Exegese Biblica
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13. AS MALDIÇÕES DO SALMO 137: O princípio da reciprocidade na justiça do Antigo Testamento como chave bíblica para a interpretação
This thesis, based on exegesis, defends the position that the curses in Psalm 137 should be interpreted by taking into account the principle of reciprocity which belongs to the practice of justice in the OT, the famous eye for na eye, tooth for a tooth. It presents aids for the interpretation of curses in the Psalms; makes an analysis of the current stateof
Publicado em: 2007
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14. IS 56,1-8: THE OPINION ABOUT THE FOREIGNER IN THE POST-EXILIC COMMUNITY / IS 56,1-8: A VISÃO ACERCA DO ESTRANGEIRO NA COMUNIDADE PÓS-EXÍLICA
The differences that we face in the world today, make us think about the most diversified cultures and make us have an opinion about each of them. Specially when the topic is the world peace which is so discussed and where in the name of the differences the same peace is threatened, a different point of view when it comes to accepting those differences, whet
Publicado em: 2006
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15. A God who is Zealous: an exegetical analysis of Hosea 2,4-15. / DEUS CIUMENTO: ANÁLISE EXEGÉTICA DE OSÉIAS 2,4-15
The biblical text of Hosea 2,4-15, attributed to prophet whose name is same as of Israel, points to the religious factor, as responsible for a chaotic and unjust state of the Israelite society. The referred text utilizes the metaphor of marriage, between prophet Hosea and a woman Gomer to tell the alliance between god YHWH and the people of Israel. YHWH is p
Publicado em: 2006
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16. Lógica para principiantes
A obra de Abelardo distribui-se em várias direções: teologia sistemática, exegese bíblica, sermões, ética, lógica, sem esquecer a poesia e as cartas. Não seria exagero dizer que ele teve papel de destaque em todos estes setores. No que diz respeito à lógica, Abelardo nos deixou quatro textos: Introductiones dialecticae, Logica "Ingredientibus", Logica "Nostrorum petitione sociorum" e Dialectica. Trata-se do mais importante monumento ligado à chamada "Lógica velha". Este volume, Logica "ingrendientibus", pode ser dividido em três grandes partes. A primeira é constituída por considerações gerais sobre a lógica e a filosofia. A segunda contém um comentário literal da introdução da Isagoge. A terceira, na qual nos deteremos com mais vagar, é justamente uma investigação sobre as perguntas de Porfírio com o objetivo de respondê-las.
Autor(es): Abelardo, Pedro
Editora UNESP. Publicado em: 2005
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17. CRISTIANISMO ETÍOPE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ÉTNICA NARRADA EM ATOS 8, 26-40 / Ethiopian Christianity in the perspective of the account of Acts 8,26-40.
Torna-se muito importante demonstrar as experiências cristãs que existiram e coexistiram juntas ou/e imersas nas culturas extrapalestinenses e que exerceram protagonismo no anúncio do querigma. São experiências cristãs vividas e realizadas no período do cristianismo primitivo, e que, sem dúvida, contribuíram significativamente para o seu processo de
Publicado em: 2005
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18. THE LOGOS IN PHILO OF ALEXANDRIA: MAIN INTERPRETATIONS / O LOGOS EM FÍLON DE ALEXANDRIA: PRINCIPAIS INTERPRETAÇÕES
Philo of Alexandria, a first century Jewish philosopher, appears as the first thinker who tried to conciliate biblical contents and western philosophical tradition. In this way, he is better known by his Doctrine of the Logos, about which many controversies are still waiting to be solved. This Dissertation claims the task to examine the meanings of that Logo
Publicado em: 2003
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19. LUCAS 13,1-5 MEMÓRIA PERIGOSA DAS VÍTIMAS
O seguinte trabalho desenvolve o tema da violência contra o movimento popular na Galiléia, segundo o texto de Lucas 13,1-5. Esse texto não tem paralelo nas outras duas fontes sinóticas, nem em João, nem em Tomé, nem no grupo Galileu que escreveu a fonte Q; quanto a esses eventos históricos que narra o texto, não há referência nem em Flávio Josefo,
Publicado em: 2003
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20. O derramamento do Espírito : fortalecimento dos enfraquecidos
Esta tese se insere dentro da leitura bíblica latino-americana trazendo, nessa ótica, a riqueza e o desafio do que significa ler a Bíblia a partir de um contexto de opressão como é o nosso continente. Nos servimos do roteiro das ciências bíblicas e dos métodos exegéticos modernos. É uma pesquisa bibliográfica onde, eventualmente, consideramos o n�
Publicado em: 2003