Expressao Cenica
Mostrando 13-24 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
13. A expressão cênica como elemento facilitador da performance no coro juvenil
O presente artigo nasceu do desejo de pesquisar e divulgar este excelente veículo facilitador do canto coral - sobretudo para adolescentes - que é a expressão cênica. Tal recurso vem oferecer uma gama maior de possibilidades criativas e soluções originais para o desenvolvimento da linguagem coral, além de instigar os envolvidos ao exercício do autoco
Per Musi. Publicado em: 2009
-
14. Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola
Juntoudeunisso investiga possíveis relações entre práticas cênicas desenvolvidas no ambiente escolar e procedimentos da produção artística contemporânea, mediante a reflexão sobre um projeto pedagógico realizado pela pesquisadora junto a crianças de quarta série do Ensino Fundamental, numa Instituição Educacional da Rede Privada de Porto Alegr
Publicado em: 2009
-
15. Os Princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator.
Esta pesquisa trata sobre o estudo da ressonância da voz em dinâmicas lúdicas de jogos corpóreo-vocais para a formação do ator. O objetivo é, a partir do entendimento dos princípios sonoros da ressonância vocal no corpo físico e energético, desvendar a ressonância como caminho no processo criativo do ator. Na flauta vocal interna do corpo flui a
Publicado em: 2008
-
16. A brincadeira do cavalo-marinho na Paraíba.
A brincadeira do cavalo-marinho é uma das variações da brincadeira com o boi de armação no Brasil. É encontrada nos Estados da Paraíba e Pernambuco, com diferenças na sua prática em ambos os Estados. Dentre as várias formas dessa brincadeira no Brasil, o cavalo-marinho é uma das mais complexas e variadas em expressão musical, poética, de dança,
Publicado em: 2008
-
17. Experiencia social e expressão comica : os Parlapatões, Patifes e Paspalhões / Social experience and comic expression : os Parlapatões, Patifes e Paspalhões
O desafio da análise sociológica da arte está em esmiuçar as relações entre forma, conteúdo e contexto, indo além das concepções que tratam a arte de forma desconectada do mundo social, concebendo o fenômeno estético como mero reflexo social, produto de um gênio criador ou a partir de um modelo ritual de inversão. O presente trabalh
Publicado em: 2008
-
18. O design de aparência de atores e a comunicação em cena
Esta pesquisa pretende analisar a linguagem utilizada para construir a aparência de atores e personagens no âmbito de espetáculos, a qual denominamos caracterização visual de atores, bem como dimensionar sua importância na edificação dos significados de uma dada obra artística. A expressão caracterização visual refere-se, mais especificamente, ao
Publicado em: 2008
-
19. The third body : a dialogue between body and vestments / O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo
A criação do figurino/vestimenta para a performance, forma de expressão escolhida para esta proposição de trabalho, foi o subsídio para esta dissertação de mestrado, tendo todo seu processo documentado. O foco está no processo de criação, o qual poderá contribuir para futuros trabalhos que envolvam a criação de figurinos, seja para o teatro, a
Publicado em: 2007
-
20. Confissões do corpo : composição cênica e diálogo poético com a literatura de Ana Cristina César
Este estudo propõe a pesquisa teórica e a experimentação prática de processos compositivos do ator-dançarino na construção de material cênico, estabelecendo relações com elementos constitutivos da obra literária de Ana Cristina Cesar. A pesquisa está alicerçada no conceito de trabalho sobre si mesmo, compreendido como uma idéia fundamental no
Publicado em: 2007
-
21. The "life" of the scene : a study of the actor s corporality in scenic expression state / A "vida" da cena : um estudo da corporeidade do ator em estado de expressão cenica
Este presente trabalho tem como objetivo realizar uma série de reflexões sobre o fenômeno da presença de ?vida? na representação do ator. Como ponto inicial para esta tão complexa discussão, partimos de um estudo do conceito de Centelha da Vida (termo metafórico criado pelo diretor inglês Peter Brook para falar sobre a ?vida? que emana de uma cena
Publicado em: 2006
-
22. De água e sal: uma abordagem de processo criativo em dança
Esta pesquisa é um estudo sobre processo criativo em dança contemporânea com foco na investigação e desenvolvimento de um estado pré-expressivo de criação e sua importância para o processo criativo que resultou na montagem do espetáculo De Água e Sal, com a companhia de dança Basirah. O espetáculo configurou-se como um laboratório cênico para
Publicado em: 2006
-
23. Luz, arte, ciência... ação!
O principal objetivo do presente artigo é refletir sobre as principais interações entre teatro, ciência e tecnologia, ao longo da história do teatro, e discutir, a partir de nossa experiência no Ciência em Cena, espaço integrante do Museu da Vida, de que modos essas interações podem estar presentes no cotidiano de um museu de ciências. A palavra '
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2005
-
24. Contribuições das oficinas terapêuticas de teatro na reabilitação psicossocial de usuários de um CAPS de Uberlândia-MG
A palavra latina oficina tem entre seus significados o de ser lugar onde se exerce um ofício ou onde se trabalham oficiais e aprendizes de alguma arte. Dentro da saúde mental esta prática toma novos sentidos, a oficina de teatro busca dar amplitude aos fazeres individuais criando um espaço de expressão que entremeia todas as artes. Trata-se de uma ativi
Publicado em: 2005