Estetica Filosofia Teses
Mostrando 1-12 de 28 artigos, teses e dissertações.
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1. Literatura e performance: incursões teóricas a partir da escrita literária de Lemebel, Lispector, Prata e Saer
Nesta tese, a partir da leitura de obras dos escritores Antônio Prata (Brasil), Clarice Lispector (Brasil), Juan José Saer (Argentina) e Pedro Lemebel (Chile), do delineamento de uma genealogia não exaustiva dos usos do termo performance e de alguns estudos já existentes sobre escrita performática, de uma aproximação dialógica com algumas reflexões
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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2. Música como aia da vontade: ensaio sobre a leitura wagneriana de Schopenhauer
O ano de 1851 marca o primeiro contato de Richard Wagner com a filosofia de Schopenhauer, logo seguido por sua proclamada e algo surpreendente "conversão" ao schopenhauerianismo. Vinte anos depois, essa adesão é reafirmada em "Beethoven", escrito festivo que contém um esboço de uma filosofia da música, apresentada pelo compositor como fundamentada na e
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2012-06
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3. Em busca de uma teoria do sentido: Rickert, Husserl e Lask
Trata-se o presente de um trabalho historiográfico que procura reconstruir as discussões e influências entre o chamado neokantismo de Baden e a fenomenologia husserliana. Mais propriamente, procura-se remontar o impacto de algumas teses das Investigações Lógicas de Husserl na filosofia dos valores de Rickert e Lask. Na primeira parte, mostra-se como a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2011
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4. Deleuze e a reversão do platonismo: ressonâncias estéticas e políticas no conceito de simulacro / Deleuze and the reversal of Platonism: aesthetic and political resonances in the concept of sham
Esta dissertação tem por objetivo apresentar estudo acerca do movimento da reversão do platonismo efetuada pelo filósofo francês Gilles Deleuze; mais especificamente sobre as ressonâncias estéticas e políticas do simulacro. Por um lado, buscaremos investigar o caráter das forças e vontades que substanciam a dialética platônica, para assim explici
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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5. A boa nova anunciada à natureza: o drama-poesia em três discursos de Maria Gabriela Llansol
"Para que o romance não morra", Nuvens", "O encontro inesperado do diverso" - discursos pronunciados por Maria Gabriela Llansol em 1991, em contextos diversos - são os textos que orientam esta leitura, que objetiva perscrutar, no espaço da obra llansoliana, o conceito estético llansoliano drama-poesia em relação com a reprodução estética do mundo, e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2011
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6. Diferença e sensibilidade em Gilles Deleuze
Abordamos o problema da arte na filosofia de Deleuze através de uma contextualização da sensibilidade em um projeto de pensar a diferença nela mesma. Na introdução, abordamos o procedimento utilizado por Deleuze para fazer sua história da filosofia. Logo após, mostramos como Deleuze desenvolveu uma crítica da analogia através de sua leitura do mét
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2010
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7. A relação sujeito-objeto na Estética de Georg Lukács: reformulação e desfecho de um projeto interrompido
Discernir e expor o núcleo categorial da estética de maturidade do filósofo húngaro Georg Lukács é o objetivo do presente trabalho. Objetivo que, conforme se mostra aqui, implica no resgate da obra de juventude do autor, em particular, de seus manuscritos inacabados de estética produzidos em Heidelberg entre 1912-1918. Neste sentido, a estética marxi
Publicado em: 2010
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8. Filosofia e poesia: da unidade entre estética e gnosiologia em Friedrich Schlegel
A presente dissertação tem por objetivo analisar a relação estabelecida por Friedrich Schlegel entre filosofia e poesia tema desenvolvido pelo autor, principalmente, ao longo dos fragmentos e textos publicados nas revistas Lyceum der schönen Künste (1797) e Athenäum (1798-1800). Compreender em que medida filosofia e poesia se interpenetram nos primeir
Publicado em: 2010
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9. Um banquete de ideias: o juízo crítico na restauração do afresco de Andrea Mantegna
Nestes escritos, busquei o equilíbrio entre o Pensamento e a Tecnociência. Como restauradora de obras de arte, preocupei-me com as decisões tomadas para as intervenções restaurativas, especialmente nos tratamentos pictóricos. Acreditei que a tomada de decisão deve ser antecedida e acompanhada de um juízo crítico, que é desenvolvido não só com dis
Publicado em: 2010
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10. O Infinito segundo Giordano Bruno
A dissertação investiga o infinito, conforme a concepção de Giordano Bruno. O infinito foi objeto de estudos na Antiguidade Clássica, tanto por parte do atomismo como do aristotelismo. No entanto, Giordano Bruno foi o primeiro filósofo a defender sua existência em ato, na dimensão do sensível e do supra-sensível, para além do espaço e do tempo, t
Publicado em: 2009
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11. Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno
The aim of our study was to understand how the regression of listening, thought by Adorno, prevents the assimilation by the individual of a knowledge regarding reality from music. We start by investigating the psychoanalytic origin of the concept of regression and the establishment of similarities and distinctions between this concept and its philosophical c
Publicado em: 2009
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12. Limites do sentido:: hermenêutica literária e o papel do leitor na contemporaneidade
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre as condições de emergência do sentido, reflexão que demanda aqui a pesquisa de dois temas: a hermenêutica do texto literário e o papel do leitor diante desse texto, pensados a partir das Estéticas da Recepção e do Efeito - representadas respectivamente pelas teorias de Hans Robert Jauss e de Wolfgang Is
Publicado em: 2009