Espaco Musical
Mostrando 1-12 de 129 artigos, teses e dissertações.
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1. IMAGENS CROMÁTICAS E SONORIDADES CONFLITANTES EM MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ
Resumo O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
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2. Itinerários de um mundo musical: a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal)
RESUMO Surgidas em um período de carência de atividade musical erudita em Portugal, as sociedades de concerto foram um importante instrumento de formação de público, socialização e di fusão de uma vasta produção, envolvendo agentes das mais diversas origens, formações, interesses e posições ideológicas. Tomamos em destaque neste artigo a Sonat
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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3. Benditos da Ladeira do Horto: uma breve etnografia do silêncio
RESUMO Fruto de quinze anos de imersão no sertão do Cariri, apresentamos neste artigo um estudo sobre os antigos cânticos de penitência entoados em Juazeiro do Norte (CE). Delimitamos o nosso espaço geográfico à Ladeira do Horto, região que para muitos devotos, sobretudo para os mais velhos, carrega a presunção de ser um local sagrado, escolhido pa
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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4. As bambas do samba: mulher e poder na roda
A obra destaca e reconhece a importância da figura feminina na estruturação do samba como símbolo de identidade nacional e como instrumento de empoderamento. O livro mostra ̶ através de artigos e reflexões sobre espaço da mulher como protagonista na construção do samba, um dos símbolos de resistência e negociações da população negra no Brasil , a forma como as mulheres no samba ousaram enfrentando o patriarcado, o afastamento de suas posições no processo constitutivo do gênero musical e o apagamento do seu protagonismo dentro do movimento.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2019
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5. A ópera no projeto de modernização do Brasil (Rio de Janeiro, 1889-1914)
Resumo A ópera ocupou importante espaço na vida cultural do Rio de Janeiro, recebendo, durante o período de implantação da República, especial atenção de cronistas e críticos que atuavam na imprensa. Esses intelectuais percebiam no gênero músico-teatral uma forma de promover a civilização e o aprimoramento do gosto artístico da população da c
História. Publicado em: 03/12/2018
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6. DESREGULAMENTANDO DICOTOMIAS: TRANSLETRAMENTOS, SOBREVIVÊNCIAS, NASCIMENTOS
RESUMO Este artigo propõe a noção etnográfica e situada de transletramentos. Argumentamos que transletramentos são práticas de uso social da escrita que replicam e deslocam experiências de socialização mediadas por essa tecnologia e adquiridas em diversas agências de letramento - portos de passagem como a escola, a igreja, a família, o grupo music
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2017-12
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7. Entre o Caribe e a Amazônia: haitianos em Manaus e os desafios da inserção sociocultural
RESUMO A chegada dos primeiros haitianos à cidade de Manaus, a partir de 2010, foi interpretada inicialmente como um fenômeno passageiro e que a cidade seria apenas um local de passagem para a maioria deles, já que o Brasil das "oportunidades" do qual eles tinham ouvido falar ficava mais a sudeste e sul. Essa percepção inicial parece ter se confirmada e
Estud. av.. Publicado em: 2016-12
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8. Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo
Resumo Com base em dados levantados em questionários aplicados entre 2006 e 2009 ao público de oito casas de espetáculo de São Paulo e do Rio de Janeiro dedicadas à difusão do choro e do samba (e seus subgêneros), este artigo argumenta que a hierarquia culturalmente reconhecida desses gêneros e subgêneros corresponde à hierarquia social de seus con
Tempo soc.. Publicado em: 2016-08
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9. ASPECTOS DA PRÁTICA MUSICOTERAPÊUTICA: CONTEXTO SOCIAL E COMUNITÁRIO EM PERSPECTIVA
Resumo Este artigo propõe uma discussão sobre os pressupostos que fundamentam a prática da Musicoterapia, especificamente quando esta se identifica como uma ação de base social e comunitária. A partir de uma localização histórica, desenvolvem-se reflexões críticas acerca dos principais conceitos que balizam a práxis musicoterapêutica em contexto
Psicol. Soc.. Publicado em: 2016-08
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10. A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
Resumo Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio-histórica - que diz respeito às relações da obra com o espaço social - com as abordagens musical e linguístico-discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeira
Per musi. Publicado em: 2016-08
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11. Música, religião e produção social de espaço em uma cidade operária - o caso da igreja da pastora Ana Lúcia em Belford Roxo, Rio de Janeiro
Resumo A música utilizada em denominações religiosas neopentecostais está passando por diversas transformações na atualidade, deixando ver fissuras e heterogeneidades no que comumente se pensa ser um conjunto doutrinário relativamente coeso em torno de certos pressupostos tidos como indiscutíveis. Sustentamos aqui que a euforia em torno de um gênero
Per musi. Publicado em: 2016-08
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12. Celebridade e política do nome próprio: a historicidade do renome em Machado de Assis
RESUMO Respondendo ao convite inscrito no título de "Um homem célebre", procura-se discutir o conto machadiano à luz do problema da historicidade da celebridade. Longe de ter sempre existido ou de ser um fenômeno atualíssimo, a celebridade - mostrou Antoine Lilti - é uma nova forma do renome, nascida na segunda metade do século XVIII em um contexto de
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2016-06