guerrear, casar, pacificar, curar : o universo da "tradição" e a experiência com o HIV/Aids no distrito de Homoíne, Sul de Moçambique / War, marriage, peacemaking, cure : the universe of tradition and the experience with the HIV/AIDS in the district of Homoíne, Southern Mozambique
Esta tese é resultado de pesquisas etnográficas realizadas no distrito de Homoíne, Província de Inhambane, no Sul de Moçambique. Visando compreender como se dá a experiência da população local com o HIV/Aids num contexto rural, a partir de suas concepções "tradicionais" sobre as doenças e curas, o trabalho investiga os elementos que constituem o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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23. Literatura popular de cordel: dos ciclos temáticos à classificação bibliográfica.
A importância da Literatura Popular de Cordel, enquanto patrimônio histórico e cultural do povo, principalmente do nordestino brasileiro, levou‐nos ao estudo deste tipo de literatura e seu tratamento para recuperação nos acervos de bibliotecas. O estudo residiu na análise dos temas tratados na literatura popular de cordel, visando à expansão da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2011
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24. Eu já me tornei imagem: a relação do vídeo e a fotografia com o xamanismo, canibalismo e feitiçaria
Este trabalho é uma etnografia da licenciatura intercultural indígena da UFG, curso que visa fornecer uma formação superior aos professores e professoras indígenas que já atuam como tais em suas aldeias. O seu principal foco foi a produção de um vídeo e uma série de fotografias em conjunto com professores indígenas, e a partir dessa experiência r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011