Estetica Kantiana
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13. The language of ineffable: music and aesthetics utonomy in German romantism / A linguagem do inefável: música e autonomia estética no romantismo alemão
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar o problema da autonomia estética da música instrumental no Romantismo alemão. Através do exame de textos filosóficos, literários e de crítica musical, procuramos investigar a seguinte questão: como foi possível que a arte musical que até o século XVIII era considerada como um objeto indign
Publicado em: 2009
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14. A estética transcendental kantiana à luz de Strawson
Este trabalho tem por objetivo fazer uma interpretação textual da estética transcendental kantiana, a primeira pilastra de sustentação da epistemologia de Kant e interpretá-la à luz de Strawson. Ela contém a doutrina da sensibilidade responsável pelas intuições, que repousam sobre os conceitos de espaço e tempo e, com isso, a tematização de dua
Publicado em: 2008
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15. MORTE DA ARTE: A APARÊNCIA ESTÉTICA DESENGANADA / DEATH OF ART: THE DISENCHANTED AESTHETIC APPEARANCE
O problema da morte da arte atravessa praticamente toda a história artística moderna. As preleções sobre estética de Hegel, realizadas não muito tempo depois da fundamentação kantiana de um juízo de gosto autônomo, já apresentam a idéia da dissolução da arte- a qual teria, nas palavras do filósofo, se tornado coisa do passado. Este trabalho pr
Publicado em: 2008
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16. Ethics and liberty in Foucault: one lecture of Kant / Ética e liberdade em Michel Foucault: uma leitura de Kant
A tese complementar ao doutorado de Foucault, sobre a Antropologia de Immanuel Kant, abre algumas perspectivas teóricas e metodológicas sobre seu trabalho. Dentre estas, a presente pesquisa investiga as possibilidades da ética e da noção de liberdade em Foucault. O fio condutor que perpassa todos os capítulos é a leitura de Kant que aparece em diverso
Publicado em: 2008
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17. Pensar em Deleuze : violência às faculdades no empirismo transcendental
“O que é pensar?”, eis a questão orientadora desta tese, que, pelas linhas de força da filosofia de Gilles Deleuze, responde-a: pensar é uma violência sobre as faculdades. Resposta inspirada, sobretudo, na obra Diferença e repetição, cujo tema kantiano do conflito entre as faculdades é o lugar de explicação desse leitmotiv que atravessa a filo
Publicado em: 2008
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18. O sublime kantiano no horizonte da arte contemporânea
Este estudo pretende refletir acerca da obra estética kantiana, mais especificamente abordar a noção de sublime. Parte desta reflexão tem como campo de trabalho, principalmente, as obras Observações sobre o sentimento do belo e do sublime e Crítica da faculdade do juízo, ambas de Immanuel Kant. Outro apoio para esta pesquisa está na condução de Je
Publicado em: 2007
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19. From the appearance to realization of freedom through art: an study on the concept of beauty in Schiller and Hegel / Da aparência à realização da liberdade através da arte: um estudo sobre o conceito de belo em Schiller e Hegel
O presente trabalho é um estudo acerca do desenvolvimento do conceito do belo e da arte no contexto do idealismo alemão, e tem por núcleo de investigação as posições estético- filosóficas de Schiller e Hegel. Interessa-nos mostrar de que forma a defesa da fundamentação objetiva do belo, bem como a tentativa de concretização da liberdade através
Publicado em: 2007
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20. A não espacialidade das coisas em si mesmas à luz da interpretação de Henry Allison
A presente dissertação consiste em um exame do argumento que Kant apresenta na ‘Estética Transcendental’ (Crítica da Razão Pura, A26/B42) em defesa da não espacialidade das coisas em si mesmas. Esse exame está amplamente baseado na interpretação de Henry Allison, seja por assimilar algumas de suas teses interpretativas centrais, seja por insisti
Publicado em: 2007
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21. THE JUDGMENT OF TASTE AS THE GROUND OF INTERPRETATION FOR NATURAL AND ARTISTIC BEAUTY IN THE CRITIQUE OF THE POWER OF JUDGMENT OF IMMANUEL KANT / O JUÍZO DE GOSTO COMO FUNDAMENTO DE INTERPRETAÇÃO DA BELEZA NATURAL E ARTÍSTICA NA CRÍTICA DA FACULDADE DE JULGAR DE IMMANUEL KANT
Provavelmente o principal problema da relação entre arte e beleza na Crítica da Faculdade de Julgar, de 1790, esteja na necessidade de reconhecer um objeto como obra de arte (através de um conceito de arte) e o juízo de gosto, que, considerado puro, não pode ter conceitos que determinem o objeto. Porém, não parece haver outra experiência além da ex
Publicado em: 2006
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22. A relação entre o supra-sensível e o sensível: estética e teleologia na filosofia kantiana da história.
For Kant, reason cannot seize itself outside of its determinations in time. While affecting itself through the form of time, reason divides itself in two parts: the active and unconditioned part which involves the freedom domain (the supersensible) and the passive part which appears as empirical subject determined by the chaining up in the series of time. Co
Publicado em: 2006
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23. Infinitude subjetiva e estética: natureza e arte em Schelling e Schopenhauer
O diferencial desta obra é o estabelecimento, pelo autor, de um confronto direto entre Schelling e Schopenhauer, utilizando-se basicamente dos escritos deste último, a partir de material inédito do Schopenhauer-Archiv de Frankfurt. Apresenta um viés interpretativo que acrescenta Schelling e Fichte à linha Platão-Kant-Schopenhauer, preenchendo uma lacuna de consideráveis implicações. Demonstra como os filósofos Schelling e Schopenhauer chegam à mesma resposta da experiência estética da beleza e de sua íntima ligação com a natureza exterior a nós que o supra-sensível pode ser atingido e têm a mesma reação à negatividade crítica kantiana relacionada ao mundo inteligível, em oposição ao sensível, e como o sistema teórico de um autor ilumina o outro. O autor também chama a atenção para a presença de conceitos como vontade e intuição intelectual nos escritos schellinguianos, já em 1795, o que permite compreender um contexto cultural e filosófico no qual o idealismo transcendental kantiano é retrabalhado.
Autor(es): Barboza, Jair
Editora UNESP. Publicado em: 2005
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24. SCHILLER AND THE POSSIBILITY OF THE OBJETIVE FOUNDATION OF THE SUBLIME / SCHILLER E A POSSIBILIDADE DO FUNDAMENTO OBJETIVO DO SUBLIME
Este trabalho é uma investigação acerca da possibilidade de se estabelecer um fundamento objetivo do sublime a partir da estética de Friedrich Schiller. Em Kallias ou Sobre a Beleza, a sua correspondência com Gottfried Körner de janeiro a fevereiro de 1793, Schiller busca estabelecer um fundamento objetivo para a beleza, no intuito de refutar - com os
Publicado em: 2005