Escultura Publica
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Campos expandidos da escultura na recuperação paisagística e urbana: um exemplo de arte pública e práticas colaborativas
RESUMO Pretendemos discutir a inserção da escultura como elemento qualitativo na recuperação urbana e paisagística, a partir de um projeto de recuperação e reabilitação de um velho caminho rural, desenvolvido e implementado em Belver, pequena povoação rural do centro de Portugal. Destacamos o impacto e o debate conceitual gerados pelo projeto - fi
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
-
2. Seria o “Shaking Man” de São Francisco, Califórnia, uma representação urbana de parkinsonismo?
Arte e Medicina frequentemente interagem das mais inusitadas maneiras. Muitas condições médicas podem ser encontradas em pinturas acadêmicas. O mesmo pode ocorrer com esculturas; no entanto, encontrar uma escultura em um espaço público exibindo sinais clínicos de parkinsonismo é um achado único. Relatou-se como “The Shaking Man”, que é uma est�
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2013-04
-
3. Carl Einstein interdisciplinar: sobre Escultura Negra (Negerplastik)
a Editora da UFSC publica o ensaio Negerplastik (Escultura Negra) de Carl Einstein (1885-1940), autor até então inédito no Brasil. No ensejo e em vista da premência atual do vínculo arte e ação política, este artigo apresenta informações multidisciplinares referentes à atuação do escritor/artista, inclusive a tradução para o português da “N
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2011-12
-
4. A especificidade da arte pública na 5ª Bienal do mercosul - Porto Alegre
Este trabalho tem por objetivo investigar o significado das obras de arte pública permanentes, comissionadas pela 5.ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, entre 2004 e 2006, sob o prisma das questões da site-specificity e/ou place-specificity. As esculturas de Mauro Fuke, José Resende, Carmela Gross e Waltercio Caldas, são tomadas como estudo de caso pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
5. A study of the work of Gastão Manoel Henrique : a hypothesis about the different phases / Estudo da obra de Gastão Manoel Henrique : uma hipotese sobre as suas diferentes fases
A presente tese apresenta como meta o estudo teórico, crítico e histórico da obra do escultor brasileiro Gastão Manoel Henrique, catalogando os trabalhos produzidos pelo artista a partir da década de cinquenta, investigando suas preocupações expressivas no contexto da história da arte na qual se encontra inserido, bem como analisando a organização
Publicado em: 2009
-
6. Formação de sanitaristas : cartografias de uma pedagogia da educação em saúde coletiva
A tese estabelece uma cartografia da formação em saúde pública, explorando uma pedagogia da Educação em Saúde Coletiva como potência de composição de cenários de ensino e aprendizagem da formação de sanitaristas. A cartografia abarca 26 Cursos de Especialização em Saúde Pública, realizados pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul,
Publicado em: 2008
-
7. Honores y renuncias: la escultora argentina Lola Mora y la fuente de los debates
Lola Mora (1867-1936) foi a mais aclamada e discutida escultora argentina dos últimos anos do século XIX e do início do século XX. A imprensa escrita de Buenos Aires acompanhou o desenvolvimento de sua carreira artística desde a sua chegada de uma viagem de estudos em 1900 e a converteu em protagonista principal, monopolizando assim a atenção dos colu
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2007-12
-
8. Esculturas públicas em Curitiba e a estética autoritária
Esculturas e monumentos públicos tradicionalmente foram construídos e pensados segundo a lógica do poder vigente, para difusão e fixação de seus pontos de vista. A partir do período entre guerras, o cenário político brasileiro discute as propostas iconográficas dos partidos nazifascistas e comunistas europeus, até o fim do regime Vargas, em uma po
Revista de Sociologia e Política. Publicado em: 2005-11
-
9. Espetáculos da diferença: a Exposição Antropológica Brasileira de 1882
Resumo:A Exposição Antropológica Brasileira, celebrada em 1882 no Museu Nacional do Rio de Janeiro, é analizada aqui como um intento monumental e espetacular de revalorizar a iconografia indianista do Império que na época parecia ter-se tornado redundante. A evidência material da "realidade" indígena exigia uma reavaliação da utilidade do índio co
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2004-12