Espectador De Jogos
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Cinema de autor para pessoas com deficiência visual: a audiodescrição de O Grão
A audiodescrição (AD) é a tradução em palavras dos elementos visuais de uma produção audiovisual, tais como filmes, peças de teatro, jogos esportivos, obras de arte, dentre outros. A AD torna acessíveis essas produções audiovisuais a pessoas com deficiência visual. A pesquisa em AD de filmes vem se destacando dos demais tipos de AD, envolvendo ta
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2011-12
-
2. Perfil sociodemográfico e motivos do espectador de basquetebol
O objectivo deste estudo foi identificar as motivações dos espectadores de basquetebol e o seu perfil sociodemográfico. Recolheram-se 459 questionários em oito jogos dos play-offs 2008 da Liga de Clubes de Basquetebol em Portugal e através duma análise factorial identificou-se que o sentimento de pertença à equipa e cidade, escape, família, conhecim
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Publicado em: 2010-12
-
3. Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa / Hora da leitura: práticas teatrais para a exploração de textos literários nas aulas de língua portuguesa
Historicamente, professores de Língua Portuguesa têm utilizado práticas teatrais em suas aulas. Há, no entanto, um grupo de professores, em especial, que vem articulando práticas de leitura e práticas teatrais. São aqueles que atuam na Hora da Leitura, um projeto implantado em 2005 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que introduz um
Publicado em: 2008
-
4. Jogando arte na web: educação em museus virtuais
A tese tem como tema os jogos online lançados pelo setor educativo de museus de arte a partir de obras de acervo. Entre os anos de 2005 e 2008 foi realizada pesquisa de campo na Web selecionando, estudando e interagindo com interfaces condizentes com o tema, e também sites informativos sobre Arte. A ampliação do limite de observação em campo para além
Publicado em: 2008
-
5. Uma leitura do complexo arquitetônico da Procuradoria Geral da República: redescobrindo o barroco ao olhar uma obra de Oscar Niemeyer
A dissertação apresenta uma leitura do Complexo da Procuradoria-Geral da República uma obra arquitetônica de autoria de Oscar Niemeyer situada em Brasília. Procura compreender como a obra significa e o que significa por meio de uma abordagem teórico-metodológica da Semiótica Discursiva. O processo de significação demanda uma interação entre sujei
Publicado em: 2006
-
6. CONTROLE AUTOMÁTICO DE CÂMERA EM AMBIENTES VIRTUAIS DINÂMICOS / AUTOMATIC CAMERA CONTROL IN VIRTUAL DYNAMIC ENVIRONMENTS
Com o avanço do poder de processamento gráfico e a popularização dos jogos eletrônicos, começam a surgir novas formas de entretenimento, entre elas a de espectadores de jogos. Os requisitos para o posicionamento de câmera para os espectadores visualizarem os jogos são diferentes dos aplicados aos jogadores. Enquanto a câmera para os jogadores deve a
Publicado em: 2005
-
7. Imersão e participação: mecanismos narrativos nos jogos eletrônicos
O presente trabalho investiga as formas narrativas implementadas por um determinado universo de jogos eletrônicos, buscando descrever as maneiras corno estes buscam tornar seu interator um agente em sua narrativa, através da imersão e da participação no universo diegético do jogo. Na primeira parte, é traçado um percurso histórico que identifica os
Publicado em: 2003
-
8. Solaris e Stalker : aplicação de uma poetica da leitura na area transicional de jogo entre filme-espectador
Desde o início do cinema, quando começaram a ser elaboradas as primeiras teorias cinematográficas, já existiam, nas análises fílmicas, pressupostos que tentavam definir a figura do espectador, o que ocasionou o surgimento de um pensamento heterogêneo com relação a sua função como sujeito que assiste a uma manifestação artística. Este trabalho p
Publicado em: 2000