Especificacao De Sistemas E Programas
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13. Um método de refinamento para desenvolvimento de software embarcado: uma abordagem baseada em UML-RT e especificações formais. / A refinement method for embedded software development: a based UML-RT and formal specification approach.
Neste trabalho é apresentado um método de refinamento para especificações de sistemas embarcados, baseado na linguagem de especificação gráfica UML-RT e na linguagem de especificação formal CSP-OZ. A linguagem UML-RT é utilizada para descrever a arquitetura de sistemas de tempo real distribuídos e esses mapeados para uma especificação formal atr
Publicado em: 2007
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14. Requirements definition for a monitoring system of vehicles in a transport of goods via roads. / Definição de requisitos para um sistema de monitoramento de veículos no transporte rodoviário de cargas.
Esta dissertação apresenta o levantamento e definição dos requisitos necessários para um sistema de monitoramento de veículos no transporte rodoviário de cargas, cujo custo de implantação seja acessível a grande parte das empresas. Para isso são aplicados alguns métodos da Engenharia de Requisitos, tais como: Vord, Preview e Volere. O conjunto de
Publicado em: 2007
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15. BSmart: desenvolvimento rigoroso de aplicações Java Card com base no método formal B
A tecnologia Java Card permite o desenvolvimento e execução de pequenas aplicações embutidas em smart cards. Uma aplicação Java Card é composta por um cliente, externo ao cartão, e por uma aplicação contida no cartão que implementa os serviços disponíveis ao cliente por meio de uma Application Programming Interface (API). Usualmente, essas aplic
Publicado em: 2007
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16. Extensão de um modelo OO formal com aspectos temporais
Na área de Engenharia de Software, há vários modelos formais de especificação orientado a objetos (OO). Um destes é o OO-Method / OASIS. OO-Method se baseia nos seguintes princípios: - dar suporte às noções do modelo conceitual orientado a objetos; - integrar os modelos formais com metodologias de aceitação industrial; - possibilitar a produção
Publicado em: 2007
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17. Framework orientado a objetos para projeto de hardware e software embarcados para sistemas tempo-real
A crescente complexidade dos sistemas tempo-real embarcados demanda novas metodologias e ferramentas para gerenciar os problemas de projeto, análise, integração e validação de sistemas complexos. Este trabalho aborda o tema co-projeto de sistemas tempo-real embarcados, propondo estratégias para a integração das fases iniciais de modelagem de um siste
Publicado em: 2007
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18. Intercâmbio de dados entre aplicativos utilizando XML/XSLT
A integração de aplicações heterogêneas é uma tarefa constante entre empresas do mundo moderno. A grande quantidade de fornecedores de software, aliada à extensa variedade de técnicas e linguagens computacionais utilizadas, fazem desta integração uma tarefa trabalhosa e cara para as organizações. As alternativas existentes para a integração de
Publicado em: 2007
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19. Ferramenta de apoio ao teste de aplicações java baseada em reflexão computacional
A atividade de teste constitui uma fase de grande importância no processo de desenvolvimento de software, tendo como objetivo garantir um alto grau de confiabilidade nos produtos desenvolvidos. O paradigma da Orientação a Objetos (OO) surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade bem como a produtividade no desenvolvimento de aplicações. Entretanto, ape
Publicado em: 2007
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20. Ambiente visual para programação distribuída em java
Em vista da maior complexidade da programação paralela e distribuída em relação à programação de ambientes centralizados, novas ferramentas vêm sendo construídas com o objetivo de auxiliar o programador desses ambientes a desempenhar sua tarefa de formas mais eficazes e produtivas. Uma das ferramentas que há algum tempo tem sido usada na programa�
Publicado em: 2007
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21. Um Modelo formal e executável de agentes BDI
Modelos BDI (ou seja, modelos Beliefs-Desires-Intentions models) de agentes têm sido utilizados já há algum tempo. O objetivo destes modelos é permitir a caracterização de agentes utilizando noções antropomórficas, tais como estados mentais e ações. Usualmente, estas noções e suas propriedades são formalmente definidas utilizandos formalismos l
Publicado em: 2007
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22. Astrha : um ambiente gráfico, dinâmico e interativo para internet baseado em hiper-animações e na teoria dos autômatos
Esta pesquisa, batizada Astrha (Automata Structured Hyper-Animation), tem suas raízes no projeto “Hyper Seed - Framework, Ferramentas e Métodos para Sistemas Hipermídia voltados para EAD via WWW” que possui, entre seus objetivos e metas: (a) o desenvolvimento de uma fundamentação matemática para a unificação, de maneira coerente e matematicamente
Publicado em: 2007
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23. Um modelo de gestão de paciente crônico baseado nos conceitos de relacionamento com o cliente. / The chronic patient relationship management model based on the concepts of customers relationship.
Este trabalho apresenta um modelo de acompanhamento e atendimento de pacientes crônicos baseado nos conceitos de relacionamento de clientes utilizados nas empresas, mais especificamente aqueles presentes na tecnologia CRM (Customer Relationship Management). A esse modelo denominou-se Gestão do Relacionamento com o Paciente Crônico (GRPC). A tecnologia CRM
Publicado em: 2006
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24. Proteum-RS/PN: a mutation-based tool for validating Petri nets. / PROTEUM-RS/PN: uma ferramenta para a validação de redes de Petri baseada na análise de mutantes.
Sistemas Reativos caracterizam-se por reagir continuamente a estímulos externos e internos e controlar atividades humanas. A ocorrência de falhas nesses sistemas pode resultar em grandes prejuízos. Dessa forma, o uso de métodos e técnicas rigorosas para a especificação do comportamento desse tipo de sistema é essencial, buscando-se evitar inconsistê
Publicado em: 2000