Etnomusicologia Musica
Mostrando 13-24 de 69 artigos, teses e dissertações.
-
13. "A língua desse povo não tem osso, deix'esse povo falá": campo sonoro da linha de Quimbanda do Terreiro de Umbanda Reino de Luz - som e preconceito
A Umbanda é uma religião afro-brasileira e, tal como é praticada no Reino de Luz, é essencialmente sonora. A religião umbandista é muito estigmatizada por ser relacionada, por alguns não adeptos a Umbanda, às práticas do "mal", magia negra e culto ao diabo. Muitas são as diferenças entre as concepções religiosas e de mundo entre adeptos da Umban
Per musi. Publicado em: 2013-12
-
14. Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
O presente trabalho se propõe a analisar sob o contexto histórico, político e musical as amostras de onze programas musicais-educativos transmitidos pela rádio, através dos Informativos Culturais do extinto Projeto Minerva, denominados Brasil de Todos os Cantos. Eles foram veiculados pela Rádio Bandeirantes de São Paulo nas décadas de setenta à oite
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
-
15. Candombe do Açude entre a tradição e a exposição
O Candombe é um ritual originado no Brasil durante período colonial em louvor a Nossa Senhora do Rosário e aos antepassados, mantido ainda hoje pelos descendentes dos escravos da Fazenda Cipó reunidos na Comunidade do Açude, localizada no município de Jaboticatubas, Minas Gerais. O ritual caracterizou-se ao longo da sua história por manter-se distante
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/09/2011
-
16. A performance musical do zabumbeiro Quartinha
Os estudos acerca das práticas musicais desenvolvidas em contextos urbanos vêm ganhando, nestas últimas décadas, cada vez mais espaço nos trabalhos etnomusicológicos e apontam para amplas possibilidades de pesquisas e importantes contribuições, no que diz respeito ao conhecimento dos diversos repertórios e seus produtores em múltiplos aspectos. Ess
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/05/2011
-
17. O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais / The Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legacies
A crescente proliferação de grupos performáticos, que, através de manifestações culturais, divulgam "passados", convencionalmente chamados de "tradições culturais", tem rendido estudos e debates no campo da etnomusicologia em todo o mundo. Partindo da etnografia de grupos de cultura popular afro-brasileira sediados na cidade de Campinas - São Paulo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
-
18. PRÁTICAS MUSICAIS COTIDIANAS NA CULTURA GOSPEL: UM ESTUDO DE CASO NO MINISTÉRIO DE LOUVOR SOMOS IGREJA / EVERYDAY MUSICAL PRACTICES IN GOSPEL CULTURE: CASE STUDY ON THE PRAISE MINISTRY SOMOS IGREJA
O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor Somos Igreja da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta-RS. A pesquisa procura compreender como se produzem essas práticas no contexto evangélico, como elas são vivenciada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
19. Aspects of Paiter Suruí oral art
Este texto apresenta a intricada relação entre música e narrativa, entre a voz falada e a voz cantada, voz e mito, que, juntos, fazem parte da arte poética dos Paiter Suruí, povo indígena de Rondônia (Amazônia). Parte da herança cultural do povo Paiter Suruí pode ser encontrada no Arquivo Arampiã que possui gravações coletadas pela antropóloga
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
20. Music and musicalities in the hip hop movement: gospel rap
Neste artigo refletimos sobre algumas questões apontadas inicialmente na tese de doutorado em Antropologia Social intitulada “A caminhada é longa e o chão tá liso!: O Movimento hip hop em Florianópolis e Lisboa” (Souza 2009) e que dá suporte etnográfico para as reflexões aqui levantadas sobre esta produção musical. O rap é uma música que nasc
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
21. A "Casa A Electrica" e as primeiras gravações fonográficas no sul do Brasil : um estudo etnomusicológico sobre a escuta e o fazer musical na modernidade
Este estudo tem por objetivo examinar a rede de relações músico-sociais que se estabeleceu com a instalação da fábrica de discos “Casa A Electrica” no Rio Grande do Sul em 1914, no que se refere à circulação musical regional, nacional e internacional. Através de uma etnografia histórica, com base na imprensa, crônicas de memorialistas e liter
Publicado em: 2011
-
22. Suingueiros do sul do Brasil : uma etnografia musical nos "becos, guetos, bibocas" e bares de dondocas de Porto Alegre
¿Suingueiros do Sul do Brasil¿ tem como objetivo investigar os músicos, as músicas e os principais espaços de performance do suingue em Porto Alegre. Os suingueiros referidos no título são principalmente nove músicos nascidos nas décadas de 1940 e 1950 no estado do Rio Grande do Sul e identificados com a produção musical da comunidade negra distri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
23. Maçambiques, Quicumbis e ensaios de promessa : um re-estudo etnomusicológico entre quilombolas do sul do Brasil
Retornando a temáticas e locais já estudados por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, em épocas distintas, desde outros paradigmas, essa pesquisa apresenta-se como um re-estudo etnomusicológico sobre tradições performáticas entre quilombolas do Rio Grande do Sul. Através da etnografia multi-situada, realizada entre 2006 e 2009, nas com
Publicado em: 2011
-
24. Um cântico novo: a música congregacional da Primeira Igreja Evangélica Batista de Maceió - Alagoas.
A música congregacional é uma expressão de adoração que acontece no contexto do culto cristão na qual música e religião estão relacionadas. Surgiu historicamente durante a Reforma Protestante, a partir da necessidade da participação da congregação cristã nas reuniões religiosas. Nesta expressão os conceitos musicais estão relacionados com ou
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/09/2010